Associação de Professores do 1º Ciclo e Educadores

Há muito que venho a acarinhar esta ideia…

Uma Associação de Professores do 1º ciclo, virá colmatar uma grande falha na defesa dos interesses deste grupo de ensino.

Parabéns ao Duílio Coelho que avançou para a sua constituição.

 

Apelo a todos os colegas interessados em constituir uma associação, para deixarem o nome até ao mês setembro.

Enviem-me um email para duilio.coelho@gmail.com.

 

Associação

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/07/associacao-de-professores-do-1o-ciclo/

21 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • coeh on 24 de Julho de 2016 at 20:36
    • Responder

    Agradeço ao Rui a divulgação do início duma caminhada conjunta, que pode terminar com criação de uma Associação de Professores do 1ºCiclo.

    • Isabel on 24 de Julho de 2016 at 21:12
    • Responder

    Penso que a Associação deveria contemplar também no seu nome os Educadores de Infância, até porque agora os recém formados têm em muitos casos uma formação nas duas áreas e se o objectivo é criar uma unidade entre profissionais , só existiriam vantagens para todos se esta Associação incluísse educadores de infância e professores do 1 ciclo. Só uma sugestão. .. Associação dos Educores de Infância e Professores do 1 Ciclo.

    1. Isabel
      Já duas ou três educadoras me abordaram nesse sentido. A associação será o que os associados quiserem. Antes do registo os interessados em participar ativamente na vida da associação devem pronunciar-se. Se houver pouco debate talvez faça uma sondagem.

      • Ferreira Joaquim on 1 de Agosto de 2016 at 17:24
      • Responder

      Desafio-a a pensar sobre o comentário que deixei sobre esta iniciativa…

    • Alexandre on 24 de Julho de 2016 at 22:31
    • Responder

    Imprescindível. Parabéns Duílio.

    • Alexandra on 25 de Julho de 2016 at 10:28
    • Responder

    Um bom exemplo a ser seguido pelos outros professores quem luta pelos seus direitos junta-se aos seus.Os professores do 1º ciclo tem os seus objetivos e já perceberam que só vencem pela união.Estão de parabéns,

      • Ferreira Joaquim on 1 de Agosto de 2016 at 17:25
      • Responder

      Talvez fosse de pensar um pouco mais sobre que objectivos e interesse terá para a classe (não para os seus fundadores..:!) levar adiante uma iniciativa deste género!

    • Daniel on 25 de Julho de 2016 at 13:33
    • Responder

    Uma associação de professores não tem fins sindicais (nem pode ter, do ponto de vista legal). Pode sim pronunciar-se sobre questões pedagógicas, e a este nível das consequências da existência de professores com idade avançada a ensinarem crianças (até 10 anos) durante 25-27 horas semanais.

    Acresce que há um vazio na representação do 1º ciclo nos debates da educação, enquanto outros grupos de profissionais tem a sua identidade profissional suportada por associações (além dos sindicatos): a educação de infância tem uma associação representativa, os professores dos restantes ciclos têm associações representativas (APP – Português, APM – matemática, APROFGEO – Geografia, etc.).

    O 1º ciclo tem características especiais: aprendizagens globais, proximidade às comunidades/famílias, idade das crianças… quase sempre ausentes das decisões políticas.

    • Filipe Do Paulo on 26 de Julho de 2016 at 11:09
    • Responder

    Essa associação já foi formada e existe há muitos anos, chamava-se-se ANPEB- Associação Nacional dos Professores do Ensino Básico e também inclui os Educadores. Atualmente chama-se ANP, nos seus órgãos predominam Educadores e docentes do 1º Ciclo, há vários mandatos que a presidente da Direção é uma Educadora.Também existe o SIPPEB-Sindicato dos professores do 1º Ciclo que “cindiu” de um sindicato vertical com o argumento que só um sindicato “à parte” iria saber defender o 1º ciclo…Também existe há muitos anos a Associação dos Profissionais do Pré-Escolar.A Fenprof é há muitos anos presidida por um colega do 1º Ciclo.Será que o promotor no FB de mais uma organização do 1º ciclo conhece suficientemente bem a história do movimento associativo docente?…

      • Alexandre on 26 de Julho de 2016 at 18:00
      • Responder

      A ANP não tem tomado posições sobre o 1º ciclo, há muito.

      E diga-nos Filipe, dessas organizações quais têm tido um papel ativo nos assuntos do 1º ciclo (currículo, organização…)?

      • coeh on 26 de Julho de 2016 at 19:16
      • Responder

      Será que Portugal ainda é um País livre? Será que as instituições que citou têm lugar cativo. Os cidadãos não podem associar-se porque já existem associações similares?
      Guarde a sua lição da história do associativismo para a próxima aula porque não é matéria que interesse à maioria dos professores do 1º ciclo

        • Ferreira Joaquim on 1 de Agosto de 2016 at 17:32
        • Responder

        Antes de levar a cabo qualquer iniciativa os seus promotores deveriam estudar a realidade… A prova de que o não fazem é que comentam e fazem afirmações infundadas que até assustam..:! Por exemplo, respondeu a Filipe do Paulo que deveria guardar a sua “lição de história do associativismo para a próxima aula” e acrescentou “porque não é matéria que interesse à maioria dos professores do 1º ciclo” ??? A “maioria dos professores” autor da Com base em que investigação o afirma??? Que triste ver professores que parece pretenderem unir e representar a classe a atacar assim colegas..:!

      • Ferreira Joaquim on 1 de Agosto de 2016 at 17:26
      • Responder

      TEM TOTAL RAZÃO..:! Não percebo as iniciativas que alguns querem levar a cabo… Que objectivos lhe estão subjacentes!!!???

    • Hernâni Fonseca on 27 de Julho de 2016 at 12:51
    • Responder

    Não me parece que o SIPPEB seja um sindicato dos educadores de infância e professores do 1º ciclo! É urgente uma organização que defenda educadores e professores do 1º ciclo e «abaixo o artº 79º», que só faz com que não tenhamos tantos argumentos para irmos para a aposentação mais cedo! Chamo-lhe «presente envenenado»!
    A ANP também não me parece que defenda apenas professores do 1º ciclo e educadores de infância. Se o fazem, estão muito adormecidos!!!

      • Ferreira Joaquim on 1 de Agosto de 2016 at 17:34
      • Responder

      Nem deveria defender apenas os professores do 1º ciclo. Não estamos uns contra os outros. Deveríamos reivindicar justiça comparativa face aos colegas de outros níveis de ensino… mais equidade e não privilégios, lutas e rivalidades desnecessárias, porque são estéreis..!

        • Luca Delmonte on 5 de Julho de 2017 at 23:52
        • Responder

        Deve sim….Com certeza náo é nem professor do 1º cicko nem conhece minimamente o inferno que passam os professores do 1º ciclo que muitos deles se levantam as 6.00 h da manha .andam 100 km..entram as 8.45 horas….saem as 12.30…recomeçam as 13.45 e saem da escola as 17.45 horas…Ou seja e isso 5 vezes poe semana…Náo têm semana inglesa…e náo entram a 3ª feira da parte de tarde nem estáo de fim de semana ao meio dia de 5ª feira….É melhor ficar por aqui..Náo meta toda a gente no mesmo podet porque os professores do 1º ciclo no fim duma carreira de 35 anos trabalham mais 9 ans limpinhos que os restantes colegas de 2º…3º e ensino especial e bibliotecários…Somos os escravos do século XXI!!!!!..

      • Luca Delmonte on 5 de Julho de 2017 at 23:52
      • Responder

      Bem afirmado…..Foste mesmo muito brando colega…Carrega.lhes!!!!

    • Ferreira Joaquim on 1 de Agosto de 2016 at 17:22
    • Responder

    Já existiu uma Associação Nacional de Professores do Ensino Básico (ANPEB) que evoluiu para Associação Nacional de Professores (ANP) para incluir todos os níveis de ensino!… Por isso, considero lamentável que os professores do 1º ciclo (nos quais me incluo!) e/ou Educadores, com tantas “organizações de classe” (Sindicatos e Associações), não sejam capazes de se rever numa das estruturas existentes e busquem dividir ainda mais… Enfim… Qualquer iniciativa neste sentido vai contra a corrente de uma carreira única (que outras organizações se esforçaram por defender e criar!” E é dar aos sucessivos governos mais uma oportunidade para reinar… É a velha máxima que os governantes têm, agora levada a efeito pelos próprios profissionais…! Com profissionais assim, para que precisam os governos de estar preocupados? Já viram por acaso nascer alguma Associação de Médicos de Centros de Saúde..? Associação de Médicos das Unidades de Saúde Familiar…??? Associação de Médicos Clínicos Gerais? E que vai fazer uma Associação se não tem qualquer poder reivindicativo??? Dar Apoio Moral???

      • Do Contra on 6 de Julho de 2017 at 1:11
      • Responder

      +
      E que tal também uma Associação Nacional de Professores do 2 e 3º ciclo e Ensino Secundário?

      É que:

      “De um total de 33 países da OCDE, a grande maioria (23 países!) detém um regime de vencimentos diferenciado em favor dos Professores do Secundário. Apenas oito países não registam diferenças salariais (Portugal e mais sete). Será que os outros 23 países é que estão errados? Penso que não! É de uma total injustiça colocar no mesmo “saco salarial” professores que têm uma complexidade de tarefas totalmente diferentes. É que volto à carga e não me canso de o afirmar: os docentes dos 2º e 3ºciclo e do secundário têm muito mais trabalho do que os docentes do 1º ciclo e pré-escolar, pelo que os regimes salariais deveriam ser totalmente diferentes.”

      Ver aqui:

      http://maisumaaula.blogspot.pt/2012/11/dados-da-ocde-sobre-os-salarios-dos.html

      .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: