O Que Representa em Números as Escolas Abertas?

Se na quinta-feira entrarmos num confinamento geral com todas as escolas abertas o que vamos ter é mais de 20% da população portuguesa em circulação diária para as escolas. E aqui refiro-me apenas aos alunos de todos os níveis de ensino.

Destes 2 milhões de alunos, cerca de 400 mil alunos frequentam o 1.º ciclo e 250 mil a educação pré-escolar. Ou seja, teremos pelo menos 650 mil pais em circulação diária para levar e buscar os filhos à escola. No 2.º ciclo temos perto de 200 mil alunos e aqui já existe uma maior independência (e transportes) para que nem todos os pais acompanhem os alunos à escola.

Os profissionais que diariamente terão de deslocar-se ao seu local de trabalho nunca andará abaixo dos 250 mil (incluindo professores, assistentes operacionais, técnicos e especializados).

Em contas redondas já estamos a falar em 3 milhões de portugueses a circular diariamente de casa para a escola.

Tirando aqueles que cumprirão os serviços essenciais (e aqui já ouço falar que os cabeleireiros também o serão), os restantes portugueses poderão sempre dar a desculpa que estão em circulação para ir buscar o filho, o sobrinho ou o neto à escola. Melhorará, porque em março era passear o cão.

Sem sombra de dúvidas que prefiro o ensino presencial, mas tenho perfeita consciência que as escolas abertas são a antítese da conjugação das palavras “confinamento geral“.

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2021/01/o-que-representa-em-numeros-as-escolas-abertas/

3 comentários

    • PROFET on 11 de Janeiro de 2021 at 22:40
    • Responder

    Com um governo destes, que nem sequer ouvem nem debatem os assuntos da pandemia com as entidades de especialistas na matéria, que não demonstram o mínimo de respeito pelas pessoas, nomeadamente, pelos profissionais da educação e da saúde e pela população em geral, e que mentem descaradamente às pessoas pela televisão, inclusive, na presença do Presidente da República, o qual, por conseguinte, tem demonstrado conivência, por permitir que este descalabro governamental afete gravemente a saúde da população portuguesa, está tudo dito.

    Portugal = República Autocrata das Bananas…
    Sinto vergonha de ser português.

    • ... on 11 de Janeiro de 2021 at 23:54
    • Responder

    https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT104866

    • zaratrusta on 12 de Janeiro de 2021 at 8:46
    • Responder

    Gostaria que alguém me desse uma boa razão para que as escolas, na situação atual, continuem abertas. E não me venham com a conversa das aprendizagens. É que neste momento ainda existem 200 mil alunos sem professor desde o início do ano letivo a pelo menos uma disciplina. Seria de esperar que pelo menos os pais mostrassem alguma preocupação, mas nada, o que prova que só querem manter as escolas abertas para nelas poderem depositar os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: