Este é o título de primeira página no jornal público de hoje onde dá conta que entre 2009 e 2012 2008/2009 e 2010/2011 o número de professores do quadro caísse de 119.776 para 97000 docentes.
De acordo com a última informação disponibilizada publicamente pelo MEC havia em Dezembro de 2011, 108544 docentes dos quadros.
Antes de ler o conteúdo da notícia acho muito estranho que os dados conhecidos há cerca de 6 meses fossem tão diferentes dos conhecidos hoje, ainda confirmo a fonte desta informação durante a amanhã.
Adenda: Adicionado link para a notícia do público e correção às datas do texto inicial.
Em três anos há menos 23 mil professores no quadro, mas a contrato são mais 20 mil
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Só faz falta quem cá está.
Alguns não fazem falta nenhuma! Bem que podiam dar lugar aos mais novos. Estão a ficar com o lugar a prémio, alguns já andam cheios de medo de irem para Dacl.
23.000 parece-me exagerado… No entanto, perderam-se muitos lugares, desde 2009, pois, os lugares do quadro dos que se reformaram não foram ocupados por novos docentes, pois, não existiu concurso de ingresso…
Se juntarmos a este número os contratados que deixaram de lecionar teremos um nº MUITO MAIOR (talvez o dobro) de professores que deixaram as escolas. Isto só prova que atualmente os professores fazem o trabalho que anteriormente 2 ou 3 professores faziam. Acredito que com as novas alterações curriculares ( para poupar) vai gastar-se muito mais em baixas médicas. Estou convencida que irão aparecer, ainda durante o 1º período, muitos horários para substituição. Enfim, são as opções de quem nos (des)governa.