Ago 20 2017

Acho Que J√° Todos Perceberam que as Contrata√ß√Ķes a Norte V√£o Escassear

E esta notícia não é novidade alguma para quem vai acompanhando o blogue.
Muitos dos docentes que vincularam nas zonas mais a sul são docentes do Norte que vão querer ocupar os lugares próximos das suas casas.

E se todas as vagas anuais abrirem entre a Mobilidade Interna e a Reserva de Recrutamento 1 esses lugares ser√£o quase todos ocupados por docentes dos quadros.

E mesmo assim, muitos dos docentes do Norte que vincularam na zona sul não terão muitas possibilidades de colocação nas escolas do Norte do país.

 

 

“Migra√ß√£o” de docentes do Norte baralha coloca√ß√Ķes

 

 

Para garantir uma vaga, muitos docentes do Norte do País concorreram quadros no Sul. Agora arriscam não conseguir voltar à origem. E ameaçam hipóteses dos contratados

 

 

Um n√ļmero significativo de professores que davam aulas e viviam no Norte do Pa√≠s entraram este ano para os quadros nas zonas pedag√≥gicas (QZP) de Lisboa e de outras regi√Ķes ainda mais a Sul. A contagem total destes casos √© nesta fase imposs√≠vel mas, de acordo com a Associa√ß√£o Nacional de Professores Contratados (ANPVC), s√≥ no grupo 500 (Matem√°tica do ensino secund√°rio) j√° h√° dezenas de situa√ß√Ķes confirmadas.

“Nesse grupo, grande parte dos professores nossos associados foram vincular a Lisboa e nos √ļltimos anos trabalharam todos no QZP 1, que √© o Porto”, confirmou ao DN C√©sar Israel Paulo, porta-voz desta associa√ß√£o, que explicou esta “migra√ß√£o” com o facto de os professores em causa terem “apostado” em quadros onde tinham mais probabilidades de entrar. “Claro que em √ļltima inst√Ęncia o candidato √© opositor ao seu pr√≥prio QZP mas na pr√°tica vai entrar onde houver uma vaga dispon√≠vel para ele”, explicou.

Este ano, al√©m dos casos de cerca de 300 professores que entraram no quadro ao abrigo da chamada norma-trav√£o, por terem cinco contratos completos sucessivos, o Minist√©rio da Educa√ß√£o promoveu uma “vincula√ß√£o extraordin√°ria”, com 3019 lugares a concurso. O QZP7, de Lisboa, foi de longe aquele que mais lugares abriu: 1295. J√° o QZP1, do Porto, ficou-se pelas 548 vagas (ver caixa).

 

Estes lugares foram apurados com base nas necessidades permanentes das escolas e, teoricamente, destinavam-se aos professores que já lá lecionavam como contratados. Mas nem sempre isso sucedeu: as regras dos concursos permitem aos docentes concorrerem a diferentes pontos do país e, na altura de atribuir a vaga, o critério decisivo é a posição nas listas graduadas, que consideram o tempo de serviço e a nota final de curso dos candidatos.

De acordo com Arlindo Ferreira, diretor de um agrupamento e autor de um blogue especializado em contrata√ß√£o de professores, “a maioria dos lugares de quadro foram ocupados pelos professores mais graduados” entre os que j√° davam aulas nas diferentes zonas. Mas “uma parte” acabou por sobrar para docentes que decidiram tentar a sorte noutros locais.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/acho-que-ja-todos-perceberam-que-as-contratacoes-a-norte-vao-escassear/

Ago 19 2017

Lista Ordenada à Contratação РAçores

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/lista-ordenada-a-contratacao-acores/

Ago 18 2017

Cinema Sem Conflitos: problemas em tempo de férias (parte 3/4)

No filme de hoje, “Sun of a Beach“, do realizador Natan Moura, o Sol assume a personagem principal. Tal como na realidade, o Sol por vezes √© ben√©fico como pode tamb√©m representar grandes perigos!

 

Mais informa√ß√Ķes sobre o autor e a execu√ß√£o da curta-metragem podem ser encontradas aqui.

 

 

Todas as curtas-metragens recomendadas em cinemasemconflitos.pt: Amor e Sexualidade, Bullying, Dilemas Sociais, Drogas, Fam√≠lia, Emo√ß√Ķes, Racismo, Rela√ß√Ķes Interpessoais, Religi√£o e Cultura, Viol√™ncia

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/cinema-sem-conflitos-problemas-em-tempo-de-ferias-parte-3/

Ago 18 2017

Decis√Ķes dos Recursos Hier√°rquicos da VE

E mesmo no fim da terceira semana de Agosto eis que os recursos hierárquicos da vinculação extraordinária começam a ficar resolvidos.

N√£o sei se de todos, ou apenas de alguns.

Fica aqui a notificação que está a ser enviada hoje a alguns docentes.

Deixem nos comentários deste artigo se a vossa situação já ficou resolvida ou se ainda aguardam decisão do recurso.

 

 

Exmo.(a) Sr.(a) Professor(a),
Relativamente ao assunto mencionado em ep√≠grafe, fica V. Ex.¬™ notificada(o), nos termos do artigo 114.¬ļ do C√≥digo do Procedimento Administrativo (CPA) que, por despacho de 03 de agosto de 2017, da Exma. Senhora Secret√°ria de Estado Adjunta e da Educa√ß√£o, na sequ√™ncia do Recurso Hier√°rquico apresentado, obteve vaga no Concurso de Integra√ß√£o Extraordin√°rio 2017/2018 em Quadro de Zona Pedag√≥gica.

Solicitamos que aceda à aplicação SIGRHE> Situação Profissional> Concurso Nacional 2017/2018/ Vinculação Concurso Interno/Externo/Integração Extraordinário consultar o seu QZP de colocação e proceder à devida aceitação.

Devem ser cumpridos os demais tr√Ęmites legais, designadamente, manifesta√ß√£o de prefer√™ncias a fim de obteria coloca√ß√£o em AE/ENA em sede de mobilidade interna, de acordo com o art.¬ļ 29.¬ļ do referido decreto-lei 132/2012, de 27 de Junho, na reda√ß√£o em vigor.

Pelo exposto deverá V.Ex.ª aceder ao SIGRHE> Situação Profissional> Mobilidade Interna 2017/2018 e indicar preferências para o grupo de recrutamento no qual obteve provimento até às 18 horas do dia 21 de agosto de 2017, sob pena de não poder ser integrado no processo de colocação de docentes em concurso de mobilidade interna 2017/2018.

Com os melhores cumprimentos,

A Diretora-Geral da Administração Escolar
Maria Luísa Oliveira

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/decisoes-dos-recursos-hierarquicos-da-ve/

Ago 18 2017

Abriu o Módulo CE 2017/2018 na Aplicação SIGRHE

Abriu hoje o módulo CE 2017/2018 na aplicação SIGRHE onde poderão ver as ofertas de escola ao longo do ano letivo 2017/2018.

Para acederem √†s ofertas por grupo de recrutamento devem adicionar as vossas habilita√ß√Ķes para os grupos que possuem habilita√ß√£o profissional ou pr√≥pria.

 

Nesta fase inicial do mês de Agosto apenas devem aparecer horários para Técnicos Especializados, mas aproveitem agora para preencher a habilitação que possuem de forma a terem acesso no futuro às ofertas para o vosso grupo de recrutamento.

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/abriu-o-modulo-ce-20172018-na-aplicacao-sigrhe/

Ago 18 2017

Notícias da Educação Especial

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/noticias-da-educacao-especial/

Ago 18 2017

Novidade do Ano РAceitação da Mobilidade por Doença 2017/2018

Espero que esta novidade, em período de férias dos docentes, não inviabilize a sua Mobilidade por Doença para o agrupamento onde foram colocados no caso de não aceitação.

 

 

Mobilidade por doen√ßa 2017/2018 ‚Äď Aceita√ß√£o

 

 

Aplicação disponível até às 18:00 horas de dia 22 de agosto de 2017 (hora de Portugal continental).

 

 

 

Entrar na aplicação SIGRHE aqui

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/novidade-do-ano-aceitacao-da-mobilidade-por-doenca-20172018/

Ago 18 2017

Contrata√ß√£o de Escola ‚Äď Renova√ß√£o T√©cnicos Especializados

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/contratacao-de-escola-renovacao-tecnicos-especializados/

Ago 17 2017

Hoje foi Dia de Divulgação às Escolas dos Despachos para Autorização da Contratação de Psicólogos

E as notícias não são más de todo.

Presumo assim que os novos r√°cios j√° estejam em vigor.

 

Só não entendo quem acha que os psicólogos escolares não são uma mais valia para as escolas.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/hoje-foi-dia-de-divulgacao-as-escolas-dos-despachos-para-autorizacao-da-contratacao-de-psicologos/

Ago 17 2017

Para o Sr.¬ļ Diretor poder contratar pessoal n√£o docente…

 

Publicada hoje a delegação de competências nos diretores dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas para a realização de procedimento concursal comum de recrutamento de assistentes operacionais.

 

Delegação de competências nos diretores dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas para a realização de procedimento concursal comum

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/para-o-sr-o-diretor-poder-contratar-pessoal-nao-docente/

Ago 17 2017

Efeitos das Listas de Coloca√ß√Ķes

Cessa√ß√£o de fun√ß√Ķes da Chefe da Divis√£o de Inform√°tica da Dire√ß√£o-Geral da Administra√ß√£o Escolar

 

 

A referida cessa√ß√£o de fun√ß√Ķes produz efeitos a 21 de julho de 2017.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/efeitos-das-listas-de-colocacoes/

Ago 16 2017

Afinal os Psicólogos Entram na Renovação dos Contratos

… de acordo com as seguintes orienta√ß√Ķes enviadas √†s escolas.

Agora o rácio de 1 Psicólogo para cada 1.100 alunos é que não parece estar garantido para o ano letivo 2017/2018, infelizmente.

 

Emitem-se os seguintes esclarecimentos relativamente ao Despacho da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação de 11 de agosto de 2017, sobre a  renovação dos contratos de técnicos especializados:

 

  1. O Despacho permite a renova√ß√£o de todos os contratos de t√©cnicos especializados que s√£o contratados, atrav√©s de contrata√ß√£o de escola, ao abrigo do n.¬ļ 3 do artigo 38.¬ļ, do Decreto-lei n.¬ļ 132/2012, de 27 de junho;
  2. A renovação pode ocorrer desde que:

i)  a necessidade se mantenha nos mesmos termos do ano anterior (ou seja, em horário anual e completo);

ii) ¬†o T√©cnico tenha tido no ano letivo 2016/2017 um hor√°rio anual e completo (ou seja, correspondente a 35 horas e iniciado at√© ao √ļltimo dia do in√≠cio do ano letivo);

iii) ¬†ambas as partes ‚Äď AE, atrav√©s do seu Diretor, e Contratado ‚Äď concordem expressamente;

  1. No caso em que o hor√°rio completo seja realizado em dois ou mais AEs,¬†desde que ao abrigo de um √ļnico contrato, a renova√ß√£o desse contrato tem de ocorrer por vontade expressa de todos os AEs envolvidos e do Contratado (caso dos psic√≥logos);
  2. O Despacho aplica-se aos AEs TEIP e aos AEs com contrato de autonomia. (ver aditamento em baixo)
  3. Quando, em virtude da n√£o verifica√ß√£o de alguns dos requisitos a que se refere o ponto 2., n√£o haja renova√ß√£o do contrato, a celebra√ß√£o de novos contratos √© efetuada como nos anos anteriores, nos termos do artigo 38.¬ļ, n.¬ļ 3, do Decreto-lei n.¬ļ 132/2012, de 27 de junho, sendo disponibilizada a plataforma da DGAE para o efeito a partir do dia 17/8, inclusive.

 

 

Com o seguinte aditamento:

 

Em aditamento ao email anterior sobre o assunto em epígrafe, informa-se que no esclarecimento sobre o despacho da renovação dos técnicos especializados, no ponto 4, quando se refere aos AEs TEIP e aos AEs com contrato de autonomia quer-se dizer que se aplica também a esses AEs. Ou seja, aplica-se a todos os AEs.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/afinal-os-psicologos-entram-na-renovacao-dos-contratos/

Artigos mais antigos «

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos servi√ßos, para personalizar an√ļncios e analisar o tr√°fego. As informa√ß√Ķes sobre a sua utiliza√ß√£o deste site s√£o partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Mais informa√ß√Ķes

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Fechar