Se sim ou não, preparem-se, será mais uma pressão de redução.
Legendo um pouco: os próximos horários, aquilo de necessidades estendidas, reportam-se a tempos lectivos de 45 ou de 50? Façam as contas, já que os intervalos serão por vossa conta.
Jun 29 2015
Se sim ou não, preparem-se, será mais uma pressão de redução.
Legendo um pouco: os próximos horários, aquilo de necessidades estendidas, reportam-se a tempos lectivos de 45 ou de 50? Façam as contas, já que os intervalos serão por vossa conta.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/06/ja-viram-aquilo-dos-45-minutos/
15 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
???
45 vs 50, sem legendas.
Está a referir-se a quê?
Tanto faz, desde que dê 1100 minutos.
no despacho normativo da organização do ano letivo, artigo 2º, lê-se: ” período de 50 minutos nos restantes níveis e ciclo de ensino”.
Como é, afinal? Acabaram os 45?
Espero que não comecem a juntar 50 + 50 = a bloco de 100.
Estive numa escola assim e, sinceramente, é um pesadelo!
Essa possibilidade existe desde 2012!!!
As escolas podem optar por tempos de 45 ou 50 minutos!
Tem de dar os 1100 minutos e pronto…
Com 50 minutos são precisas menos turmas para perfazer um horário completo, logo é melhor .
“Exactaqualmente!”
Não é bem assim, as escolas que optaram pelos 50m diminuiram a carga horária a algumas disciplinas, pois em vez de 45+90 passaram a ter 50+50.
As horas por disciplina estão definidas por áreas (os limites mínimos e máximos). As escolas têm aí alguma margem em certas disciplinas dentro de cada grupo (e até mesmo nas horas de apoio, margens essas que acabam inevitavelmente por ser atribuídas a matemáticas e português… disciplinas das quais os alunos já estão saturados tal a carga semanal ), mas a generalidade das disciplinas, e logo professores, têm vantagem nos horários de 50 minutos.
Não é bem assim. Na Matemática e no Português do 3º ciclo, por exemplo têm 5 tempos de 45, o que perfaz 4 turmas, sobrando ainda tempos para uma DT. Passando a 50 minutos, ficam com 4 tempos, o que dá 5 turmas e ainda sobram 2 tempos. A agravar a situação ficam com menos minutos para darem o programa nas disciplinas de exame. Estou a falar de horários completos. Há que analisar muito bem as situações caso a caso antes de tomar decisões. Nas escolas que conheço e que optaram pelos 50 minutos ficou assim. Poderá haver outras escolas com outras opções de distribuição dos tempos, mas na minha opinião os 50 minutos dão no global menos horários para os professores. Para os alunos, no geral, gostam dos 50 minutos. O problema é a carga que levam às costas, pois ao desaparecerem os blocos, às vezes têm as disciplinas quase todas no mesmo dia. Falo agora como mãe de dois alunos a quem aconteceu isso nos últimos dois anos.
PROPONHO DUAS PETIÇÕES:
PETIÇÃO PARA O FAFE DEIXAR DE PUBLICAR NO BLOGUE DO ARLINDO
e
PETIÇÃO PARA O FAFE SER MINISTRO DA EDUCAÇÃO DA GRÉCIA
Não precisa alardear a sua problemática.
Quem propõe petições que as faça, sempre anima a sensaboria.