Manifestação de Dia 12

Que pode muito bem ser a última nos tempos mais próximos para muitos professores, especialmente contratados. Mas de acordo com o acórdão do Tribunal Constitucional sobre o corte dos subsídios já se admite despedimentos na função pública em 2013, que não só os por mútuo acordo.

Se espero a solidariedade de quem não sente na pele o ICL, não espero. Nem de muitos outros que se acomodaram às inevitabilidades e desistiram de qualquer acto de manifestação pública.

E também há aqueles que já têm as malas preparadas para à primeira oportunidade procurarem o conforto fora do país.

Se espero uma enorme manifestação dia 12? Não, infelizmente!

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/07/manifestacao-de-dia-12-2/

37 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Bruno Reis on 7 de Julho de 2012 at 3:38
    • Responder

    Não sejas pessimista Arlindo. Preocupa-te é em libertar a tua agenda para dia 12 para participares também na manifestação.
    Até lá.

    • maria marques on 7 de Julho de 2012 at 10:26
    • Responder

    Acho que não tem qualquer lógica fazermos uma manifestação durante a semana, porque há ainda muitos professores com imenso trabalho agendado, as férias só se iniciam no final do mês. Façam uma manifestação, comojá o fizemos, a um sábado, que de certeza irão muitos mais professores. Temos de fazer parar Lisboa e de certeza que não será numa quinta feira.

      • Elsa Borges on 7 de Julho de 2012 at 10:46
      • Responder

      Bom dia colega Maria,
      não creio que o facto de ser durante a semana seja problema, pois existem milhares de contratados que já se encontram em casa, uns porque infelizmente estão no desemprego como eu, outros porque apenas fizeram uma ou duas substituições. Se os contratados que mencionei saíssem para a rua, acredite que já seríamos muitos!
      Eu já participei em bastantes manifestações e é sempre uma tristeza ver os colegas contratados que participam, contam-se pelos dedos…. é triste!
      Assim como o Arlindo, eu também não estou muito confiante, grande maioria dos contratados estão acomodados, ainda não acordaram para a vida, quando acordarem já será tarde! Eu sempre lutei e continuarei a lutar, pois neste momento o que está acontecer é muito grave!

        • Helena Fig on 7 de Julho de 2012 at 12:22
        • Responder

        concordo com a Elsa, sempre que participo e já o faço há muitos anos sinto sempre que os jovens contratados não querem saber de nada, pensam que as coisas descem do céu sem esforço!… não lutem não… que como diz o ditado: quem não chora não mama ou quem não aparece esquece…

          • Ana410 on 7 de Julho de 2012 at 17:16

          Concordo plemamente. Acho que não tem lógica nenhuma é fazer ao fim de semana, mas enfim.
          Quanto ao post, Arlindo, não obstante o teu direito em manifestar a tua opinião, penso que não é muito favorável fazer um prenúncio destes, pois pode desmotivar algumas pessoas a achar que não vale a pena participar. Estou como o Bruno Reis, não sejas pessimista!!!

  1. Infelizmente, subscrevo!
    Já tiveram na rua a grande maioria dos professores e deixaram cair essa união sem efeitos positivos e práticos visíveis. E agora querem o quê? Quem deu tudo o que tinha a mais não é obrigado!E sim, as malas estão feitas… apareça uma oportunidade longe deste país que irei certamente!
    Se houver quem ainda não tenha lutado…. que vá para a rua… e lute como outros lutaram em anos anteriores! Desejo-lhes melhor sorte que a minha!

    • salete Dourado on 7 de Julho de 2012 at 11:11
    • Responder

    Porque não agendaram a greve em dia de exame nacional?

      • Luís on 8 de Julho de 2012 at 21:59
      • Responder

      Aqui está o cerne da questão !!!! esta seria a principal questão que se deveria colocar, olhem para os da TAP por exemplo, fazer manifs/greves qdo causa mais impacto.
      Dia 12 la estarei, mas com a perfeita noção que uma manif em Julho nãao teria o impacto que poderia ter em datas mais “apropriadas”

  2. Há um pré-aviso de greve. Quem quiser pode ir. Para esse peditório de ser ao fim de semana, dia da semana, à tarde e coiso e tal, já dei. Ouçam os Deolinda: “Hoje não, que me dói a barriga!”

  3. Faltou dizer que estou no topo da carreira. Em situação que permite a reforma antecipada, sem qualquer risco de horário zero.
    Mas há princípios de solidariedade que sempre me orientaram.
    Agora, custa ir até Lisboa, fazer 350 Km e verificar que, quem mais precisa, ficou a ver telenovelas, ou a fazer uma ata na escola.

    1. JCP, estou numa situação idêntica à sua. No topo da carreira mas infelizmente com uma diferença, a minha idade, 51 anos, não me permite a reforma antecipada. Se não fosse este pequeno detalhe já não estaria seguramente no ensino. Mas subscrevo o que diz, continuo e continuaria mesmo reformada a lutar. Como refere, há princípios de solidariedade e justiça que sempre me orientaram ao longo de uma carreira de 32 anos. Ah, falta dizer que com esta, dita, reforma curricular, vou estar este ano em ICL.

        • Ana410 on 7 de Julho de 2012 at 17:19
        • Responder

        Parabéns aos dois!!!!! É admirável ver a vossa atitude e espero que sirva para envergonhar os contratados que não se vão mexer no dia 12.´

  4. Há os que acham que ir é contribuir para renovar a força dos sindicatos e receiam ser traidos de novo!
    Eu considero ir um acto de solidariedade um grito de revolta. A fraqueza sindical é a nossa fraqueza os e dos fracos não reza a história.
    Não tazer nada é consentir o maior despedimento coletivo em silêncio, é abrir portas a novos ataques aos direitos dos professores.

    • maria on 7 de Julho de 2012 at 12:18
    • Responder

    Quem foi que abriu a porta a ataques aos direitos dos professores quando negociou a progressão na Carreia para os que não dão aulas e o acesso ao topo da Carreira a quem nunca se esforçou minimamente e nem uma licenciatura fez? Quem negociou a aposentação sem penalização para bachareis com 50 anos e deixou os outros agarrados a taxas e cortes de subsídios e aposentação antecipa com cortes de 6.5% ao ano? Quem foi que tramou a classe e especialmente os que durante décadas pagaram as suas quotas? Foram os que não vão a essa manif’s por lhes doer a barriga? Que doa a bariga a quem comeu as pizzas!

    • Mau_Maria on 7 de Julho de 2012 at 13:15
    • Responder

    Eu, contratada desde 2004, lá estarei no Rossio às 15 horas.

    • sandra s. on 7 de Julho de 2012 at 14:17
    • Responder

    Concordo, Arlindo.
    Se está TUDO MAL no ensino, reivindica-se o quê concretamente????? Já estamos habituados à falta de objetividade no que diz respeito aos motivos das lutas. Não seria interessante indicar CLARAMENTE o que se reivindica????? As contestações feitas no abstrato não dão em nada… por isso, no momento das negociações cede-se, como aconteceu no passado… Os sindicatos queriam a maior manifestação de sempre e tiveram-na em Lisboa duas vezes. O resultado, para os contratados, foi o pior de sempre. De lá para cá nunca a situação dos professores contratados esteve tão consentidamente degradada.

  5. Já repararam que os médicos ameaçam com 2 dias de greve e o ministério da saúde estremece???
    Já repararam nas consequências de não existirem serviços médicos num Hospital público durante dois dias???Isso pode colocar em causa a vida de pessoas naqueles corredores que por azar se sentiram mal quando o Hospital está apenas com os serviços mínimos ativos!Não há consultas, não há cirurgias, muitas marcadas com meses e meses de antecedência!!!Prejudica as pessoas??Sim, muito!!E é por isso que causa impacto!!Não é por acaso que são a classe profissional mais unida e mais respeitada do país!!!
    Neste blog fala-se em greve ao serviço de Exames Nacionais e “Ai Jesus que estamos a prejudicar os meninos e a vida deles que coitadinhos nunca mais serão os mesmos e não vão entrar para a Universidade por nossa causa….Somos mesmo ruins….Não se faz e só um professor incompetente que não gosta dos seus alunos iria sugerir uma coisa dessas!!”
    ACORDEM!!!!Nós contratados conseguimos fazer parar o sistema se nos unirmos!!!!!!precisamos de causar impacto para verem a importância que nós temos e o quanto levamos a sério as nossas reivindicações!!!!
    Até lá….o ministério nunca vai estremecer….e nós nunca vamos ser respeitados…

    • RS a.k.a O Cão Danado on 7 de Julho de 2012 at 18:24
    • Responder

    Eu irei estar presente em Lisboa…

    Aliás algo me diz que com o passar dos dias muitos colegas vão se aperceber que não tem outra hipótese senão ir a manifestação. Aliás quem já assistiu pessoalmente ao início de funções de uma CAP, como eu já assisti, deve ficar muito assustado mesmo.

    Seja professor do quadro ou professor contratado.

  6. dia 12 é o DIA…

    As minhas sugestões:
    levar manuais e deixar na escadaria da Assembleia(no próximo ano estamos no desemprego, vamos entregá-los…)
    colar cópias dos nossos certificados, de cursos tirados em 4 ou 5 anos (não somos como o relvas…)

  7. Quando é que os sindicatos mobilizam autocarros grátis, tal como aconteceu na grande manif dos 100mil?

    Os 100mil foram pq tinha autocarro gratis.

  8. Quando é que os sindicatos mobilizam autocarros grátis, tal como aconteceu na grande manif dos 100mil?

    Os 100mil foram pq tinha autocarro gratis.,.

      • Sofia BG on 7 de Julho de 2012 at 22:14
      • Responder

      A fenprof (sprc de coimbra) disponibilizou este ano os autocarros para sócios e não sócios!

      Por isso espero que dia 12 não vai 1/10 do autocarro cheio, como tem sido o costume este ano.

      Convém quem não é sindicalizado, telefonar ao sindicato da região a perguntar como é?

      • Ana410 on 8 de Julho de 2012 at 13:58
      • Responder

      Elsa, o transporte dos sindicatos é gratuito, para sócios e não sócios!!!!!!!! Pelo menos o SPN. Não deixem de ir e levem a família toda, que é o que eu vou fazer!!!

    • Hélio on 7 de Julho de 2012 at 19:36
    • Responder

    Trabalhar de borla é bónus na contratação de professores!!

    http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Guimar%E3es&Option=Interior&content_id=2652884

    DIVULGUEM esta pouca vergonha, e falta de consideração pelos professores, que se passa em Guimarães, onde a Câmara quer colocar os professores de Educação Física a trabalhar de graça, se tivermos em conta os gastos para transporte, vão ter de pagar para trabalhar. OBRIGAR a fazer VOLUNTARIADO!!! Nunca VISTO.

    Já é hora de dizer BASTA!!

      • Bruno Reis on 7 de Julho de 2012 at 22:52
      • Responder

      Voluntariado forçado tem um nome: ESCRAVATURA

    • Xana G. on 7 de Julho de 2012 at 23:15
    • Responder

    Eu vou!

    Porque os motivos da luta dizem respeito a TODOS nós;
    Porque os meus alunos merecem mais e melhor do que turmas de 30 alunos e um ensino descaracterizado;
    Porque tão cedo não surgirá outra ocasião para mostrar a minha revolta;
    Porque quero estar novamente no meio de milhares de colegas que sofrem como eu as as consequências das políticas educativas a que estamos sujeitos.

    EU VOU! VEM TU TAMBÉM!

    1. Eu também lá estarei! E espero ver lá muitos colegas. Acho que devia ser divulgado na comunicação social.

    • Isabel on 8 de Julho de 2012 at 9:24
    • Responder

    alguém me diz pq é que sindicatos devem disponibilizar autocarros de borla a quem não é sindicalizado? com o dinheiro de quem paga quotas? ok, tá bem, tá!

    • Isabel on 8 de Julho de 2012 at 9:32
    • Responder

    Dia 12, estarei em lx. Quadro, 20 e muitos anos de serviço, sem risco de ICL nos anos mais próximos. E a nossa referência e razão não têm de ser os 100 ou 120 mil. senão, teremos de baixar a cabeça e reconhecer que o que nos pôs na rua foram uns ranhosos papéis sobre a ADD, que escondemos por trás de cartazes de defesa da escola pública. as desculpas não vão acabar com isto. bora lá!

      • Xana G. on 8 de Julho de 2012 at 9:34
      • Responder

      É isso mesmo, isabel! Bora lá!

      Juntos novamente!

    • MarteAtaca on 8 de Julho de 2012 at 13:53
    • Responder

    «Vamos lá ver no que temos que cortar mais na Saúde e na Educação para fazer face à questão dos cortes insconstitucionais dos subsídios» palavras de Passos Coelho.

    Que tremenda provocação!!!!!! Não haverá mais «gorduras do estado» que necessitam de cortes????

    • Silva on 8 de Julho de 2012 at 14:51
    • Responder

    Chegou a altura de dizer BASTA. Dia 12 de julho – manifestação.
    Apelo a todos os professores contratados e do quadro a irem à manifestação. Temos que encher Lisboa.

  9. Dia 12 é o DIA…

    Somos a classe menos unida e poderíamos ser a mais forte, a mais poderosa…poderíamos parár o país e fazer ver como somos importantes e não descartáveis…

    Os controladores aéreos conseguem…
    os camionistas conseguem…
    os motoristas da cp conseguem…
    com os médicos eles até se borram…

    e nós?? e nós? somos uns falhados, que andamos em pequenas guerras de grupos e aceitamos tudo. Se nós parármos onde é que os papás metem os meninos?como vão as empresas dos papás trabalhar?

    dia 12 é o DIA…
    manifestar é pouco, vamos ter de ser mais radicais…

    • sónia Antunes on 8 de Julho de 2012 at 17:11
    • Responder

    Dia 12, TAMBÉM LÁ ESTAREI!!!

  10. A publicidade tem sido nula.
    Na manif dos 100mil não se ouvia falar de outra coisa.

    • César Paulo on 8 de Julho de 2012 at 19:15
    • Responder

    Boa tarde colegas!!!

    TEMOS TODOS DE ESTAR EM LISBOA NO DIA 12.
    Operacionalizem as vossas viagens!! Transporte gratuito assegurado.

    PODE VIR A SER O NOSSO ÚLTIMO MOMENTO DE LUTA …
    Esta manifestação PODE VIR A SER MUITO IMPORTANTE NA DEFINIÇÃO DO FUTURO DOS PROFESSORES CONTRATADOS.

    Muita informação em:
    https://www.facebook.com/groups/224984047620788/

    TODOS JUNTOS DIA 12 CONTRA O MAIOR DESPEDIMENTO DE SEMPRE NA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS!!!

    CIP

    • Joana Silva on 8 de Julho de 2012 at 23:41
    • Responder

    Os médicos conseguem, os controladores aéreos conseguem, os professores tb conseguem se estiverem em LISBOA no dia 12.
    Há autocarros gratis do sindicato.
    É agora ou nunca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: