684 horários não ocupados nas Reservas de Recrutamento (18/09/2021)

Até às 10:00 de hoje estavam disponíveis na plataforma  684 horários com 8 ou mais horas, o que significa que não foram preenchidos nas Reservas de Recrutamento, pelos professores disponíveis nas listas de ordenação.

Informática, Geografia,  Física e Química, Inglês, História e Matemática são os grupos onde mais horários estão por preencher. No grupo de Eletrotecnia, como a lista de ordenação é minúscula, há horários completos e anuais sem colocados de norte a sul.

São mais de 10000 horas semanais… não será exagerado se dissermos que mais de 3000 turmas têm professores por colocar. Contas por baixo, mais de 70 000 alunos não têm todos os professores!

Foram várias as políticas (e políticos) a contribuir para  que a situação chegasse a este ponto. Neste momento, em Portugal, os professores são uma classe envelhecida, desmotivada, desrespeitada, afundada em burocracia e alvo do ziguezaguear das reformas educativas… se não existir uma política clara de valorização da classe (que se começasse amanhã já seria tardia), a educação no nosso país está condenada!

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/09/684-horarios-nao-ocupados-nas-reservas-de-recrutamento-18-09-2021/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana on 18 de Setembro de 2021 at 12:08
    • Responder

    Este blog é uma mentira.

    Ouçam o que o nosso ministro diz.
    Ele diz sempre a verdade e o jornalismo sem contraditório aplaude.

    • Paulo Anjo Anjo Santos on 18 de Setembro de 2021 at 12:11
    • Responder

    E muitas escolas ainda não colocaram os horários em oferta de escola, algumas porque os professores meteram baixa recentemente e só foram ainda a uma reserva de recrutamento, outros porque as escolas ainda não tiveram tempo de colocar os horários. Eu conheço um caso de uma escola que tem 2 horários do grupo 600 (pelo menos estes tem) que não estão ainda em OE, um deles só na próxima semana poderá ser disponibilizado o outro não devem ter tido tempo ainda.

    • Pintassilgo on 18 de Setembro de 2021 at 14:52
    • Responder

    Será que há Falta de Professores ou Há Baixas Fraudulentas a mais ?

    Temos Mais de 12.000 Baixas Médicas Permanentes ANUALMENTE, ou seja, MAIS DE 10% da Mão-de-Obra (Sitôras e Sitôres da Tanga) estão em Casa.

    Será este o fenómeno da escassez de professores?

    Para não falar dos sitôres bibiotecários, destacamentos para esta Tanga e para outras Tangas, Cuadjuvações (vários professores dentro da mesma sala de aula para jogarem á sueca)…….

    Será este o fenómeno da escassez de professores?

    Existem quase 40.000 contratados (com emprego ficticio) que andam a Tapar Buracos resultantes da grande tanga que é neste momento o Sistema Publico de Educação (também chamaddo de “latrina publica” ou de “escola publica”)…….Os CONTRIBUINTES pagam….Não Há Problema………Sim!…aqueles que dão no Batente gerando riqueza para o País e pagam os Desmandos dos Serviços Públicos (Saúde, Educação, Justiça, Segurança…..).

    Não se esqueçam que aqueles que geram Riqueza no País pagam IMPOSTOS para obterem Serviços Publicos de Qualidade e não para Sustentar Pançudas e Pançudos…….

      • Atento on 18 de Setembro de 2021 at 15:48
      • Responder

      Verdadeiramente pançudos, são a gentalha do privado, que declara metade, ou menos, do que ganha é assim vive à custa dos impostos dos outros. É vê-los a declarar o salário mínimo e com grandes casas, carros e férias de luxo. E ainda com os filhos a beneficiarem de escalão A e de bolsas!!!

        • Pintelho on 18 de Setembro de 2021 at 17:52
        • Responder

        cuidado
        muito cuidado
        não cuspas para o ar

        então!…não sabes que quem gera riqueza no País é o Setor Privado?

        então!…não sabes que as Empresas e os Trabalhadores do Setor Privado pagam IMPOSTOS para obterem por parte do ESTADO Serviços Públicos (Saúde, Justiça, Educação, Segurança…) de qualidade?

        e os IMPOSTOS dos CONTRIBUINTES não podem servir para pagar salários a pseudo – Servidores Publicos que andam a polir esquinas na dita Latrina Publica onde a MEDIOCRIDADE é o pão nosso de cada dia.

        queres que te faça um desenho?

        …lê um bocado de economia…..e já agora, faz-te á vida e vai produzir riqueza na agricultura, na industria, no turismo…..para que o País melhore…….

        O ensino publico já devia ter ido ás malvas….fica mais barato um Aluno no Ensino Privado do que na dita Latrina Publica….

        Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.
        Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO.
        https://www.publico.pt/2021/09/13/sociedade/noticia/aluno-custa-6200-euros-ano-aumento-30-desde-2015-ministro-1977237

        Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro

        Em 2015 cada aluno representava um custo anual de menos de 4.700 euros. “É um aumento brutal”, diz Tiago Brandão Rodrigues, no lançamento do novo ano lectivo.

        Há aqui um Pormenor…..nesta conta dos 6200 euros por ano/aluno não entraram com o EDIFICADO…..erraram porque o edificado representa DINHEIRO …..as Rendas de uma Casa, de uma Loja, de um Armazem, de uma Escola CUSTA DINHEIRO……

        Portanto o preço por Aluno, por Ano fica quase nos 8.000 EUROS/Ano/Aluno…..façam a experiência e vão ver a propina no Ensino Privado……..

        Fica mais BARATO o Estado pagar o Valor da Propina no Privado através do CHEQUE ENSINO do que manter esta PODRIDÃO….este ROUBO aos CONTRIBUINTES…

    • Maria on 18 de Setembro de 2021 at 19:29
    • Responder

    Eu deixei a profissão! Estou melhor no mini preço ao pé e casa! Fico com mais dinheiro no bolso e sou mais feliz! Vou para casa e tenho tempo para os meus filhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: