Ainda o Primeiro Ciclo

E como se continua a fazer mais com menos com uma simples alteração no despacho de organização do ano letivo e que já tinha escrito aqui.

Nuno Crato: intervalos explicam a redução de uma hora nas escolas do 1º ciclo

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/07/ainda-o-primeiro-ciclo/

30 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • António on 7 de Julho de 2013 at 4:22
    • Responder

    Os docentes do 1º e 2º ciclo garantiram os exames na última greve na minha escola!!! Eles estavam muito em sintonia com este governo, agora, que toca a alguns deles, estão todos revoltados com sindicatos, com o governo, etc etc. A verdade é esta, custe o que custar a quem a lê. Até me dá vontade de rir! Agora eu não mexo uma palha… fico caladinho… até todos perceberem que desunidos não vamos lá.

      • Carla on 7 de Julho de 2013 at 10:49
      • Responder

      São atitudes destas que nos tornam na classe mais desunida à superfície da terra. É triste mas é a realidade que temos.


    1. Então eu e todos os outros que ficámos lado a lado com toda a classe também vamos ter o que não merecemos… onde está a solidariedade para connosco? Francamente, só somos uma classe quando dá jeito! Parem de maltratar colegas, muitos deles trabalham com o mínimo de condições e sempre pensaram nos alunos, nos outros colegas e na tão esperada qualidade da escola pública. E se o 1.º ciclo for de qualidade mais possibilidade há de os anos seguintes também o serem.

      • Rogério on 7 de Julho de 2013 at 12:28
      • Responder

      Caro amigo,

      Sou professor do 1º Ciclo e fiz greve como muitos outros. Ou acha que os mais de 90% em greve nesse dia foi só 3º ciclo e secundário?

      Esse tipo de comentários são vergonhosos!


    2. No meu mega agrupamento as educadoras e todos os colegas do 1º, 2º 3º ciclo fizeram greve. Alguns colegas do secundário asseguraram os exames. Generalizar é injusto. Não sei o que vai acontecer qto aos horários mas não me admirava nada que os profs do 1ºciclo tenha de assegurar a escola das 9h às 17:30. E mais uma vez vão comer e calar. Nisso dou razão à colega Rosa.


  1. Dentro da classe dos professores constato que os nossos colegas do 1ºciclo, não todos, mas um número substancial, são conformados e coniventes com o que tem acontecido. Por mais que tente explicar o que se tem passado, alguns nem sequer querem ouvir! Não lhes desejo mal. Gostava que isto não estivesse a acontecer, mas o colega António, infelizmente tem razão.


    1. Ó Rosa… Não percebo é qual a conivência dos professores do 1º ciclo. Quanto a este problema, não vejo qual o dramatismo? Afinal eles só querem que não vigiemos os intervalos… Qual o dramatismo?

    • joao pestana on 7 de Julho de 2013 at 12:45
    • Responder

    comentarios patetas… nao pode haver esta coisa dos de 1;2;3 ou secundario…. e por estas que nos lixamos sp…


  2. Mas infelizmentente constatou-se que na maioria das escolas os exames foram assegurados por colegas do 1º cilco…. Um bem haja a todos que perceberam que somos uma classe e precisamos de ser solidários. Aos muitos que até agora se sentiam salvaguardados por serem 1º ciclo, chegou a vossa vez…. Pode ser que para a próxima as coisas se processem de outra forma.


    1. Olá Ana… Faço parte de um dos cada vez mais megas que vão proliferando por aí. Somos 45 professores do 1º ciclo e na greve apenas 1 compareceu. Havia necessidade de pelo menos 20 professores para realizar os exames e o que é certo é que eles se realizaram.

    • João Pires on 7 de Julho de 2013 at 17:35
    • Responder

    A diferença é que até aqui os intervalos faziam parte da componente letiva pelo que, os professores do 1.ºciclo tb eram responsáveis pelos intervalos, ao contrário do que querem fazer crer, pois tinham de estar no local de trabalho. Com esta situação retirava-se à parte curricular meia hora por dia. Na maior parte dos agrupamentos esta meia hora era dedicada às expressões para não prejudicarem as outras áreas. Agora os intervalos passam para o TE não retirando tempo às áreas curriculares. Além disso, muitos docentes podem ficar livres nesses 30 minutos pois, não é necessário todos estarem nos intervalos ou estes períodos serem entregues a docentes sem turma por exemplo. Penso que esta situação, no caso de uma boa distribuição de serviço até será melhor.
    Quanto a esta guerrinha das greves meus amigos, tanto é democrata quem fez greve como quem não fez. Temos de respeitar a opinião de todos, até porque já vi muitos dos que fizeram greve e pediam a queda do governo a dizerem agora, que temos de evitar as eleições, por isso entendam-se.

    • Prof. 110 on 7 de Julho de 2013 at 18:46
    • Responder

    Isso de vigiar os intervalos. sinceramente nem sei para que serve. Então há auxiliares nas escolas para esse trabalho?

      • Daniel on 8 de Julho de 2013 at 5:57
      • Responder

      Vá lá que só é prof., pior seria se fosse professora… Cara Prof., sempre houve (agora menos!), tradicionalmente o hábito de os intervalos no 1.º ciclo também serem vigiados pelos professores, por um simples motivo: as escolas do 1.º sempre tiveram poucos ou nenhuns auxiliares (caso das escolas rurais). Se for dada às leituras, verá é que algo frequente por essa europa, sobretudo na do norte, naqueles países cujos sistemas educativos muitos elogiam…

    • João Pires on 7 de Julho de 2013 at 19:03
    • Responder

    Se a direção achar que tem funcionários suficientes, não há necessidade de ocupar essas horas com esse serviço.

    • sandra s. on 7 de Julho de 2013 at 23:28
    • Responder

    Não sei se entendi bem: os intervalos no 1º ciclo vão passar para a componente de estabelecimento?
    Agora pergunto: porque é que o mesmo não acontece nos outros ciclos? já que temos de fazer as 40 horas que sejam contadas na componente de estabelecimento, por que afinal, temos de estar na escola nos intervalos e muitas vezes a tratar de assuntos com alunos e a fazer outras tarefas para a escola.
    Se somarmos todos os intervalos QUE TEMOS DE ESTAR NA ESCOLA, dá mais de uma hora por dia.
    Não sei por que é que os sindicatos não fazem esta reivindicação.

      • Roscas on 8 de Julho de 2013 at 7:19
      • Responder

      Olhe, Sandra. Se calhar não sabe o que está a pedir, pois nos outros ciclos 50 min equivale a 1 h e o mesmo será dizer que lhe conta o intervalo como horário letivo. O mesmo deveria acontecer no 1.º ciclo, não acha? A diferença é que no 1.º ciclo efetivamente o professor trabalha no intervalo dos alunos e nos outros níveis, o professor descansa.

    • João Pestana on 8 de Julho de 2013 at 8:39
    • Responder

    Mas será que anda TUDO louco?
    Estes comentários são uma patetice pegada.
    Não sou professor do 1º ciclo… mas… será que não percebem que há escolas em que os professores têm de garantir os intervalos pelo simples facto de não haver quem vigie os alunos?
    Por outro lado, estamos a discutir perda de direitos… mais uma vez!
    Não faz qualquer sentido os intervalos deixarem de ser considerados para efeitos de tempo lectivo, pelo simples facto de que os professores estão, durante esse tempo, a fazer trabalho de acompanhamento aos alunos.
    Deixem de se mesquinhos e persecutórios.
    Indignem-se com quem se devem indignar. E exijam o que devem exigir, não podemos é deixar que simplesmente e sistematicamente vão piorando as nossas condições de trabalho.
    Querem poupar dinheiro?
    OK,,, de acordo, retirem-me o subsidio de férias se quiserem, retirem o 14º mês ( o ano passado não os tive!). Não tenho salário de 2000 euros (limpos), recebo cerca de metade desse valor!
    Agora, entre salário e despedimentos, prefiro ajustamento de salário com manutenção das condições de trabalho que dignifiquem a minha profissão e onde possa de facto desenvolver um trabalho eficaz!

      • Maria on 8 de Julho de 2013 at 10:58
      • Responder

      Subscrevo, João Pestana. Está tudo louco, e alguns de nós batem a escala… 🙂

      • maria ferreira on 8 de Julho de 2013 at 12:23
      • Responder

      Concordo plenamente…
      Os colegas de 1º ciclo, desculpem, a opinião, mas são os que mais horas trabalham.
      Se formos ver os de 2º, 3º e secundário verificamos que também não fazem 22 horas. E há mais, todos os docentes de 1º ciclo têm a função de direção de turma (aliás, com trabalhos que os outros ciclos não têm). Mas essa função é desempenhada na sua componente não letiva…

        • Inês 510 on 8 de Julho de 2013 at 14:15
        • Responder

        Considere-se um caso: Um professor do 1º Ciclo tem uma turma com 30 alunos na qual assegura a direção de turma.
        Um professor do 3º ciclo (por exemplo) tem 5 turmas com 30 alunos e é diretor de turma de uma delas.
        Por período faz dois testes em cada turma; são 300 testes para ver por período, 1200 por ano, e há que ter em conta que não convém que sejam iguais de turma para turma.
        Tem também que fazer fichas de trabalho e por vezes mini-testes, para que o aproveitamento dos alunos seja razoável.
        Como diretor de turma tem que “tirar” faltas, receber encarregados de educação, tratar de correspondências entre si e os EE, etc….
        No final de cada período, preparar reuniões de avaliação, lançar notas, e preencher formulários .
        Acho que trabalhar com 30 alunos será bem diferente!

          • DuarteF on 8 de Julho de 2013 at 15:28

          Só que a colega tem uma secretaria que lhe faz muitos serviços, no 1º ciclo não(ex: matrículas, ofícios,…). As atividades do PAA são sempre para ser cumpridas pelo 1º ciclo, as festas,…entre outros serviços. Portanto colega, será que a estou a ofender? Trabalho não nos falta. Temos uma carga horária efetiva, na escola, superior… acho melhor ficar por aqui. Nota : Também tenho uma licenciatura, mas sou “simplesmente professor do 1º ciclo” e por escolha!

          • Inês 510 on 8 de Julho de 2013 at 15:39

          Nas escolas onde tenho leccionado as secretarias não não fazem nada, apenas enviam a correspondência. Os PAA no 3º Ciclo e Secundário também são para cumprir. Quanto ás matriculas eu própria já as tenho feito (Em algumas escolas é o DT que as faz)

          • natalia on 8 de Julho de 2013 at 16:36

          As coisas não podem ser analisadas assim…um prof 1º ciclo tem cerca de 24 alunos por turma, mas leciona várias áreas disciplinares e não disciplinares, fazendo em todas elas avaliação por observação direta e, a par com outras metodologias, através de fichas de avaliação a port, mat e est meio (como tal multiplicam-se os 24 alunos por 3 testes distintos, por vezes) e a eles juntam-se as fichas, os “mini-testes” de que fala, as diversas metodologias previstas no agrupamento, etc..etc… etc….etc… Tudo dentro de uma mesma sala. Ainda que no mesmo ano, dentro da sala tem níveis distintos…logo trabalho diferenciado… Não sei se já alguma vez trabalhou no 1º ciclo, eu já trabalhei no 2º e considero-o bastante menos trabalhoso, com ou sem DT. Cada um sabe o que lhe custa… nenhum de nós, qq q seja o ciclo em q está, é mais ou menos que o outro…


  3. Cada vez vejo mais gente com argumentos estúpidos que só fazem mal à classe profissional dos professores, será que querem acabar de vez com a escola publica vejam se pensam um pouco antes de argumentarem baboseiras. São professores!!!! não parecem!!!!

    • João Pires on 8 de Julho de 2013 at 16:16
    • Responder

    Pelo que vejo aqui parece-me que apenas a avaliação de desempenho, “quando se tentou que ela fosse a sério”, é que uniu os professores. Como a avaliação neste momento é a brincar, só para se dizer que se faz, já ninguém se entende. Todos têm a mesma carga horária, 35 horas ou são só as horas letivas que contam? O problema não é esse, é que dantes os professores do 1.º ciclo eram compensados na aposentação e hoje isso já não acontece. Depois há outro problema que é a distribuição de serviço. Os Agrupamentos ainda não entenderam que todos são professores do agrupamento e por isso, na distribuição de serviço ,há que haver critérios coerentes de modo a não beneficiar uns e prejudicar outros.


    1. apoiado

    • João Pestana on 8 de Julho de 2013 at 17:20
    • Responder

    Não chega já de parvoíce???
    SOMOS TODOS PROFESSORES!

    • António Paulo on 10 de Julho de 2013 at 16:52
    • Responder

    É bem feito, estes “colegas” boicotaram a greve dos professores e foram fazer as vigilâncias às secundárias no exame de português, achando que a luta não era com eles.

    • Ana Pereira on 10 de Julho de 2013 at 17:03
    • Responder

    Caro António Paulo,

    concordo em absoluto com o que diz. Mas há mais, a maioria dos docentes do 1º ciclo estão impreparados para dar aulas, as notas dos exames do 4º ano foram uma miséria, muitos dos alunos chegam ao 5º ano sem saber ler, escrever ou efetuar cálculos simples. Vale mais uma antiga professora primária com o curso do magistério primário que uma mão cheia destes “doutores”

      • Prof on 10 de Julho de 2013 at 18:45
      • Responder

      Cara Ana Pereira:

      Impreparada é a colega que fala do que não sabe. Vá dar banho ao cão.

Responder a António Paulo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: