Out 22 2014

Acompanhem o Senhor da Apelação

Porque a escola, apesar das vossas funções, não é vossa.

Na imagem em baixo link para o site da escola que comprova o e-mail que me foi enviado.

 

 

Todos dias acontecem atrocidades / contradições / arrogância / injustiças… que invadem a vida dos professores… tapa-se um buraco e, logo se abre outro maior… Assim, vai a educação no nosso país!

A última diz respeito à BCE de 15 a 17 de outubro… ontem (21.10.2014) apercebi-me que a candidata selecionada para o Agrupamento de Escolas de Camarate – D. Nuno Álvares Pereira, Loures, era o n.º 93 da lista de ordenação. Fiquei surpreendida, pois a minha posição é a 79, não estou colocada e não fui notificada. Entrei em contacto, várias vezes, tentando falar com alguém da direcção do agrupamento e, obtive sempre a mesma resposta: não podiam atender. Estavam a entrevistar professores, segundo a funcionária. Resolvi escrever um email para o agrupamento a pedir um esclarecimento sobre a situação e dei conhecimento ao IGEC… até agora sem resposta.

Após consulta ao site do agrupamento, apercebi-me que existe um aviso de abertura do concurso à BCE e que seria necessário enviar currículo até 17-10-2014 (final da candidatura)… mais uma surpresa, pois não consigo encontrar nenhum normativo legal que fundamente esta situação.

Hoje durante o dia, voltei a insistir… na procura de uma resposta. Quando fui novamente ao site do agrupamento, deparo-me com uma nova informação relativa ao concurso de escola, onde está escrito o seguinte: “Todos os candidatos foram selecionados de acordo com o Aviso de Abertura publicado nesta Plataforma. Procedeu-se à contratação de docentes de acordo com o ponto E da nota informativa proveniente da DGAE relativa à contratação de escola de 13 de outubro de 2014.”

Liguei novamente para o agrupamento tentando saber qual era a Nota Informativa… não havia ninguém disponível para responder!!!

Resolvi, contactar a DGAE para saber qual era a Nota Informativa referida. Voltei a ser surpreendida… pois a alínea 1 do ponto A, refere que “este procedimento é aplicável aos seguintes casos:

1. Horários de agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas, que não estejam inseridas em território de intervenção prioritária – TEIP com ou sem contrato de autonomia…” continuando a ler a circular, claramente não é aplicável à situação deste agrupamento.

Amanhã, vou ao Agrupamento para entregar na secretaria um pedido de esclarecimento sobre esta situação!!!

Penso que esta situação não é legal, pois a avaliação curricular na BCE é realizada pelos subcritérios definidos pelos AE/ENA TEIP c/ ou sem contrato de autonomia. Os candidatos só devem comprovar as suas respostas depois de selecionados.

Peço ao colega para expor o sucedido, pois devemos reclamar e fazer valer os nossos direitos! Chega de injustiças!

loures

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/10/acompanhem-o-senhor-da-apelacao/

Out 22 2014

Pedido de Divulgação – Com///Vivê​ncias – A Criativida​de na Escola

Com///Vivê​ncias – A Criativida​de na Escola

 

conv

 

/// Este é o espaço do Com///Vivências * A Criatividade na Indisciplina * Ideias///Projetos///Práticas. Um espaço, um fórum, um local de partilha. Um encontro. Aqui vai encontrar toda a informação sobre este inovador, desafiante e prático momento de formação que decorrerá em Lisboa, Porto e Aveiro. É um encontro que tem tudo de novo. O modelo, a ideia, a lógica e os desafios que serão propostos a cada participante. É uma aventura para ajudar, apoiar, refletir, refazer, redesenhar ou simplesmente, para apreciar. Um espaço de partilha. Um local aberto à palavra e às ideias. Novas. Para novos caminhos e novas abordagens. Bem-vindo/a!

/// O Com///Vivências * A Criatividade na Indisciplina * Ideias///Projetos///Práticas é um momento copromovido pela Raiz Editora e o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais que terá lugar no Museu das Comunicações/Fundação Portuguesa das Comunicações, na Universidade de Aveiro e no Ateneu Comercial do Porto, locais que acolhem e promovem este encontro prático e que deseja envolver todos os participantes na procura de resultados criativos e dinâmicos.
/// O Com///Vivências * A Criatividade na Indisciplina * Ideias///Projetos///Práticas é acreditado para 15 horas, 0,6 créditos, pelo CCPFC – CCPFC/ACC-79214/14 para professores de todas as áreas disciplinares e de todos os níveis de ensino.
…………………………………………..
Raiz Editora /// Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais
FPC – Museu das Comunicações /// Universidade de Aveiro /// Ateneu Comercial do Porto

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/10/pedido-de-divulgacao-comvive%e2%80%8bncias-a-criativida%e2%80%8bde-na-escola/

Out 22 2014

Horários em Contratação de Escola

Às 20 horas de hoje encontram-se em concurso 388 horários para contratação de escola.

Assinalei a salmão os horários que passaram para contratação de escola e que poderiam estar na reserva de recrutamento. contudo, existem situações que permitem a passagem direta para a contratação de escola, são elas:

A não existência de candidatos na reserva de recrutamento (do quadro ou contratados) para os horários em questão ou a recusa por duas vezes da colocação do docente nesse horário.

Todos os horários de Técnicos Especializados ou das escolas artísticas entram diretamente na contratação de escola.

 

 

CE 2014-2015 22 out

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/10/horarios-em-contratacao-de-escola/

Out 22 2014

A Notícia do Rui no Correio da Manhã

E apesar dos diretores acharem que isto ficará resolvido muito rapidamente eu mantenho as minhas dúvidas sobre essa rapidez.

 

 

CM 95

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/10/a-noticia-do-rui-no-correio-da-manha/

Out 22 2014

Serão Estas as Listas Limpas?

… que funcionam à margem da lista de ordenação de cada escola?

Já tinha ouvido falar que esta era uma possibilidade que a DGAE ponderava fazer para evitar que as escolas colocassem docentes impedidos de colocação, seja por estarem em horários completos com o fim do prazo de denúncia do período experimental terminado ou seja por estarem impedidos de celebrar contrato por não obtenção de aprovação na PACC.

 

Retirado do Facebook.

 

 

Boa noite, colegas.

Hoje liguei para um agrupamento de escolas da zona do Algarve para saber quem tinha sido colocado no meu grupo, de acordo com a lista da BCE de 13 de outubro. É então que fico a saber que, para além da lista da referida BCE publicada, há uma lista interna, ou seja, a DGAE envia outra lista para as escolas com os profissionais que a mesma deve contratar, há uma triagem. Nessa lista interna, desde a 45ª posição até à 48ª não constam os nomes dos professores.

Assim sendo, como a minha posição é a 47ª não consto nessa lista e não sei bem qual é o motivo real. Pensei logo que fosse pelo motivo PACC (dado que estou excluída ilegal e injustamente) mas há o caso de outra colega que não consta na lista de exclusão da PACC. Alguém conhece outra situação semelhante?!

Nota: Não posso deixar de referir que a pessoa com quem falei foi extremamente profissional, compreensiva, simpática e com uma disponibilidade total ao ponto de ligar para a DR e tentar apurar o que se está a passar. Contudo, não houve respostas concretas e resta-me tentar contactar a DGAE amanhã.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/10/serao-estas-as-listas-limpas/

Out 22 2014

Pedido da Mobilidade por Doença

Abriu a aplicação da Mobilidade por Doença para ser feito esse pedido.

A aplicação encontra-se disponível até às 10:00 do dia 27/10/2014. Para efetuarem o pedido da Mobilidade por Doença devem previamente submeter o relatório médico.
MPD
Este era um processo que deveria estar concluído em Setembro e só em Novembro deverão ser notificados os docentes com a Mobilidade por Doença autorizada.

E até hoje ainda não abriu a aplicação das permutas.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/10/pedido-da-mobilidade-por-doenca/

Out 22 2014

Enormes Erros da BCE

Há professores que tiveram de fazer opções por uma escola entre várias colocações em simultâneo. há algum tempo sugeri que antes de aceitarem a colocação questionassem a escola sobre os subcritérios que preencheram. Muitos é isso que têm feito, mas outros não se dão a esse trabalho e fazem a opção que acham mais acertada porque consideram ter respondido corretamente a todos os subcritérios.

Acontece que algumas escolas têm entendimentos diferentes sobre as respostas aos subcritérios e tal como também disse, se questionarem três escolas sobre o mesmo subcritério podem facilmente obter respostas diferentes de escola para escola.

E por essa razão existem escolas a anular as colocações por não comprovação de dados quando tais respostas são comprovadas, mas por entendimento dessa escola esse comprovativo não é válido. Se fosse numa outra escola já seria.

E por causa disto estes docentes que agora estão a ver a colocação anulada perderam a oportunidade de aceitar uma outra colocação simultânea, saíram da Reserva de Recrutamento e já muito dificilmente poderão obter novo horário com as mesmas condições daquele em que aceitaram e viram a colocação anulada.

A BCE foi politicamente mal idealizada e tecnicamente mal elaborada.

Não há volta a dar aos erros sucessivos que estão a acontecer e qualquer ideia em tentar melhorar este sistema é cair no mesmo erro.

Por cada erro que se pretenda corrigir outros erros irão acontecer. A BCE simplesmente não funciona nem nunca funcionará.

 

E o mínimo que se exigia para remediar este problema era integrar na Reserva de Recrutamento todos os docentes que vissem a sua colocação anulada por não comprovação de dados.

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/10/enormes-erros-da-bce/

Artigos mais antigos «

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: