Nuno Crato na SIC Notícias
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=as1Uxuxa1Fg]
João Casanova na RTP
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KR4I9BJmXk4]
Jun 26 2013
Nuno Crato na SIC Notícias
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=as1Uxuxa1Fg]
João Casanova na RTP
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KR4I9BJmXk4]
Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2013/06/o-governo-ontem-a-explicar-o-entendimento/
2 comentários
A lição que extraio de toda esta odisseia é que da birra que os sindicatos e os professores grevistas fizeram quem acabou por ficar bem, com boa imagem pública, foram o MEC e seus assessores.
A imagem que o estatuto de professor na sociedade portuguesa possa ter legitimado este calvário não encobriu as muitas das suas fraquezas: a falta de união e de objetivos para além dos meramente educativos e administrativos que os define, a fragilidade face à destruidora máquina de higienização da escola pública, à precaridade dos desmandos do capitalismo.
Esta é uma fraca ação, um mau resultado para classe docente, um reconhecimento de não poder e de não autoridade, que podia ter resultado num prejuízo melhor (salvaguardando a lamechice face à classe discente), para maior união e reconhecimento da classe a nível profissional e social.
Não se enganem: pois não é com birras que se defendem direitos fundamentais que tocam o coração da dignidade humana, ainda que representativamente aqui docente.
Era uma luta que deveria ter tido um desfecho final, mas acabou por abrir brechas e adiar aos professores um desfecho trágico com consequências evitáveis.
Mostraram medo. Ensinaram ao Senhor como dominar o seu Escravo.
http://porteduca.blogspot.pt/2013/06/carta-aberta-fne-e-fenprof-agora-que.html