… entregue às Escolas TEIP para a contratação de professores e agora a mais 104 escolas.
À medida que aumentar o número de escolas que vão fazer a contratação direta a selvajaria vai aumentar ainda mais.
Agrupamento de Escolas de Santo António.
A situação que se passou é que foram chamadas várias tranches de 5 candidatos para o mesmo dia e à mesma hora. Eu fui chamada para a entrevista das XXh, quando me deparei que estávamos colegas de 4 tranches de 5 candidatos, aquando da chamada dos candidatos para verificarem quem estava presente. E soube que de manhã tinham chamado outras tantas para o mesmo horário e grupo de recrutamento.
Sinto-me completamente lesada, uma vez que era o n,º XX deduzi que fosse a 1ª dos 5 candidatos.O que ocorreu é que ao final de tudo foi selecionado o candidato com menos graduação, no próprio dia à noite por volta das 23h.Não está disponível na página do agrupamento a pontuação de cada candidato e, para além disso, sinto-me ofendida ter-me deslocado desde o XXXX até Setúbal para nada, uma vez que parece que o horário já estava pré-definido para determinada pessoa!…Colocou todos os professores do grupo 500 numa mesma sala e disse para não fazermos nenhuma exposição no facebook, etc.…O que é engraçado é que na altura que estávamos sós (os candidatos) eu disse que não concordava com este tipo de procedimento e o colega que foi selecionado achava que fazia muito bem! Pois sim, claro que fazia muito bem, pois já sabia que o horário era para ele!
Este tipo de escolas deviam era pagar os gastos que tivemos! Ainda para mais tinha vários assuntos nesse dia que tive de desmarcar, um deles era uma reunião com a minha orientadora de mestrado!Sinto-me ofendida, por mim e pelos restantes colegas, pois dos 7 que estávamos da parte da tarde, 5 eram do norte!
Escola Secundária de Caldas das Taipas
Apresentei a lista de certificados e comprovativos que a candidatura exigia e convoquei o meu entusiasmo e saberes acumulados para causar a melhor impressão ao júri, depois de ter dedicado algumas horas a preparar – conforme o aviso de abertura do concurso também solicitava – duas propostas de atividade a realizar com os alunos. Verifico que não trago comigo uma cópia impressa do cartão de cidadão. Provavelmente porque no dia anterior, noutra escola e noutra entrevista, terei entregado as duas cópias que antecipadamente preparei, coladas pelo destino e a má sorte. Noto o desconforto do júri, de olhar baixo a observar o meu dossier. O presidente do júri avança: teremos de excluí-lo da entrevista e do concurso por não cumprir um dos requisitos expressos no aviso de abertura, ou seja, apresentação de cópia do cartão de cidadão. Dei conta aos 3 elementos do júri que o referido cartão morava no bolso do casaco e que me dispunha a ir num instante fotocopia-lo. Que daria o lugar ao colega que aguardava e voltaria depois. Ou que poderia enviar naquele mesmo momento, para um endereço eletrónico que me indicassem, a cópia digitalizada que levo no smartphone. O presidente do júri reiterou a intransigência. o aviso não anuncia em parte alguma a obrigatoriedade de cópia impressa ou fotocópia; refere, sem mais: cópia (o sugerido e-mail cumpriria a função). O tempo que despendi a preparar a candidatura e a deslocar-me à escola foram liminarmente obscurecidos pela falta de uma fotocópia.
19 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Neste momento só me surpreende que estas “autonomias” sejam entregues a “apenas” mais 104 escolas…
Que humilhação! Como é possível ainda irem colegas do Norte de rajada para Lisboa como se fossem ali à mercearia fazerem compras… é mesmo o desespero. Alguma coisa tem de mudar, porque isto das entrevistas e tranches de carne, não é sustentável.
agora percebo certas reconduções de diretores… pena que tenham colocado as escolas às moscas…
Com a autonomia alargada todos estes problemas e injustiças desaparecerão, será esta a desculpa e será considerado “normal” que assim é a melhor forma de resolver as coisas, apesar de não ser. O ensino português morreu tal como o conhecíamos, escola para todos ou quase acabou
Já alguém denunciou esta situação?
Conheço uma das pessoas que esteve presenta na (pseudo) entrevista do Agrupamento de Escolas de Santo António, e também se viu ultrapassada.
A DGAE tem que tomar medidas, mas para isso é necessário denunciar estas situações.
Sugiro que os lesados da (pseudo) entrevista do Agrupamento de Escolas de Santo António reúnam esforços para fazer prevalecer a justiça.
Relembro que as Escolas dispõem de livro de reclamações!
Relativamente ao caso nas Taipas – Então vocês como candidatos na plataforma, já não viram todos esses dados validados pelo Ministério ?!? ENFIM… (continuem a lamber botas…)
É preciso relembrar que as TEIP foram criadas com toda a esquerdalhada a bater palmas?
Este caso de Caldas das Taipas é ridículo. Mas que tipo de professores são estes? Que cultura é transmitida às crianças? Que país é este que estamos a criar ensinando às crianças a serem um aleijadinhos burocráticos que nunca resolverão nada na profissão pois o que interessa é o formalismo bacoco e inútil?
Por falar em maus exemplos de autonomia, alguém sabe que maleita afetou o horário do 300 no agrupamento António Nobre, no Porto? O aviso de abertura é de dia 24 de setembro, a lista ordenada apareceu muitos dias depois de terminado o prazo de candidatura e até hoje ainda não há selecionado. Como o horário é de apenas um mês – que, a contar da data do aviso de abertura, termina para a semana – será que, dando largas a uma suposta teoria da conspiração, podemos acreditar que a ideia é empatar o processo até o docente titular regressar e, assim, anular o concurso?! Não sei se será só uma ideia estapafúrdia minha, mas parece-me que de entre os seiscentos e muitos candidatos algum já haveria de se ter disponibilizado a aceitar o lugar…
Li o texto escrito pela colega convocada para a entrevista no Agrupamento de Escolas de Santo António e fiquei com uma dúvida… O colega selecionado era o menos graduado da sua tranche ou o menos graduado do grupo de 20 candidatos?
Bom dia.
Estive nessa “entrevista” na escola de St. António. Considero que possuo o perfil adequado para as funções e a diretora acabou por admitir que eu tinha tido “uma boa pontuação”. No entanto o candidato selecionado está mais de 30 lugares atrás de mim, na lista da escola… Ora, o que fizeram foi simples: convocaram dezenas de candidatos e aplicaram os subcritérios a todos em simultâneo, em vez de ser tranche a tranche… Para mais, não atualizam a página do agrupamento e não divulgam os resultados. Estou a elaborar a queixa para a inspeção, para o ministro e para a própria escola. Façam o mesmo!! Peçam ajuda no sindicato!
Olá a todos… Também estive na entrevista… Gostava de acrescentar que a senhora diretora convocou 90 pessoas para a entrevista. O colega na posição 89 foi colocado. Para além disso, é do mesmo Concelho. Deve ter sido esse o critério usado… No mínimo ridículo. Há outro aspecto que irei divulgar em breve…. Estou só à espera dos documentos desta palhaçada toda…
Estamos no meio do circo, é só palhaçadas!!!! Será que nenhum senhor governante vê esta “merda”.Mas mesmo que para a próximo ano tentem remendar a coisa, já há muita gente prejudicada, colegas menos graduados a passarem à frente e a ganharem tempo de serviço…..Como está a educação em Portugal!!!!! Pessoal que passa por estas situações não tenham medo, denunciem dêem a conhecer nas televisões, temos que nos fazer ouvir!!! O país tem que saber o que se passa. Senhores ministros tenham vergonha!!!! Senhores Diretores de Escolas, lembrem-se que são pessoas como nós!!!
O sortudo selecionado chama-se Miguel Ângelo Velhinho da Silva e está, na lista ordena, na posição 2459. Parabéns colega, você é um sortudo. Deve ser mesmo especial.
Precisava que os colegas que estiveram no Barreiro na sexta-feira numa entrevista às 16h para o grupo 500 me contactassem para o mail contratacaoescola2013@gmail.com para fazermos uma denúncia conjunta, pois segundo o sindicato tem mais “peso” de for por muitos e nos mesmos moldes.
Muito obrigada
Força colegas. Eu desisti e não fui à entrevista, mas apoio totalmente. A direção desse escola devia ficar com o nome bem denegrido.
AVISO: colegas que concorreram a Pedome, grupo 110, horário 16 e ficaram nos 1ºs lugares, a colega que está lá colocada prestou falsas declarações no que respeita à data da obtenção da Qualificação Profissional e colocou o tempo de serviço todo após. A sua graduação para CE é de 20 e tal e não para cima de 26 como concorreu. O agrupamento tem documentos que provam o que acabo de escrever e ainda não procedeu à colocação do candidato que deveria ser!!!!!!!!!!!!!
Abuso de poder… esse presidente de júri deveria ser sujeito a uma inspecção por abuso de poder. Valerá a pena analisar quem foi seleccionado por este júri. Denunciar aqui e em todos os sites de educação. Estes abusos de poder deve ser amplamente divulgados de forma a moralizar os procedimentos.
É isso devem escrever no livro de reclamações. É um acto de cidadania…por favor denunciaem isso no livro de reclamação.
[…] Abuso de poder… esse presidente de júri deveria ser sujeito a uma inspecção por abuso de poder. Valerá a pena analisar quem foi seleccionado por este júri. Denunciar aqui e em todos os sites de educação. […]