A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento devia ser opcional?

 

Depois do caso de Famalicão, em que um encarregado de educação optou pela não frequência dos seus educandos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, gostaríamos de saber a opinião de professores e encarregados de educação sobre o tema.

 

[polldaddy poll=10584228]

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/07/a-disciplina-de-cidadania-e-desenvolvimento-devia-ser-opcional/

29 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Nuno M. on 25 de Julho de 2020 at 17:34
    • Responder

    Nem sequer devia existir. Todas as disciplinas, ou áreas curriculares, promovem a cidadania. CD só veio aumentar a burocracia, o conflito nas escolas, as reuniões e só serve para propaganda….mas nada de novo….

      • Atento on 25 de Julho de 2020 at 22:39
      • Responder

      ,
      a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento é mais uma disciplina inventada pelo Nacional Xuxialismo (também chamado de Costismo – sim!…António Costa, esse mesmo). É uma disciplina de Encher Chouriços que não serve para nada, rigorosamente nada…..entreter meninos….o Nacional Xuxialismo (e a sua base filosófica, o Eduquês) necessitam deste tipo de disciplinas para o “faz de conta” que isto agora é a sério…..

      Enfim, uma TANGA XUXALISTA e que muitas setôras adoram…..e assim vai o “Insino na Tuagalândia”…..
      ,

        • Rui Filipe on 26 de Julho de 2020 at 0:58
        • Responder

        A disciplina de Cidadania e desenvolvimento deve existir e com maior relevância. Os alunos poderão aprender a serem mais civilizados, mais respeitadores, mais tolerantes, mais solidários, mais intervenientes, mais responsáveis, mais cultos e até mais inteligentes.
        A verdade é que para isso, é preciso ter bons professores.Que tenham bons conhecimentos, que os saibam transmitir e que não sejam acomodados e cobardolas.

          • Pirilau on 26 de Julho de 2020 at 14:13

          Ó diabo! Vejam lá que com CD os alunos até aprendem a ser mais inteligentes. Portanto, acabem com todas as outras disciplinas. Com CD quem ganha é você…

      • swell on 26 de Julho de 2020 at 1:31
      • Responder

      Ouvi tiago, no seu início, a dizer que queria aumentar a carga horária de disciplinas estruturantes como a História e a Geografia.

      Sem grande espanto, num país habituado a invenções a cada legislatura, surge então o crédito horário para esta nova disciplina, chamada cidadania, a sair do bolo das ciências sociais e humanas, diminuindo Geografia e História que perderam horas para encaixar este lixo curricular no 3º ciclo.
      Sim, os alunos têm menos História e Geografia no currículo porque os minutos de cidadania têm de sair de um bolo de minutos que se reparte agora por três disciplinas. Sem grande espanto vemos depois este lixo curricular ser lecionado por docentes que não os de ciências sociais e humanas, os tais que perderam horas, contradizendo o espírito inicial da coisa…

      É uma questão de tempo até o próximo inventanço sair e outra brincadeira substituir o verdadeiro conhecimento nos currículos dos miúdos…

    • Maria on 25 de Julho de 2020 at 18:13
    • Responder

    CD serve para tudo (tudo) de que se lembram que deve ser ensinado na escola. Que seja opcional e que seja um espaço de projetos, também eles opcionais. O que é imperativo é que haja um tempo semanal em que o diretor de turma possa estar com os alunos para “pensarem” a turma, como uma unidade orgânica, e o plano(s) de ação que melhor servem o superior interesse da mesma. Lembro-me bem de quando se perdiam inúmeras aulas da disciplina de que o diretor de turma era titular para “tratar dos problemas” da turma.

      • Maria on 25 de Julho de 2020 at 18:18
      • Responder

      … o(s) plano(s) de ação que melhor serve(m)…

    • Tiago on 25 de Julho de 2020 at 18:18
    • Responder

    Os alunos têm muitas discussões.
    Outra opção seria abolir temática de formação pessoal. Concordo com a abordagem interdisciplinar dos temas..

      • Tiago on 25 de Julho de 2020 at 20:31
      • Responder

      Queria dizer disciplinas e não discussões

    • Cristina Maria Domingues on 25 de Julho de 2020 at 18:30
    • Responder

    Sugeria que no início do ano se acordasse com os pais os conteúdos a abordar que fossem aceites por todos. E assinavam.

      • Luis on 25 de Julho de 2020 at 20:29
      • Responder

      E se não entrassem em acordo ?

        • Rui Filipe on 26 de Julho de 2020 at 1:22
        • Responder

        É por causa de muitos acordos e confiança que se deram aos E.E., que os professores e as escolas estão há muito tempo, pelas ruas das amarguras. Haja mais personalidade e caráter, ou então não se queixem.

  1. Cidadania não tem sequer classificação de 0 a 20 no secundário, os alunos perdem apenas tempo e não conta para nada.

    Lembram-se inventar isto há uns amigos atrás e agora todos já acham que é uma disciplina como as outras!

    É só artistas.

  2. A doutrina de educação sexual também não devia existir ou não ? Já toda a gente está super informada a cerca desses assuntos .

    • Marcie on 25 de Julho de 2020 at 21:00
    • Responder

    Deveria ser obrigatória mas lecionada por docentes com sensibilidade para tal. A maioria tem que lá estar por serem DT da turma ou para completar horário. Em muitas aulas de CD são trabalhados conteudos curriculares das disciplinas dos professores que as leccionam. Estamos no sec. XXI e sim, deve ser uma disciplina obrigatória!

      • Alecrom on 26 de Julho de 2020 at 9:37
      • Responder

      Sim, com sensibilidade para tal. Como Rita Rato, que não sabe o que foi “o Gulag”, mas que superou tudo e todos na corrida à cadeira de Aljube, lol.

    • Alecrom on 25 de Julho de 2020 at 22:49
    • Responder

    A treje de maio
    Na Coba do MÉeeee
    Aparxeu vrilhando
    A Xidadaniiiaaa

    Abé, Abé…
    Xidaaadaniaaa!
    Abé, Abé…
    Dejenvolvimeeentoo!!

    • Storinho on 26 de Julho de 2020 at 0:43
    • Responder

    Abé Abé… 😃😃
    Muito bom, colega!!
    Vale a pena rir a bom rir. Para não chorar.
    Mais uma que inventaram e mais um verbo de encher, com temas que os alunos nem estão para aí virados!! Ao fim de quase quatro décadas a praticar esta mui nobre arte de ensinar, já não há pachorra para disciplinas da treta.

    • Rui Filipe on 26 de Julho de 2020 at 1:13
    • Responder

    É por isso, que muitos alunos ainda deixam as escolas mais ignorantes, do que quando entraram, com setores assim.

    • Porfírio Cardoso on 26 de Julho de 2020 at 14:02
    • Responder

    Penso que esta questão não faz sentido. O currículo é aprovado (bem ou mal) e as disciplinas são para serem frequentadas.
    Se não for assim, a qualquer disciplina pode questionar-se se é opcional ou obrigatória e não apenas nesta.

    • fernandasobralinho on 26 de Julho de 2020 at 15:53
    • Responder

    A questão nem devia ser colocada. Faz parte do currículo e ponto final.
    A sua operacionalização é que tem sido deturpada e aproveitada para fins obscuros que não os seus.

    1º – Muitas horas desta área, não é uma disciplina, são dadas para encher horários e salvar horários “zero”!!!!
    2º – Devia ser atribuída obrigatoriamente aos diretores de turma para não “roubaram” tempo às disciplinas que leccionam.
    3 º – O pecado mortal desta área é que se induziu, muitas vezes com uma propaganda ideológica agressiva, a questão das ditas “sensibilidades” (como dizem alguns nos comentários anteriores)…que inundou a escolas de propostas de palestras/apresentações todas orientadas no mesmo sentido e muitas vezes as escolas “obrigadas” a embarcar nas mesmas. E talvez seja por isso que alguns pais, defensores dos costumes tradicionais no que diz respeito a sexo/género/família, não estão para sujeitar os seus filhos a essa lavagem cerebral!!!!
    A sociedade é plural e não é usando a escola pública que a obrigamos a seguir um caminho ideológico único que alguns iluminados entendem que deve seguir…isso é voltar ao passado mas passando de um extremo ao outro…Paz e amor desenfreado foi a época dos anos 60, já passou…

    • Manuela on 26 de Julho de 2020 at 16:01
    • Responder

    As generalizações são sempre perigosas.
    Esta disciplina é necessária sim, se for tido em conta o que ela representa. Permite a reflexão sobre questões fundamentais na construção da cidadania, sim. Depois de tanto a sociedade se queixar da falta de valores humanistas por parte dos jovens, vem agora considerar que uma disciplina criada para o seu desenvolvimento está a mais. Não está e nem todos os professores “enchem chouriços” nestas aulas. Haja mais respeito por quem prepara estas aulas, os respectivos materiais e torna as experiências dos alunos aprendizagens verdadeiramente significativas.
    Estou no ensino há 40 anos, exerço a profissão com que sempre sonhei, lecciono numa escola secundária, com ensino básico. Não lecciono esta disciplina, mas fá-lo-ia de bom grado. O trabalho que se desenvolveu na minha escola (recordo que tudo se aprova em conselho pedagógico antes de ser trabalhado com as turmas) foi de grande qualidade.
    Não generalizem.
    Quanto ao EE que proibiu os filhos de frequentar a disciplina, esse senhor não confia no trabalho dos professores, não confia na escola. É pena. Neste momento, julgo que os seus filhos ficaram bem mais prejudicados, quer com a atitude do pai, quer com o que perderam pela não comparência nessas aulas. Mais, a atitude arrogante e prepotente do pai, em nada beneficiará a construção de uma ideia de cidadania nos filhos.

      • Alecrom on 26 de Julho de 2020 at 17:37
      • Responder

      “torna as experiências dos alunos aprendizagens verdadeiramente significativas”.

      Se for para, finalmente, se desmontarem embustes como o da democracia cubana, do “buraco do ozono”, da ditadura do proletariado, da pureza intelectual do Robles ou para avaliar a atribuição da direção do Museu do Aljube à Rita Rato…
      talvez alinhe.

      • Alecrom on 26 de Julho de 2020 at 17:42
      • Responder

      Manuela,
      tiveste CD enquanto aluna?

      • Fernando Brandão on 25 de Dezembro de 2020 at 11:17
      • Responder

      Parabens. Subscrevo inteiramente o exelente comentario. Infelizmente salvo outras(poucas) honrosas exceções o que tenho lido aqui deixa-me profundamente triste. Nao porque sejam opinioes diferentes da minha, pois a existencia delas é muito saudável para a discussão feita com elevação , mas porque revelam uma completa ignorancia e falta de argumentos serios. É grunhice e idiotice pura. O grande problema da sociedade atual bem ilustrada em varios comentarios aqui postados não é a simples existência de gente ignorante. O verdadeiro ploblema é que essa gente ignora a sua ignorancia.

    • Alecrom on 26 de Julho de 2020 at 17:40
    • Responder

    Não sei porquê,
    o Espírito Santo d’Orelha diz-me que os temas serão outros, lol.

    • Paulo Anjo Santos on 27 de Julho de 2020 at 14:30
    • Responder

    Eu acho que a disciplina deve existir, mesmo que não tenha avaliação, esses tempos servem para abordar/trabalhar alguns temas importantes, que retirariam tempo se tivessem de ser abordadados noutras disciplinas…

    • Nuno Costa on 28 de Julho de 2020 at 22:08
    • Responder

    Uma disciplina politizada e usada para manipulação das massas, para formação de opinião e adestramento dos futuros escravos dos trabalho para pagar contas.

    • Nuno Costa on 28 de Julho de 2020 at 22:21
    • Responder

    Vou deixar aqui outro comentário mas acerca da disciplina de português. Devia ser abolida. E digo isto com a confiança da anuência de todos os professores de português. Os mesmos que são responsáveis pela implementação criminosa do aborto ortográfico.
    Não fazem falta nenhuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: