Professores contratados reclamam que MEC apresente plano de vinculação
O presidente da Associação Nacional dos Professores Contratados (ANVPC), César Israel Paulo, afirmou nesta terça-feira que espera que ao longo dos próximos dois meses o Ministério da Educação e Ciência (MEC) apresente um plano para integrar nos quadros todos os docentes que, independentemente do grupo disciplinar, cumpriram, desde 2001 três anos de contratos sucessivos e com horário completo de trabalho.
30 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Dois meses dão certamente para pensar num plano maquiavélico… não acredito que alguém seja integrado na carreira com 3 anos de serviço sucessivos…
Claro que não!
Concordo plenamente consigo. Será que não estão a pedir demais? Três anos de serviço sucessivos com horário completo desde 2001, não será pedir demais? Quando há colegas com 15 e 20 anos de serviço consecutivos que ainda continuam contratados! Peço que sejam sensatos, pois quem tudo quer tudo perde!
Boa sorte para todos…
O governo só deve cumprir a lei. O fato de haver colegas com 15 e 20 anos de serviço é muito grave, mas por esse motivo vamos impedir estes e ou outros de se vincularem?
Não estamos a impedir ninguém! Estamos é a tentar encontrar uma situação justa e realista.
3 anos de contrato, desde 2011. Há qualquer coisa aqui que não está a bater certo ?
É desde 2001 e não 2011.
Já agora, que possibilitem aos profs do quadro, MAS com horário 0 tb a concorrer para não serem, mais uma vez, ultrapassados por colegas MENOS graduados…
Pouca vergonha!
Colega se isto for para a frente a graduação de nada importa pode haver colegas com apenas 4 anos de contratos completos e sucessivos que poderão ser vinculados e vão passar à frente de outros que têm muito tempo de serviço mas falta-lhes o sucessivo e o completo!
Estava a referir-me ao facto de darem tb a possibilidade de concorrer os colegas do Quadro sem componente letiva. 😉
Penso que deviam ser vinculados todos os que têm mais de três anos de serviço, independentemente de serem completos ou anuais. Há contratados com mais de 15 anos que, infelizmente, trabalharam sempre e não têm três contratos sucessivos completos. Por acaso, eu tenho três consecutivos, mas há colegas que podem ter mais anos de serviço e, infelizmente, não têm essas condições! E nunca é pedir demais uma vez que continuam no sistema, continuam a trabalhar… trata-se simplesmente de corrigir uma enorme injustiça!! Quem tem mais de três anos consecutivos e nos últimos três anos continuou a lecionar(ainda que só num deles) deve vincular! Devemos estar todos unidos!!!
(
Estou de acordo consigo e subscrevo o que disse!
Pois, muito bem !!!! Aqui vai a maior parte da minha vida … porque a outra não interessa!!!!
(com base no meu registo biográfico, em suporte de papel):
1997/1998- contrato de 1/09 a 30/04 -22h- 240 dias
1999/2000- contrato 9/12 a 31/08 – 11h – 134 dias
2000/2001- contrato 18/10 a 31/08- 8h (foi acrescido em 7 h passou a 15h) – 233 dias
2001/2002- contrato 10/4 a 31/08- 12h – 79 dias
2003/2004- contrato 01/09 a 31/08-22h -366 dias
2004/2005- contrato 29/10 a 31/08- 21h (foi acrescido de + 1h passou a 22h) -365 dias
2005/2006- contrato 19/09 a 23/11-6h terminou o contrato nesta escola fui contratada para um horário de 4h (foi acrescido em 1h passou para 5h)- num foi 38 dias e no outro foi 60 dias – 98dias
2006/2007- contrato 13/09 a 31/08 – 10h- 164 dias
2007/2008- contrato 11/11 a 31/08- 18h- 136 dias
2008/2009- contrato 12/09 a 31/08- 8h- 129 dias
2009/2010- contrato 1/09 a 31/08 – 8h + 8h noutra escola pública – 16h- 266 dias
2010/2011- contrato 1/09 a 31/08- 18h- 299 dias
2011/2012- contrato 29/02 a 13/07-15h (foi acrescido em 3h passou a 18h)- 112dias
2012/2013- contrato 21/11 a 22/12 – 12h – 16 dias
Este ano não fui colocado nem consegui ser chamado para oferta de escola portanto estou tb desempregado . Depois disto fico a ver navios como tantos colegas que infelizmente não tiveram a sorte de ter horários completos mas que prestaram com dignidade, empenho e tudo o mais o seu trabalho !!!
Resta saber se foram horários incompletos por opção para ficar perto de casa ou por não conseguir outro tipo de horário se calhar a Km de casa.
por acaso tive a muitos km de casa. Mas já agora ter a possibilidade de ficar perto de casa é crime ou é um critério obrigatório estar a kms para concorrer???
Este país nunca anda para a frente… sempre a mesma guerra, os do quadro e os contratados! Pois, que possibilitem toda a gente concorrer pela graduação. Nunca será uma classe undida! Os do quadro que defendam também remuneração igual para trabalho igual (ou mais… os contratados têm sempre os piores horários – que ninguém quer – e níveis, niveis….).
Helad não é desde 2011, mas sim desde 2001! Tenham juízo, nunca na vida vão vincular pessoas com três anos de serviço! Nem com dez! Sejam realistas, com a taxa de natalidade a diminuir desta forma, só haverá possibilidade de vincular num lar de terceira idade! Parece que lhes falta conhecimento da realidade do nosso país, deixem de ter ilusões está na hora de sermos realistas!!!
Peço também aos sindicatos para que não façam exigências impossíveis, pois já prejudicaram muita gente, por isso é que tem diminuído o número de sindicalizados.
10 anos de serviço era uma possibilidade, um critério mais justo dos que os que tenho lido.
Concordo com o colega “Contratado” quando diz: “quem tudo quer tudo perde”. Esta reinvindicação, apesar de estar de acordo com a Diretiva Comunitária, é injusta e desajustada. Injusta, porque a ser assim, deixará de fora, os que por qualquer infelicidade ou pouca sorte não têm os tais contratos sucessivos e completos, embora tenham muitos anos de serviço para além de ultrapassarem quem já está nos quadros (quer tenha ou não componente letiva atribuída – os que têm, libertarão a sua vaga caso possam concorrer e fiquem colocados).
Desajustada porque é óbvio que vai esbarrar com as “necessidades permanentes do sistema” já referenciadas pelo MEC. Certamente vão alegar a baixa natalidade, a emigração forçada a que tantos portugueses se obrigaram, a situação económica e financeira do país e os sacrifícios que todos estão a fazer e que precisarão ainda de fazer. A Comissão Europeia através da Troika manda cortar despesas e através do Tribunal Europeu manda aumentar a despesa. É um contrasenso que o governo vai pegar!! A não ser que a ideia seja colocar a fasquia muito baixa para depois ceder e permitir uma aproximação com a oferta do MEC.
A colega contratada desde 1997 e agora, infelizmente, desempregada refere que é sempre “a mesma guerra entre quadro e contratados”. Pois, ninguém gosta de ser ultrapassado, atropelado e continuarem desterrados ou com horário zero. Por isso defendo que o concurso seja para todos (quadro e contratados) e que de facto concorram com a graduação que têm (independentemente de os contratos assinados sejam completos ou incompletos). Também lhe dou razão quando diz “trabalho igual para remuneração igual), pois os contratados deveriam receber como se fossem do quadro.
É URGENTE QUE O MEC DEFINA CLARAMENTE O QUE É COMPONENTE LETIVA E APURE AS VAGAS DE ACORDO COM A REALIDADE E PERMITA A TODOS O ACESSO AO CONCURSO NACIONAL, O QUANTO ANTES.
“O MEC atirou para 2015 a alteração da lei que garantirá que ao sexto ano de contratação sucessiva com um horário anual completo os docentes entram automaticamente nos quadros”
E a partir de quando é que os quadros se podem aproximar automaticamente de casa???????
A colega deve ser daquelas que defende uma escola, um hospital, uma câmara … em cada rua! Eu sou contratada há 17 (percorri o país todo) e se vinculasse nem que fosse a mais de 100 km já me dava por contente, porque milhares de jovens têm de ir para milhares de km….!!!! Colega os tempos mudaram… o mercado de trabalho é o mundo… não queira parar no tempo, como o outro…!!!
Boa sorte para todos!
O governo só deve cumprir a lei.
Cara Joana, proponha ao MEC o seu desejo e vistos não se importar de vincular em qualquer lado, deixe que quem está longe e queira aproximar-se legitimamente de casa o faça. Quer ficar a mais de 100km de casa? Pois eu estou a 200km e já vi na mobilidade de 2013 muita gente menos graduada ultrapassar-me… Não me parece justo, parece-lhe a si?
Penso que não interpretaram bem o que disse… é legítimo que quem está longe se queira aproximar… mas só porque há uma esperança de vincular alguns contratados, vêm logo os do quadro dizer que é injusto… que também querem concorrer, etc, etc… é lógico que se devia respeitar a graduação, etc, etc… mas enquanto cada um se preocupar só com o seu quintal este país não anda para a frente! Boa sorte para todos… eu continuo há espera de uma colocação… e não concorro só à porta de casa!
como na tropa imigra
Sempre foi pela graduação o vínculo… e é o critério mais justo. Só faltava mais esta, colegas com três e quatro anos de serviço passarem à frente de colegas com 20! Os colegas que estão no particular, deveriam estar numa prioridade diferente dos do público.
O que é um contrato anual?… e sucessivo? è preciso ser desde 1 de sembro até 31/08?
Pois é, sempre foi pela graduação o vínculo e não entendo para quê mudar agora o critério…!!!!
Na minha opinião, todos os contratados que estão a reinvindicar do MEC uma vinculação deveriam fazer prova não só do tempo de serviço prestado em ESCOLAS PÚBLICAS e só em escolas públicas, como também, que foram opositores (desde que iniciaram funções até à presente data) de TODOS os concursos externos a nível NACIONAL abertos pelo MEC e não obteviram vaga para vincularem em QE ou QZP, caso contrário a permanência como contratado foi uma opção. Sim, sim, porque há muitos contratados com muitos anos de serviço que ainda são contratados porque nunca tiveram uma oportunidade de estabilizar (embora concorram a nível nacional) e outros foram sempre seletivos (concorrendo apenas para um certo raio de km ou ficaram pelo colégio vizinho) e agora querem aproveitar a boleia dos primeiros para entrar. É uma vergonha!!!! E depois querem a união!
2013 – Concurso externo extaordinário primeiro que o “para inglês ver” do interno;
2014 – Se não houver justiça outro externo extraordinário;
2015 – Se se continuar nesta onda de ultrapassagens – Promessa (do MEC) de outro externo, se for necessário;
Daqui em diante: ao 6º contrato anual e completo – vinculação automática. Está tudo virado ao contrário!!!
Para quando um concurso interno com vagas ajustadas à realidade????? Até parece que não existem professores desterrados, sim desterrados aqueles que entraram quando tiveram vaga e foram aceitá-la onde ela estava (não ficaram à espera do que havia de vir!) ou horário-zero em resultado de tanta austeridade desmedida……
Sejam realistas e justos e exijam concurso nacional ANUAL para todos, mas com as vagas reais!
Vinculação sim, salário igual sim, mas não com estes critérios nem com esta sequência de concursos!
Sim, ele vao mudar a lei do trabalho por ti.
Vao por algo do genero, 3 contratos sucessivos e ter estado a mais de 300km de casa ou então 1 contrato e arreares as calcinhas… lol
Concordo com os colegas do QA.
Que vergonha é esta de outro concurso extraordinário? Esta tudo doido? E os do quadro longe de casa?????? Essas vagas vão para contratados e depois ainda passam à frente dos efetivos!!!! Afinal nao querem por professores na rua?????? E Ha vagas????? E os de quadro ficam de fora???? mais uma vez prejudicados???? Coitadinhos dos contratados!!!! Agora é tudo para eles. Eles nao estao vinculados pork nunca quiseram sair de casa. è a realidade. No meu tempo vinculei, nao tive concurso extraordinário. Acabem com a passagem dos QZP à frente dos Q.A. Que Injustiça. Eles perto de casa e os mais velhos longe…. Grande incentivo!