Um Aperitivo Para Travar a Euforia

…que vai reinando entre os Professores do Ensino Particular e Cooperativo com Contrato de Associação.

Voltarei a este tema mais tarde e com números das listas de 2009.

 

1 – Os candidatos ao concurso interno podem ser opositores, em simultâneo, à transferência de agrupamento de escola ou escola não agrupada no grupo de recrutamento em que se encontram vinculados e à transição de grupo de recrutamento.

Quem perceber este post e perceber minimamente como funcionam as movimentações dos concursos internos descobrirá o caminho necessário para ingressar em lugar de quadro em 2013 e quais os grupos e QZP que possivelmente terão lugar vagos.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/03/um-aperitivo-para-travar-a-euforia/

35 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Elsa Dourado on 9 de Março de 2012 at 18:05
    • Responder

    Arlindo!
    Não percebi bem a coisa! Quererá isto dizer que um opositor do grupo 300, pode concorrer para qualquer outro grupo? E as habilitações inerentes aos grupos específicos?
    Aguardo, com curiosidade mais informações.
    Abraço, Arlindo!

    • El Greco on 9 de Março de 2012 at 18:39
    • Responder

    Nada mais errado. Uma das grandes injustiças prende-se com este ponto. Sublinhe-se que, de forma óbvia, é necessário a profissionalização para se poder concorrer a outro grupo de recrutamento por transferência.
    Mas a questão prende-se com a falta (por falta, refiro-me a inexistência) de vagas que irão existir em determinados grupos como o 320 e o 340 (professores com profissionalização em 2 ou mais grupos de recrut.) que não só não conseguirão efectivar nos seus grupos como também lhes será VEDADA A POSSIBILIDADE DE CONCORRER A OUTRO GRUPO DE RECRUTAMENTO NA MOBILIDADE INTERNA. Boa gestão dos recursos humanos? Não me parece… Distracção dos sindicatos? Não, porque alertei vários para esta situação incompreensível…

    • Teresa Tavares on 9 de Março de 2012 at 19:47
    • Responder

    Realmente, esta é uma questão que está pouco esclarecida; Como professora do QZP no grupo 110, posso concorrer em simultâneo a outro grupo, para o qual sou proffissionalizada? Não sei… alguém me esclarece?
    Obrigado


    1. Penso que não.
      Só os de quadro de agrupamento terão a possibilidade de concorrer em simultâneo à mudança de escola e à mudança de grupo.

      Como em 2009 não foi possível concorrer às duas situações simultaneamente houve poucos candidatos na 4ª prioridade.

      As vagas que abrirem, especialmente no 2º ciclo, deverão ser quase todas ocupadas por candidatos dos quadros de agrupamento do 1º ciclo que concorrem à mudança de grupo de recrutamento.
      A janela de oportunidades para ingresso na carreira para muita gente contratada vai voltar a ser o grupo 110.

        • Teresa tavares on 9 de Março de 2012 at 21:19
        • Responder

        Arlindo,
        Acho que tem razão, no entanto, não me parece que seja uma boa gestão dos recursos porque a minha zona 05 tem professores vinculados a mais que aguardam colocação meses seguidos e profissionalizados para outros grupos de ensino;por outro lado, contratam professores para esses grupos de ensino… isto é uma boa gestão? não me parece…
        Obrigado

        • Sandra on 9 de Março de 2012 at 22:19
        • Responder

        Sendo os profs QZP professores de carreira e concorrendo ao concurso interno,logo poderão concorrer em simultâneo à transferência e à mudança de grupo.Pelo menos é a leitura que faço deste futuro diploma.


        1. Tenho dúvidas pelo seguinte:
          Pode ser em simultâneo na transferência de agrupamento de escola ou escola não agrupada. E neste caso um QZP ainda não tem escola de vinculação.

    • Sofia on 9 de Março de 2012 at 21:45
    • Responder

    Fiquei curiosa com o “aperitivo para travar a euforia” dos professores do ensino particular com contrato de associação. Realmente só consigo ver centenas de colegas a ultrapassarem-me neste próximo concurso e sinceramente não acho justo… Espero que consiga animar-me e a milhares de colegas nas mesmas condições, sinceramente espero.


    1. Eu queria ver se conseguia desanimar os professores do ensino particular a concorrer, mas acho que por aqui não vale a pena ir.
      Ainda dou piores expectativas aos outros.

      Acho que até vou apagar este post.

    • lmsg on 9 de Março de 2012 at 22:05
    • Responder

    Sou QZP 02 e estou colocada no 07, estou no grupo 110, mas gostaria de concorrer ao 120…
    Isso será possível nos concursos deste ano ou só no ano que vem?
    Ai como eu gostava de mudar de grupo…

      • TTavares on 9 de Março de 2012 at 22:14
      • Responder

      COLEGA,
      Pelo que o arlindo disse não pode. É a gestão que temos, não nos dão hipóteses… só desilusões, umas atrás das outras, já lá vão 19 anos nisto…

    • lmsg on 9 de Março de 2012 at 22:15
    • Responder

    Quero mudar para o grupo 210…não 120…upssss!

    • lmsg on 9 de Março de 2012 at 22:24
    • Responder

    EL GRECO, mas porquê “VEDADA A POSSIBILIDADE DE CONCORRER A OUTRO GRUPO DE RECRUTAMENTO NA MOBILIDADE INTERNA” não compreendo???

      • El Greco on 10 de Março de 2012 at 11:48
      • Responder

      Porque segue o mesmo procedimento dos concursos de 2006 e 2009 em que, nessa altura, já não era possível.
      A única inovação prende-se com o facto de podermos (e os QZP podem, ao contrário do que já li por aqui…) concorrer em simultâneo a 2 ou mais grupos de recrutamento, mas apenas para preenchimento de necessidades permanentes, vulgo quadro de agrup.
      El Greco


  1. Arlindo, diga aos do particular que vão ficar com ordenado miserável em relação ao que estão a ganhar. Talvez assim não concorram.

      • Ana Sofia on 10 de Março de 2012 at 14:03
      • Responder

      Mas é mesmo verdade! Já estive no privado e ganhava bem mais. São cerca de 400 euros a mais! È dinheiro! Embora ddependa do temp que se lá esteve!

    • TTavares on 10 de Março de 2012 at 18:30
    • Responder

    El Greco,
    Ajude-me e esclareca-me de uma vez por todos.
    Posso no concurso interno, concorrer para ao meu grupo 110 ao qual estou vinculada há 18 anos e em simultãneo concorrer ao 240 como profissionalizada, sem perder o vinculo ao meu QZP? Se sim, em que prioridade?
    O novo diploma é um pouco confuso …
    Muito agradecida

      • El Greco on 11 de Março de 2012 at 17:20
      • Responder

      Pode! Mas concorrerá em terceira prioridade para transferência de grupo de recrutamento. Obviamente que não perderá o seu vínculo no 110.
      Não poderá concorrer em simultâneo é às necessidades temporárias/mobilidade interna, mesmo que existam vagas (por um quadriénio). Cumprimentos

    • lmsg on 10 de Março de 2012 at 19:30
    • Responder

    Arlindo, quando publica a lista de 2009??? Nessa altura quase que tinha ficado QA(acho eu), no grupo 210, se tivesse havido mais uma vaga no QZP de Setúbal…
    Aiiiii…..eu quero mudar para o 2º ciclo…

    • Sandra on 10 de Março de 2012 at 19:33
    • Responder

    É triste que os coleguinhas que tiveram a bela da cunha para trabalharem numa instituição particular (muitas vezes de cariz religioso, em que o padre ou as senhoras freiras fazem o favorzinho) e ja la estão à 10 ou 20 anos, vão passar à frente dos colegas que infelizmente trabalham 5 ou 6 meses por ano lectivo e têm no total 4 ou 5 anos de serviço… Se assim é, a malta da cunha está sempre à frente e os desgraçados que andam à pesca de uma oferta de escola à decadas…. Palhaçada

      • António Freitas on 11 de Março de 2012 at 22:45
      • Responder

      O “à” indicativo de tempo escreve-se com h, sra professora.

        • Sandra on 11 de Março de 2012 at 22:52
        • Responder

        Eu sei, mas isto não dá para apagar …

    • aeiou on 10 de Março de 2012 at 21:34
    • Responder

    Isto é tudo uma pouca-vergonha, anda tudo preocupado com os particulares, mas devia ser proibido a mudança de grupo.
    Os professores que ficaram vinculados a um ciclo não deviam mudar de grupo, isto é que é uma vergonha, pessoal de EVT, Matemática, educação Física, Inglês, educação Especial, francês, etc … este pessoal conseguiu vínculo a maior parte sem gostar e sem capacidades só com intenção e mortinhos para passar para o outro lado.
    Se alguém do governo ler esta mensagem siga isto,
    Quem vinculou a um ciclo não pode mudar de grupo, se mudar tem que ir para o fim da lista atras de muitos contratado que só concorrem ao 2º Ciclo.
    Muito obrigado e boa noite

      • abcd on 10 de Março de 2012 at 22:10
      • Responder

      Senhor (a) aeiou

      Para seu conhecimento, quando vinculei no 110, fui criticada porque na opinião dos meus colegas ” ia de cavalo para burro”. Gosto muito do que faço, seja em que grupo de ensino for e sempre dei e darei o meu melhor; A possibilidade de mudar de grupo prende-se apenas com mais uma possibilidade de ter um pouco mais de estabilidade profissional, só por isso…já lá vão muitos anos a percorrer grandes distãncias e já ensinei, com muito gosto, a ler e a escrever muitas criançinhas.
      Penso que nenhum profissional de ensino com um pouco de cabeça tenha esta opinião, por isso deduzo que não seja professor.

        • aeiou on 10 de Março de 2012 at 22:25
        • Responder

        Então devia ficar no 1º ciclo e deixar os outros vincular , para poderem resolver também as suas vidas.

        • Sandra on 10 de Março de 2012 at 23:45
        • Responder

        Ah o sr. abcd, já está vinculado?? Parabéns! Ainda quer mais estabilidade do que isso? e se andasse há 8 anos precariamente, com colocação só às vezes e a ganhar 600 euros em alguns meses por ano? Troque comigo!!

          • aeiou on 11 de Março de 2012 at 8:33

          Não colega tenho o dobro do seu tempo de serviço e não estou vinculado porque me dediquei a um só grupo e é nesse que quero vincular.
          Quando?

          Na reforma.

        • Artur on 11 de Março de 2012 at 22:19
        • Responder

        criancinhas (sem cedilha) senhora professora

      • sandra on 10 de Março de 2012 at 23:38
      • Responder

      Claro! Eu também concordo que o pessoal não devia mudadr de grupo!!! Quer dizer, isto está tudo a correr bem para o pessoal que já está há muito tempo nisto que ganham bem, estão perto de casa e não têm que se preocupar com o ano letivo seguinte!! Os outros das ofertas de escola, que não os deixaram subir do periodo probatorio e ainda têm que ir para 300 km de distancia de casa, ficam na mesma ou pior com os do particurar a passarem à frente assim como dos outros grupos de recrutamento

      • El Greco on 11 de Março de 2012 at 17:22
      • Responder

      Fica-lhe muito mal todo esse ressabiamento.
      É pela falta de união de colegas como você que a nossa classe não tem um verdadeiro sentido de corporação. Muito triste…

      • El Greco on 11 de Março de 2012 at 17:23
      • Responder

      Fica-lhe muito mal todo esse ressabiamento.
      É pela falta de união de colegas como você que a nossa classe não tem um verdadeiro sentido de corporação. Muito triste…

        • Sandra on 11 de Março de 2012 at 22:58
        • Responder

        Triste é a corporação dos colegas que ganham 3 mil euros por mês ao pe de casa e andam sempre a reclamar de tudo… Conseguem ainda tirar o lugar aos contratados …têm redução de horário e andam sempre chateados com tudo, nem têm amor nenhum por aquilo que fazem!

    • abcd on 11 de Março de 2012 at 9:59
    • Responder

    Colegas,
    Vocês pelos vistos querem ir para a tropa e ser logo generais!…
    Para vossa nformação, também fui contratado muitos anos, hoje sou vinculado porque me sujeitei a vincular longe de casa e ainda continuo a percorrer grandes distãncias dentro do meu QZP. Neste momento até estou com horário zero à aguardar colocação. Por isso, pensem bem… porque isto não está fácil para ninguèm ,nem para os professores dos quadros de agrupamento que nalguns quadros ficam sem componente letiva.
    Se gostam de ensinar,o que estão à espera? Emigrem, agora é a vossa vez, eu já fui emigrante


    1. Gostou de ser emigrante?
      Então não deixe de o ser.
      Eu já migrei muito nesta profissão e acho lamentavel com o tempo de serviço que tenho de “escutar” que terei de (e)migrar.
      Quanto à sua situação profissional, é lamentavel, horario zero deve ser pior do que estar desempregado (nota: eu não estou desempregada, mas considero um insulto aos contratados que estão desempregados).

    • maria on 16 de Julho de 2012 at 23:27
    • Responder

    Maria
    Sendo eu do QE de Evt e com horário zero posso concorrer neste concurso de Mobilidade Interna ao grupo 110 para o qual tenho habilitação profissional?

Responder a Artur Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: