É professor e não foi contactado para receber a vacina? Saiba o que fazer
O Ministério da Educação prevê que sejam vacinados 80 mil docentes no próximo fim de semana, mas há relatos de quem ainda não foi contactado.
Os professores começam a ser vacinados no próximo fim de semana e o Governo prometeu que o SMS para agendar marcação começariam a chegar aos telemóveis dos docentes já nesta quarta-feira. O ministro da Educação, alertado pelo PSD para a demora nos contactos, apela ao envolvimento das direções das escolas, mas garante que os professores serão contactados, o mais tardar, na quinta-feira.
Numa audição na Assembleia da República, o PSD garantiu que os professores contactados pelo partido ainda não receberam qualquer notificação.
A questão, levantada pela deputada Cláudia André, levou o ministro da Educação a explicar que a task force está a dar primazia aos docentes e não-docentes do pré-escolar e primeiro ciclo. Ainda assim, caso não tenha recebido a mensagem, Tiago Brandão Rodriguesgarante que a solução é fácil.
“Todo e qualquer docente que não receba o SMS para ser vacinado tem de se dirigir à direção da escola, para que informem o Ministério da Educação. Contactaremos a task-force para resolver o problema”, explicou.
O governante diz que o problema poderá estar associado a um número de telemóvel errado, ou “o nome no Serviço Nacional de Saúde não coincidir com o nome da pessoa”. Ainda assim, garantiu que a mensagem deve chegar aos docentes até ao final do dia.
Tiago Brandão Rodrigues garantiu que a vacinação vai incluir, além dos funcionários com vínculo com o Ministério da Educação, também os não-docentes contratados pelas autarquias, os funcionários da “Escola a Tempo Inteiro”, e os funcionários de empresas externas, como os fornecedores das cantinas.
Os professores contactados devem responder se pretendem ou não ser vacinadas até quinta-feira. O Ministério da Educação prevê que sejam vacinados 80 mil docentes no próximo fim de semana.
Segundo o planeamento da task force que coordena o processo de vacinação, nos concelhos onde o grupo de profissionais a vacinar seja inferior a 250 pessoas, o processo será feito nos centros de saúde.
Nos concelhos onde se prevê a vacinação de entre 250 e 500 pessoas, o processo será realizado nas escolas. Nos locais com mais de 500 pessoas, a escolha recaiu nos Centros de Vacinação Covid.
A calendarização do Governo, para vacinar os funcionários das escolas, estende-se até ao final de abril.
9 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Sou professor e não fui convocado. Que posso fazer? Alguém me ajuda
Por acaso leu o post com atenção? Parece-me que a resposta está lá!
Se do executivo me dizem para esperar. Cada burro dá sua ordem. Também há os defensores dos animais
Acho que não consigo imaginar ministro mais… ridículo!
Vamos bater tão fundo.
Há escolas que nada receberam até às 20 horas de hoje 5ª feira.
Só algumas assistentes e alguns docentes AEC. Não se percebe …
As direções bajulam o ministro e mandam-nos estar calados
Até agora nada. Várias educadoras e assistentes operacionais sem nada receberem. Mais uma mentira do “senhor ” ministro, disse que eram convocados até quinta feira. Qual a obrigação do executivo?
A direção mandou esperar. Entretanto sei que foram convocados professores de outros grupos.