Alguma Vez Disse o Contrário Disto Sobre a 1ª prioridade?

E todas as listas que produzi de acordo com as colocações da DGAE foram de acordo com o expresso nesta resposta da DGAE sobre a 1ª prioridade.

Por causa disso é que sempre estranhei o elevado número de vagas abertas ao concurso externo anual.

Porque os meus números apontavam em Setembro de 2014 para 461 docentes colocados pela DGAE a reunir estas condições (não considerei as colocações deste ano que produzem efeitos a 1 de Setembro de 2014 por não saber  a data de pedido de horário de todas as colocações em BCE e nas várias reservas de recrutamento). Mas se crescerem a estas regras de vinculação 100 ou 200 docentes a ter contrato que retroaja ao dia 1 de Setembro de 2014 ainda faltam perto de 700 vagas que deverão ser de docentes colocados em escolas TEIP e/ou com Autonomia para se chegar às 1453 vagas.

Continuo a achar demasiado elevado o número de docentes colocados pelo menos um ano nos últimos 5 em escolas TEIP e/ou com Autonomia em condições de vincular pela “norma travão”.

Não tecerei mais comentários sobre a validação por parte das escolas de acordo com as regras enunciadas neste email da DGAE, que deverão constar no manual de validação para as escolas, até que sejam publicadas as listas provisórias de ordenação.

Nessa altura confrontarei os dados que tenho com as listas que forem publicadas.

 

1 prioridade

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/03/alguma-vez-disse-o-contrario-disto-sobre-a-1a-prioridade/

9 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • António on 20 de Março de 2015 at 22:16
    • Responder

    No documento ” 461 docentes colocados pela DGAE”, grupo 550, o quadro resumo tem 5, na lista só há 3. N sei como obteve o 5 ou o 3, ou ambos!

    1. Na lista também estão os 5, procura melhor e encontras os outros dois. Já não me lembro a razão de ter feito a ordenação dessa lista dessa forma mas estão lá os cinco indicados no quadro.

  1. Quando o ministério há cerca de um mês pediu às escolas o número de professores em condições de cumprir a norma travão, certamente muitas delas deram informações erradas sobre os professores que estavam em condições de cumprir a norma travão. Na minha escola posso garantir que esta informou o ministério de forma errada, mas involuntária, sobre as condições de um professor que no entender da escola estaria em condições de cumprir a lei, assim sendo abrirá uma vaga que vai ser ocupada por um candidato da segunda prioridade, pois a escola chegou à conclusão que esse professor terá de concorrer na segunda prioridade, pois no ano passado completou o horário apenas quando se apresentou na escola a 12 de setembro e tinha sido colocado com 15 horas. Se uma escola se enganou, muitas outras também se enganaram, talvez daí parte da justificação para o número excessivo de vagas relativamente ao previsto.

    • mariamarques on 21 de Março de 2015 at 8:09
    • Responder

    Arlindo, eu não estou nas suas listas e estou na 1.ª prioridade e pelo menos mais 5 colegas meus….por isso os dados das listas que foram publicados não estão totalmente corretos

    1. Se não estás nesta lista é porque foste colocada pelo menos um ano numa escola TEIP, ou então foste colocada este ano num horário depois de 9 de Setembro que retroagiu ao dia 1 de setembro.

    • bela on 21 de Março de 2015 at 12:11
    • Responder

    Analisei listas do meu grupo e detetei vários casos de colegas que entraram em RR e têm 365 dias de serviço, e outros que entraram com 16 ou 18h e também têm 365 dias de serviço…
    Vão estar na 1ª prioridade!!!???

    • Tiago on 21 de Março de 2015 at 12:56
    • Responder

    Então não fica na 1º prioridade quem ficou colocado até ao último dia do calendário escolar?
    já não percebo nada

    • José Lima on 21 de Março de 2015 at 15:02
    • Responder

    O problema está na ausência de regras claras por parte da DGAE. Há escolas que vão validar, incorreta e ilegalmente inúmeras candidaturas na 1ª prioridade por causa de constarem 365 dias sucessivos nos registos biográficos.
    Há bastantes situações de colegas que são colocados em horários incompletos e quando chegam à escolas os horários já estão completados.
    A única forma de não haver mais injustiças seria a DGAE aplicar um filtro informático nas candidaturas uma vez que dispõe dos dados das listas.
    No fundo, a elaboração de uma lista com os candidatos que cumprem efetivamente os requisitos.
    Caso diferente ao nível das TEIP´s e Autonomias. Aqui não há dados públicos mas o filme é mesmo. Portanto, aqui muitos vão safar-se à custa da falta de informação pública.
    Preparem-se que vai haver muita reclamação. Não entendo como ninguém percebe isto!

  2. As vagas abertas garantidamente superam as vagas dos candidatos em 1ª prioridade. As listas publicadas pelo Arlindo estão corretas. Mesmo se juntarmos os das escolas TEIP, que conseguem reunir condições nunca se chegaria a um número tão elevado de vagas. Confirmei isso já em vários grupos em que confrontei todas as colocações em CI dos últimos 5 anos e dos renovados em TEIP nos 2 últimos anos. Estes últimos alguns estiveram em CI e só em TEIP nos 3 últimos anos. O problema é saber o tempo de serviço dos contratos das escolas TEIPs nos anos em que não está nada claro sobre a retroação do tempo de serviço.

  1. […] no dia 20 de Março disse que o ia […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: