Enviada hoje ontem por mail. (ou entre ontem e hoje, este por acaso foi às 00:00 horas)
———- Mensagem encaminhada ———-
De: DGAE <dgae.mec@dgae.mec.pt>
Data: 26 de Setembro de 2014 às 00:00
Assunto: Bolsa de Contratação de Escola
Para:
Exmo(a). Sr(a). Candidato(a) à Bolsa de Contratação de Escola
No âmbito dos trabalhos de correção das listas da Bolsa de Contratação de Escola (BCE), informam-se todos os candidatos dessa bolsa, independentemente de estarem ou não colocados no presente ano letivo, o seguinte:
1. Candidatos que concorreram a mais do que um grupo de recrutamento:
Para os candidatos que concorreram a mais do que um grupo de recrutamento, as respostas a alguns subcritérios da avaliação curricular não se apresentavam distinguidos na plataforma relativamente aos diferentes grupos de recrutamento, importando clarificar a situação.
Assim, informam-se os candidatos opositores a mais do que um grupo de recrutamento que tenham respondido a pelo menos um dos subcritérios que a seguir se identificam que deverão precisar as suas respostas, associando os subcritérios que se seguem aos grupos de recrutamento a que foram opositores.
Subcritérios:
- Qual a experiência profissional, contabilizada em dias, na lecionação dos programas/níveis de ensino relativos ao grupo de recrutamento a que se candidata?
- Possui qualificação profissional para o grupo de recrutamento a que se candidata?
- Habilitações académicas para o grupo de recrutamento a que concorre.
- Ação de formação específica do grupo de recrutamento/área disciplinar, creditada pela formação contínua no triénio 2011-2014, com a duração mínima de 25 horas.
- Níveis lecionados .
- Experiência profissional adquirida como docente do grupo de recrutamento a que se candidata com horários que integravam disciplinas dos Cursos Profissionais (somatório do período de duração dos contratos relativos a esses horários).
2. Candidatos que responderam ao subcritério “Anos letivos na lecionação da disciplina de Geometria Descritiva A”:
Os candidatos que tenham respondido ao subcritério “Anos letivos na lecionação da disciplina de Geometria Descritiva A” deverão aceder à aplicação informática para esclarecer a sua resposta, independentemente do número de grupos de recrutamento a que tenham concorrido.
3. Todos os candidatos:
Todos os candidatos terão ao seu dispor, na página da DGAE (área SIGRHE), os critérios e subcritérios da avaliação curricular de cada escola por grupo de recrutamento e respetivas ponderações (“Consulta oferta”), a fim de, caso o entendam, clarificarem alguma resposta;
4. A aplicação informática estará disponível a partir de hoje, até às 23:59 horas do dia 30 de setembro.
Agradecemos desde já a vossa disponibilidade.
João Góis
Subdiretor Geral da Direção-Geral da Administração Escolar
38 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Deixado as 00h05
Que confusão a forma de consultar aquilo!!!!
Dá impressão que fazem aquilo assim só para chatear mesmo.
Não haverá ali ninguém que perceba alguma coisa de informática e conheça o termo “usuabilidade”?????????????
Isto é mais uma forma de gozarem connosco. E nós todos a deixar.
Como é possível… eu desisti da BCE, aparece – estado: desistido, e agora tenho ainda a possibilidade de modificar sub critérios? Se desisti, nem o raio do email eu deveria ter recebido.
Idem, idem, idem. É para ignorar…
José o meu caso é igual ao seu. Eu não vou modificar nada. Aliás, até hoje não apareciam editáveis, esta tarde já aparecem para modificar. que confusão.
Nem estudo está corrigido. O Agrupamento Padre João Coelho Cabanita não constava da lista de escolas que lançaram horários para os grupos 100 e 110 na lista inicial de escolas da DGAE e na plataforma continua a aparecer esse agrupamento e as respetivas ponderações para estes grupos!!
Eles bem tentam ressuscitar a aplicação. Enfim, devem estar cheios de orgulho de uma coisa tão bem feita…
Há outra questão… há questões tipo “experiência com alunos com autismo”, “nível de inglês segundo o que está definido para o CV Europass”, entre muitas outras… ora… experiência com alunos com autismo, acho que já muita gente teve alunos com autismo mas e como se prova isso? E o nível de inglês? É que para os níveis do CV Europass penso que não há certificados que atestem isso… entre muitas outras coisas além destas que eu enunciei… isto é gozarem connosco todos
Tanto um como outro são comprováveis facilmente.
Como?
sim! Como? Fazemos nós uma auto-avaliação do nível de domínio de inglês?
Imagino que uma cópia de um certificado que use o Common European Framework of Reference for Languages (CEFRL) – tal como todos os certificados emitidos a partir dos Cambridge English Exams – sirva. A designação “níveis do CV Europass” é pouco rigorosa, pois esses níveis são decalcados do CEFRL (citado na lista do CV Europass).
Alguém percebe como se responde ao que as almas querem? É que não vejo como gravar!!!
A palhaçada continua …
como é que eu respondo a isto no grupo 910 tendo eu especialização
– Habilitações académicas para o grupo de recrutamento a que concorre?
Doutoramento
Mestrado pré Bolonha
Mestrado pós Bolonha / Licenciatura pré Bolonha
Licenciatura pós Bolonha
Inferior a licenciatura
As opções de resposta são do melhor ( pode um professor sem licenciatura estar a candidatar-se ao 910 ??? ) 🙂
Inferior a licenciatura. Qual é a dúvida?
Se tem habilitação profissional e a especialização é algo que só é possivel pós licenciatura…a dúvida é legitima
Vejo de maneira diferente, se for licenciado (antes de bolonha) e tiver a especialização deve por Mestrado pós bolonha /Licenciatura pré Bolonha. Só deve colocar Inferior a licenciatura se tiver bacharelato, não acham?!
Boa noite, preciso da vossa ajuda nas seguintes questões:
1 – A experiência numa escola que anteriormente não era TEIP ou tinha autonomia e que hoje é com autonomia ou TEIP, conta? Ex: ter trabalhado numa escola antes de ter autonomia, e agora contabilizar esse tempo como experiência numa escola com autonomia…pode ser?
2 – Qual a experiência profissional, contabilizada em dias, na lecionação dos programas/níveis de ensino relativos ao grupo de recrutamento a que se candidata? A que se refere estes programas / níveis? 1.º ciclo – anos? ciclos diferentes? Como sou candidato aos grupos 910, 110 e 250 como faço isto?
3 – A contabilidade do tempo é até agosto de 2013 ou de 2014? É que aparecem questões como estas: “- Ação de formação específica do grupo de recrutamento/área disciplinar, creditada pela formação contínua no triénio 2011-2014, com a duração mínima de 25 horas”…Vai contra o que foi publicitado anteriormente…
4 – Qual a experiência profissional, contabilizada em dias, na lecionação dos programas/níveis de ensino relativos ao grupo de recrutamento a que se candidata? Para quem é de mais que um grupo tem de colocar os dias de cada grupo? O meu tempo no 110 e 250 não conta para o 910???
5 – Habilitações académicas para o grupo de recrutamento a que concorre? Relativamente ao 910 (doutoramento, mestrado pre / pos bolonha / licenciatura / Inferior a licenciatura) Que raio não há licenciatura em Ed Especial!!!
6 – Desempenho de cargos nos últimos 4 anos letivos? A que cargos se referem??
Ser docente é um cargo? Nos contratos aparece assim: “cargo a desempenhar – docente do 910…”
7 – Dinamizou e participou em Projetos e Atividades inovadoras, no âmbito do Projeto Educativo de AE/ENA (TEIP e/ou escolas com contrato de autonomia), nos últimos 5 anos letivos que permitiram a promoção do sucesso educativo? A que projetos se referem…contabilizam os projetos antes dessas escolas serem TEIP ou autonomia?
8 – Qual a experiência profissional, contabilizada em anos, considerando o desempenho de cargos, tais como direção de turma, coordenação de projetos ou outros? que outros se referem aqui?
9 – Para além da formação inicial, possui formação complementar na área da educação ou em área científica relevante? Uma especialização em educação especial conta?
10 – Qual a experiência profissional, contabilizada em dias, na leccionação de alunos com necessidades educativas especiais (todos os grupos de recrutamento)… Como se consegue provar isto? Temos de pedir certificados a escolas onde já trabalhamos há mais de 10 anos…
Peço que ao responderem a qualquer questão a identifiquem com o N.º, pode ser útil para todos…
Obrigado a todos e boa sorte nas respostas… Bom ano letivo
Há um grande erro na aplicação que devia ser corrigido, ou seja devia ser permitido deixar submeter a candidatura mesmo sem responder a alguns critérios ou então um item em todos os critérios dizendo “não se enquadra”. Porque há critérios que não se coadunam com a situação dos candidatos e por vezes estes dão uma ou mais respostas erradas para poderem submeter sua candidatura.
Barradas Essas questões já tinham sido colocadas quando respondemos da 1ª vez . Os subcritérios não mudaram… simplesmente foram separados e arrumados. Persistem as perguntas de resposta fechada que são impossíveis de responder, a falta de clareza nas questões… Agrupamentos a enviarem os subcritérios todos ao molho… Ninguém mexeu em nada mesmo sabendo que estava mal… Vamos a ver agora como resolveram a questão da fórmula.
E eles a insistirem nos “Subcritérios”. Deixem-se de tretas! Somo todos capazes! Basta a Lista de Graduação Profissional. Li o mail, nem quero acreditar. Se antes não sabia como responder a estes critérios específicos, depois desta bagunçada, ainda sei menos.
Cerejinha no topo do bolo: colocações, só em Outubro… se lhes apetecer, claro.
Agora, espera-se que os candidatos não deturpam os critérios. Alguns esquecem-se que são conhecidos de uns ou outros candidatos e tudo se sabe. Não é assim, colegas? Depois não se se queixem.
Olá Arlindo!
Tinhas razão: 30 dias! Assim as escolas poem denunciar os contratos para evitar colocações em duplicado, tal como disseste aqui: http://www.arlindovsky.net/2014/09/sera-que-o-mec/
O tal pensamento “mauzinho” verificou-se!
Tens muita “tarimba” disto 😉
P.S. – E com tudo isto já passou 1 mês após o início do ano lectivo… mas (segundo o cRato) o ano lectivo abriu com toda (a)normalidade….
Não acredito que as escolas denunciem esses contratos de quem foi colocado erradamente, seja por resposta beneficiadas por dúbios subcritérios, seja por erro da fórmula. Pelo menos, esses candidatos que ficaram com os lugares de outros, andam bem dispostos, como se nada fosse com eles.
“respostas”
À primeira vista há aqui alguma coisa que não bate certo: Um candidato que concorre ao 260 e ao 110, vai ter que dizer o tempo de serviço em cada grupo, certo?
Imaginem que tem nove anos de serviço num grupo e cinco noutro. Até aqui concorria com o tempo de serviço junto para cada grupo, e agora? concorre com 9 anos a um grupo e 5 a outro?
Mudou a lei?
E acha mal? Como quer juntar tempos diferentes nos diferentes grupos? Ou quer seguir o ex. da fórmula cratiana? Isto realmente… cada um por… e cada um por si, os outros que se lixem.
Tanto tenho 4500 dias para o 110 como para o 260, sendo o meu curso de variante. É assim o concurso. Agora que nesta porra das TEIP´S seja diferente, é outra história.
Que artista do caral%& que você me saiu… se ainda dissesse que usou o que tem mais tempo de serviço… AGORA JUNTAR, ESSA É MESMO DE ARTISTA, o meus parabéns!
Ouça lá respeitinho. E se não percebe o que se diz, vá para a escola novamente.
Vou fazer-lhe um desenho:
No passado ano, no concurso a TEIP´S, o tempo de serviço que colocava era o total em dias de serviço, concorresse ao 110 ou ao 260.
Este ano, com a bagunça, a questão não estava separada, e alguém que tivesse, como no exemplo que dei, 14 anos de serviço, dava a resposta + 7000 e não sei quantos dias. Agora vai ter que dar duas respostas diferentes que vão ser cotadas de maneira diferente.
OMG – Uma semana para concluirem o óbvio.
às 00h45! E com isto querem dizer o quê??? Que vamos ter de esperar até depois do dia 30 para sairem algumas listas???
A primeira vez que posto alguma coisa neste excelente blog que acompanho, levo com má educação de alguém que se diz professor. Sou docente há 14 anos contratado, solidário com a luta da classe, do que tem 1 dia de serviço ao que tem 20 anos. Estive em luta como todos, nas escolas e na rua.
Vou dizer uma vez mais para os que não sabem: Um professor de variante, tanto concorre com os dias de serviço que tem no total a um grupo como a outro. É assim a lei.
Tanto tenho 4500 dias para o 110, como para o 260.
exato, é como eu, concorro com o mesmo tempo para o 300, como para o 320.
Mas neste momento, eu nem sequer consigo aceder à página da DGRHE…
Há colegas mais novos que não sabem, ou parecem esquecer, algo que é uma realidade. Professores como eu, com 14 e mais anos de serviço, andaram este tempo todo a tapar buracos de um sistema injusto, constituíram família, compraram casa, na expectativa legítima de integrarem os quadros.
O que aconteceu com esta porra de autonomia e subcritérios, é que fomos ultrapassados e vamos continuar a ser, por colegas que entraram no sistema há poucos anos.
Não tenho nada contra os mais novos, mas para falar em justiça, há que chamar as coisas pelos nomes.
Se volto a ser insultado por alguém aqui, juro que lhe apareço à porta.