À Atenção dos Ainda QZP

Mudanças nos Quadros de Zona Pedagógica podem afectar 11 mil professores

 

O dirigente da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, acusou esta segunda-feira o Ministério da Educação e Ciência (MEC) de estar a aproveitar o processo para a vinculação dos docentes “contratados” para diminuir de 23 para cinco o número de Quadros de Zona Pedagógica.

 

Parece idiota esta atitude do MEC (ou da FENPROF) em anunciar uma intenção de fazer-se desaparecer os atuais 23 QZP para 5 com o único objetivo de obrigar os docentes que ainda são QZP a obter uma colocação fora do seu QZP de origem.
Se o número de DACL em QZP fosse elevado seria entendível esta situação, mas como oficialmente existem nesta altura apenas 304 docentes em QZP por colocar num universo de 876 docentes é perfeitamente ridículo que se pense numa situação deste género com estes números irrisórios.

A única situação mais preocupante no que respeita aos docentes em QZP situa-se nos grupos 100 – Educação Pré-escolas e 110 – Primeiro Ciclo que por fruto do encerramento destas escolas no interior colocaram mais docentes em “horário zero”.

E por este conjunto de docentes vale a pena alterar o âmbito geográfico dos atuais QZP?

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/11/a-atencao-dos-ainda-qzp/

9 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Primeiro Ministro on 13 de Novembro de 2012 at 10:12
    • Responder

    Penso que esta medida não e totalmente descabida , senão vejamos:
    Muitos professores dos atuais qzp não são obrigados a concorrer no concurso interno a mais do que o seu QZP a que pertencem o que leva a que muitos deles não efetivem tornando-se professores DACL. Como tal no Concurso de Mobilidade Interna irão concorrer na 1º prioridade `a frente dos professores que pretendem destacamento por aproximação `a residência. Subverte a graduação e ainda por cima ficam melhores colocados. Como tal concordo com esta medida obrigando a que possam ficar efetivos por agrupamentos e não por zonas.

      • Pedro on 13 de Novembro de 2012 at 11:58
      • Responder

      Claro que os professores que concorrem por destacamento por aproximação à residência o fazem devido a colocação em concurso interno voluntário…

        • Primeiro Ministro on 13 de Novembro de 2012 at 15:31
        • Responder

        Realmente tem razão, mas não podemos esquecer que muitos Professores de QZP preferem manter-se como tal do que efetivar num agrupamento. Assim conseguem sempre concorrer como DACL o que permite ultrapassar os Professores do Quadro que pretendem aproximar-se. Injusto, uma vez que são professores que em maioria têm menos graduação.

          • Pedro on 14 de Novembro de 2012 at 21:38

          Gostava de saber como tem tanta certeza acerca da graduação de milhares de professores
          colocados em milhares de escolas.Posso dar-lhe muitos exemplos que contariam
          a ideia enviesada que tem acerca da hierarquia dos professores dos quadros. Acima de
          tudo não se esqueça que este tipo de medida poderrá afetar todos os professores e não apenas
          os qzp.

    • oleg on 13 de Novembro de 2012 at 11:24
    • Responder

    Faz todo o sentido em articulação com a proposta de vinculação de contratados. Se é obrigatório concorrer a um qzp no mínimo, que ele seja bem grandinho (pensamento do MEC).

      • K on 13 de Novembro de 2012 at 15:56
      • Responder

      Para mim é exatamente isto o que o MEC quer…
      Nada tem com os que ainda estão num qualquer QZP mas sim para obrigar os contratados a concorrer para mais do que querem…

      Antes era o pais inteiro, para agradar aos Sindicatos …

      MEC: “E que tal só para 1 QZP? ficam felizes assim? estão a ver como somos uns gajos porreiros!”
      Sindicatos: “Conseguimos uma das coisas que queriamos!”
      MEC: “Ok alterem ai os QZP’s para lixarmos os gajos!”


  1. O Sr Primeiro ministro só pode estar a gozar com o pessoal…. e mais não digo 🙁

      • Primeiro Ministro on 13 de Novembro de 2012 at 15:27
      • Responder

      Não brinco com coisas sérias por isso reafirmo que concordo com o alargamento da área geográfica dos atuais qzps. É injusto que um professor que se encontra em qzp continue à frente dos professores que pretendam pedir aproximaçãoà residência. Onde está o critério da graduação?

        • Carlos S. on 13 de Novembro de 2012 at 23:03
        • Responder

        Desculpe “Primeiro Ministro” mas não posso deixar de comentar e contradizer o que foi dito. É verdade que os QZP estão atualmente obrigados a concorrer a apenas uma zona pedagógica…mas esquece-se que quem o faz está mais suceptível aos horários zeros e só Deus sabe quais serão as consequências disto (= provável desemprego). O mesmo se poderá dizer dos contratados…atualmente podem não aceitar uma colocação ( no meu tempo dava uma penalização de dois anos) contudo não acho que seja benéfico para eles recusarem o que quer que seja. Portanto colega, não queira o mal dos mais novos e que são porventuda os mais injustiçados e mais vulneráveis deste maldito sistema. Quer se queira quer não ( e acho muito bem que assim seja) os mais enraizados e seguros são os do Quadro de Agrupamente…seguem-se os QZP … e finalmente os Contratados. Colega, para terminar e se me permitir, deixo-lhe só um pensamento: Qualquer pessoa pode ambicionar atingir o topo e o bem estar, mas sem necessidade de atropelar quem quer que seja.


  1. […] como também referi no dia 12, seria uma autêntica parvoíce alargar este âmbito geográfico tendo em conta o reduzido número de docentes de QZP por colocar […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: