Pelos números que tenho tirado das listas de docentes que integram as listagens definitivas de cada ano no acesso ao 5.º e 7.º escalão consigo determinar a percentagem de vagas abertas em cada ano para acesso a esses escalões.
Em 2020 a percentagem de vagas que abriram superaram os 56% no acesso ao 5.º escalão e de 43% no acesso ao 7.º escalão, dos professores constantes das listas.
O que este constrangimento inútil faz é atrasar a carreira de uma minoria de docentes que fica preso nestes dois escalões por diversas injustiças que uma avaliação por quotas permite e que depende em muitos casos de fatores de difícil previsão.
Vejamos.
- Se dois coordenadores de departamento estiverem em simultâneo no mesmo escalão que exigem uma avaliação de “mérito” e como fazem parte do mesmo universo, apenas um deles poderá saltar ao escalão seguinte com uma avaliação superior a Bom, se não existir mais nenhum coordenador de departamento em avaliação. (Universo C)
- Se dois coordenadores de estabelecimento estiverem em simultâneo no mesmo escalão que exigem uma avaliação de “mérito” e como fazem parte do mesmo universo, apenas um deles poderá saltar ao escalão seguinte com uma avaliação superior a Bom, se não existir mais nenhum coordenador de estabelecimento (ou avaliador) em avaliação. (Universo D)
Se o Ministério da Educação considera que é justo este modelo de avaliação então deve continuar com ele em vigor. No entanto, aconselha-se num ano em que muitos departamentos estarão sujeitos à eleição do seu coordenador de departamento que o docente eleito possa fazer objeção para aceitação do lugar de coordenador de departamento se verificar que a sua avaliação ficará prejudicada pelo lugar que vai ocupar.
E que cada coordenador de estabelecimento indicado possa também perceber se a função que lhe é atribuída não lhe irá prejudicar a sua carreira futura.
NOTA: Aproveito para informar que quem está preso nas listas não será avaliado, nem precisará de formação, pelo que o seu desempenho não estará sujeito a qualquer escrutínio para efeitos de carreira.
16 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
A vergonha do costume …
Trabalhas mas não és reconhecido …. ah! então vou fazer do meu salário de professor o RMG e o que me interessa é dar explicações (limpinho sem impostos …) fazer projetos, e até quem sabe fazer uma perninha no supermercado em frente em vez de preparar aulas ….
É isto que querem para o ensino em Portugal? sim? então continuem que estão no bom caminho. Se acham que os profs são bem pagos … admira-me tantos horários por preencher … mas não me admira nada alguns colegas aceitarem “colocação” no pingo doce … e é que conheço vários …. uma vergonha desmotivadora.
SapinhoVerde
“trabalhas mas não és reconhecido” – infelizmente acontece “muito” .
Como também acontece muito possuíres uma elevada competência e exigente qualificação académica e também não seres … reconhecido .
Isto só é possível nesta classe. Que dizer de uma classe que tem como símbolo um madraço de poucas letras e um ECD que trata tudo por igual ? A este propósito, dizem-me que é frequente (suprema humilhação) um licenciado , ou mais, (pré-bolonha) ” medir forças” com uma espécie de professor cuja “habilitação” pode rondar a escolaridade básica.
O inacreditável já é conhecido “lá fora”. Urgente a revisão da carreira docente!
“quem está preso nas listas não será avaliado, nem precisará de formação, pelo que o seu desempenho não estará sujeito a qualquer escrutínio para efeitos de carreira.”
Mas suponho que continua a ter de entregar o relatório anual de autoavaliação.
Author
Para…?
poderá ter mas tem efeito nulo para progressão.
Fui avaliadora interna, porque fazia falta que o trabalho de avaliação, no meu departamento de Línguas, fosse dividido e como subcoordenadora avaliei uma colega. Como “prémio”, e porque passei para o Universo dos avaliadores, fiquei sem cota para entrar no 5º escalão!!!
Assim sendo… presto serviço “avaliativo” ao agrupamento, entre outras coisas, e ainda sou prejudicada! Depois a resposta da direção foi: – Agora vais para a Lista Nacional! E isto já foi em 2019.
Afinal quanto tempo mais vou ter de perder, porque de acordo com o que percebo, estou sempre a perder, certo?
Tristeza de país que trata assim os seus professores! Desrespeito e Injustiça! É a minha opinião, vale o que vale… e como sou professora, não vale nada!
Para quando está prevista a atualização das lista?
Sou coordenadora de estabelecimento há 6 anos e nunca recebi qualquer complemento por acumular funções. O que fizeram com a alteração de legislação, foi descriminar, excluir todos aqueles que na mesma situação que se encontram numa situação como a minha. Exercer acumulação de funções num jardim de infância com menos de 100 crianças, o que equivale a 4 salas.
Esquecem-se que não temos culpa de existirem ji com três salas. Enfim… convenientes incongruências, porque a responsabilidade e o trabalho é feito a troco de nada.
Os sindicatos e quem nos representa, nada conseguem?
Sou coordenadora de estabelecimento há 6 anos e nunca recebi qualquer complemento por acumular funções. O que fizeram com a alteração de legislação, foi descriminar, excluir todos aqueles que se encontram numa situação como a minha.
Apenas passaram a ser contemplados, aqueles que exercem acumulação de funções num jardim de infância com menos de 100 crianças, o que equivale a 4 salas.
Esquecem-se que não temos culpa de existirem ji com três salas. Enfim… convenientes incongruências, porque a responsabilidade e o trabalho é feito a troco de nada.
Os sindicatos e quem nos representa, nada conseguem?
Supondo num agrupamento que existe um grupo de 40 profs no 4º escalão para progredir para o 5º (ou 6º para 7º);
Supondo que todos têm classificação de 9 nas aulas observadas;
Supondo que a classificação final seja de 9 para todos;
Então:
– só 2 profs podem ter a menção de Excelente
– só 6 profs podem ter a menção de Muito Bom
No total só 8 profs podem progredir diretamente para o 5º escalão ; os outros 32 vão para a lista ‘negra’. Portanto, é irrelevante a menção de mérito porque 75% a 80% dos profs de um determinado grupo a progredir, serão sempre colocados nessa lista.
Fui avaliado em julho de 2020 e apenas tive aulas observadas para cumprir esse requisito, ou seja, na minha avaliação não contaram para nada as aulas observadas. Obtive muito bom mas, por causa das cotas, desceram para bom.
Colegas avaliados ainda em 2020 , com menos um ano de serviço do que eu, tiveram aulas observadas e obtiveram excelente (sabe-se lá como) tendo essa avaliação contribuído para o nota final obtida, passaram para o 5º esclalão por vaga ou por reclamação.
Portanto, colegas com menos um ano de serviço acabaram por beneficiar da avaliação das aulas observadas, e passaram-me à frente no início deste ano.
Conclusão, se tivesse menos um ano de serviço, podia concorrer às vagas criadas para estes colegas, estando nas mesmas condições avaliativas, podendo já estar no 5º escalão. E esta?!
Caríssimos colegas, estas vagas são uma desconsideração pela classe docente, temos colegas à espera de vaga com mais de 30 anos de serviço. Depois devia de haver uma grelha a nível nacional, porque neste momento é preciso ter sorte na escola onde se é colocado e sorte no avaliador. Se fores amigo do avaliador, tudo maravilha senão vais para a lista, ou seja é uma avaliação por amizade e não por competência. Depois temos alguém a avaliar-nos porque é coordenador mesmo estando num escalão inferior. Tudo isto é uma incongruência atroz que não abona nada a favor da transparência e dos valores que tanto ensinamos.
A Avaliação de professores é uma extensão da corrupção generalizada no nosso país, é secreta, não se sabe quem obtém os muito bons e os excelentes, mas sabe-se que são todos amigos dos diretores e coordenadores de departamentos… Só os lambe-botas subservientes dos diretores é que obtém as notas altas…As aulas observadas não contam nada pois o estabelecimento entra com 60% da nota final e cozinham tudo como lhes convém…O governo sabe bem como a realidade é corrupta, mas deixa tudo na mesma, faz parte do esquema em que os diretores também lambem as botas ao governo, em troca destas benesses… Há muita negociação em segredo, a obscuridade +permite tudo o tipo de injustiças…
Gostaria de saber para quando está prevista a publicitação da percentagens das vagas aos 5 e 7 escalões para 2021.
Muito obrigado.
Gostaria de saber para quando está prevista a publicitação das percentagens das vagas aos 5 e 7 escalões para 2021.
Muito obrigado
Gostaria de saber para quando está prevista a publicitação das percentagens das vagas aos 5 e 7 escalões para 2021.
Muito obrigado