Abr 25 2015

O Cocó da Educação – Que Grande Lata (Pá)

É preciso ter lata para tornar a escolaridade mesmo, mesmo, mesmo obrigatória. Ninguém gosta de ser obrigado a fazer raciocínios para o qual ainda não está preparado. Para variar o Stôr Saco Cheio está atento ao fenómeno e faz as suas interpretações brilhantes.

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/o-coco-da-educacao-que-grande-lata-pa/

Abr 25 2015

Significados…

imagem burro

Existe uma palavra no nosso léxico com o seguinte significado, “que não tem capacidade para”.

Essa palavra carateriza todos aqueles que, não conseguem realizar uma tarefa que lhe é incumbida, para que o resultado surta o efeito desejado.

Infelizmente, a tal palavra, não é muito utilizada porque, os professores são pessoas bem educadas…

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/significados-2/

Abr 25 2015

Procedimentos Sobre o Artigo 103

Retirado do site do SINDEP.

 

Reclamação do tempo de serviço descontado devido a faltas por doença
(artigo 103º do ECD)

 

Situação 1 – Para quem consta das listas provisórias de exclusão

Deve selecionar as opções B e C da reclamação e:

– na opção B proceder à correção dos dados do tempo de serviço conforme solicitado pela escola

– na opção C, na caixa de texto, inserir a seguinte minuta para reclamação das listas provisórias – tempo de serviço descontado devido a faltas por doença :

O desconto dos dias de faltas por razões de saúde, _____ dias, é ilegal por violar o disposto no artº 103º do ECD “para efeitos de aplicação do disposto no presente Estatuto, consideram-se ausências equiparadas a prestação efectiva de serviço (…) as seguintes: b) Doença”, o qual constitui lei especial, e como tal prevalece sobre a lei geral. Requer que o tempo em causa seja devidamente contado, com a sua consequente inclusão nas listas definitivas de ordenação do presente concurso.

Situação 2 – Para quem consta das listas provisórias de ordenação
Deve selecionar a opção C da reclamação e inserir a seguinte minuta para reclamação das listas provisórias – tempo de serviço descontado devido a faltas por doença :

Nos termos do artº 103º do ECD “para efeitos de aplicação do disposto no presente Estatuto, consideram-se ausências equiparadas a prestação efectiva de serviço (…) as seguintes: (…) b) Doença (…)”, o qual constitui lei especial, e como tal prevalece sobre a lei geral, deve ser contado todo o tempo, incluindo _____ dias de faltas por doença. Requer que o tempo de serviço seja todo contado, no total …dias, com a consequente reordenação nas listas definitivas de ordenação do presente concurso.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/procedimentos-sobre-o-artigo-103/

Abr 25 2015

Anular Preferências Manifestadas

É como os anos bissextos.

 

Uns anos dá outros não.

 

Este ano é o tal bissexto em que não dá para anular preferências manifestadas.
 
Do Decreto-Lei 83-A/2014, de 23 de Maio

 

Artigo 14.º

Listas provisórias

7 — São admitidas desistências totais e parciais do concurso, em formulário eletrónico, a disponibilizar pela Direção-Geral da Administração Escolar na respetiva página da Internet até ao termo do prazo para as reclamações, não sendo, porém, admitidas quaisquer alterações às preferências inicialmente manifestadas.

 
Este número não sofreu qualquer alteração em relação ao DL 132/2012, de 27 de Junho, pelo que, entendo que a anulação de preferências manifestadas fica ao critério de cada Diretor-Geral

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/anular-preferencias-manifestadas/

Abr 25 2015

Hoje o Blogue Comemora o Dia da Liberdade

… à mesa, no Porto.

 

Seremos mais do que os que se sentaram na última ceia e certamente será uma ceia mais animada.

E como amanhã é domingo…

 

…a noite será longa.

 

movida

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/hoje-o-blogue-comemora-o-dia-da-liberdade/

Abr 25 2015

Efemérides – Correntes Faz Hoje 11 Anos

Parabéns Paulo Prudêncio pelos 11 anos de actividade blogosférica no Blogue “Correntes

 

O BLOGUE FAZ HOJE 11 ANOS COM 8359 POSTS

 

 

Foi Abril e até podia ter sido noutro mês, mas depois o 25 foi pensado. O “Correntes – em busca do pensamento livre” comemora hoje 11 anos.

 

Tinha outro título em mente. Não me lembro qual, mas recordo-me que estava ocupado. Os planos B, C e D também. Na altura, preparava qualquer coisa das correntes da pedagogia e a ideia da busca do pensamento livre está há muito enraizada.

 

É também uma homenagem ao 25 de Abril. Nada seria como é, e apesar de tudo, sem a coragem dos que o fizeram.

 

Mas o mais importante é que gosto de ter um blogue e de escrever e a rede blogosférica proporcionou-me amizades que doutro modo seriam improváveis.

 

Obrigado aos que passam por aqui.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/efemerides-correntes-faz-hoje-11-anos/

Abr 25 2015

“Animação, hoje é… Dia da LIBERDADE!” (Animação e 25 de Abril)

Hoje não é sexta, eu sei. É Sábado e DIA da LIBERDADE.

Por isso, nada melhor que uma rubrica especial de animação alusiva a este dia.

Neste dia 25 de Abril, dia da Liberdade, deixo-vos dois filmes sobre o 25 de Abril, ambos portugueses. O primeiro, de Abi Feijó intitulado A noite saiu à rua. Este realizador é um dos mais conhecidos e reconhecidos tanto a nível nacional como internacional, tendo dado os primeiros passos na animação em 1977, altura do primeiro CINANIMA, seguindo depois o seu caminho nesta área, abrindo depois a sua produtora, Filmógrafo. O filme de animação A noite saiu à rua é descrito pelo realizador desta forma “As noites são dias escondidos do outro lado dos nossos desejos. Mas algumas permanecem como sombras flutuantes a deformar as imagens indefesas do quotidiano. Rostos feridos de ausência, figuras hirtas de silêncio, terras salpicadas de sangue…  E vamos morrendo adormecidos, indiferentes, até que as manhãs aconteçam”. São 4 minutos, a não perder.

O segundo filme de animação, também sob o lemado 25 de Abril, foi realizado em 1996 por um coletivo de crianças do 6.º ano da Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas, em parceria com a APRIL e Filmógrafo. Chama-se O Cravo da Liberdade. Oito minutos deliciosos…

Até sexta!

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/animacao-hoje-e-dia-da-liberdade-animacao-e-25-de-abril/

Abr 24 2015

“Animação, hoje é sexta!” (Open movies)

Viva!

Boa noite!

Em primeiro lugar, lembrar-vos que amanhã, dia 25 de Abril, pelas 16:30 horas, no Casino de Espinho, o CINANIMA promove uma sessão para as famílias com a exibição do filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. Uma fabulosa longa metragem de animação (80 minutos) que não podem perder. Ainda para mais pelo facto de, no dia da LIBERDADE a entrada na sessão é LIVRE (limitada à lotação da sala).

O_Menino_e_o_Mundo

 

Quanto ao que vos trago hoje, na rubrica “Animação, hoje é sexta!”, também falarei de LIBERDADE. Mais precisamente ao conceito Open Movies, Open Projects, em muito promovidos pela Blender Foundation. Certamente conhecem o software de modelação 3D “Blender“. Esta organização holandesa, sem fins lucrativos e independente, é responsável pelo desenvolvimento deste software. E, mais ainda, responsável por projetos como o OPEN MOVIES. Pode parecer-vos estranho mas este projeto promove filmes desenvolvidos com software livre (open source) e com toda a liberdade de qualquer um de nós editar, redistribuir e também exibir os mesmos, sem quaisquer custos. Mesmo a calhar, não fosse amanhã o dia da liberdade! E quem me conhece, sabe bem da importância que dou ao software livre e que sou mais adepto do Copyleft do que do Copyright…

O que vos deixo é um conjunto fantástico de filmes realizados com software livre (a sua maioria em Blender) desmistificando um pouco a ideia de que o software livre é inferior a muitos outros, proprietários e caríssimos. Não, é apenas uma questão de atitude, de liberdade!

Por esta ordem, deixo-vos: Elephants Dream, Sintel, Big Buck Bunny, La chute d’une Plume (este último em Francês e não do Blender Institute/Foundation). Para além disso, o que nos permite um software livre, de código aberto, é a possibilidade de todos colaborarem. Assim, a partir do famoso MyPaint, um grupo Argentino produziu e realizou um filme chamado Viaje a la tierra del Quebracho. Este filme foi realizado a partir de uma fork do MyPaint que inicialmente era o X-sheet-MyPaint e que agora foi alterada/desenvolvida para Dopey.

Antes de passarmos aos filmes, na ordem em que os apresentei, aqui ficam alguns links:

Página dos Open Projects da Blender Foundation

Blog que dá acesso ao download dos filmes e do código fonte dos mesmos (até por curiosidade para analisarem, tanto os sites oficiais como outros aspetos)

Página oficial do filme Viaje a la tierra del Quebrancho

Página com código fonte da fork para o MyPaint (xsheet-mypaint e Dopey

E aqui ficam os filmes de animação, com votos de bom fim de semana e feriado. Conto convosco amanhã, por Espinho!

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/animacao-hoje-e-sexta-open-movies/

Abr 24 2015

Sobre os Candidatos da RAM que Concorrem ao Continente

 

A conclusão é assumida pelo novo secretário da Educação, Jorge Carvalho

O novo secretário regional da Educação considerou hoje que “é uma questão de justiça” a situação de impedimento que recai sobre um grupo de professores, a darem aulas na Madeira, de se candidatarem ao próximo concurso nacional de professores.

À margem das comemorações do 17º aniversário da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz (EBSSC), Jorge Carvalho descartou qualquer alteração ao normativo que obriga à vinculação de pelo menos três anos de actividade lectiva na Região. Negou-lhes assim qualquer razão que pudesse assistir, mais ainda porque esse vínculo concede prioridade específica aos docentes agora queixosos.

Tendo em conta as exigências a que estão sujeitos pelo vínculo à Região, para o novo responsável pela tutela, este assunto não deixa quaisquer dúvidas: “Do ponto de vista legal não é possível e do meu ponto de vista entendo que é também uma questão de justiça face a aqueles que sabendo dessa prerrogativa não o fizeram (candidatura nacional) porque não podíamos como é óbvio, atender a essa solicitação”.

Revelou de resto que foi esta a resposta que entretanto já havia sido oficialmente comunicada pelo seu gabinete à Associação Nacional de Professores.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/sobre-os-candidatos-da-ram-que-concorrem-ao-continente/

Abr 24 2015

Regressa a Teoria do Quadro Estável

Iniciado por Maria de Lurdes Rodrigues e que teve continuidade com Isabel Alçada e Nuno Crato.

No fundo o que o PS propõe é o que já existe na prática onde os concursos internos se realizam na teoria de 4 em 4 anos.

Se foi pelo menos conquistada a mobilidade interna “anual” neste mandato do PSD, o que o PS propõe é que essa mobilidade interna desapareça e que sejam penalizados os professores que se apresentem a sucessivos concursos. Não percebo como alguém pode ser penalizado por concorrer quando um concurso é aberto, a não ser que a penalização seja o impedimento em concorrer após obter uma colocação.

Pela proposta apresentada neste documento o que tenho a dizer é que quem conseguir uma boa colocação neste concurso interno acaba por se safar e quem ainda se mantiver longe tão cedo não terá possibilidade de aproximação, ainda por cima o título do relatório é “Uma Década para Portugal”.

Mas para a teoria do quadro estável ser aplicada só existe um caminho, abrir todas as necessidades nos concursos de ingresso de forma a esvaziar as necessidades não permanentes. Só assim se terá um quadro estável.

 

 

ps 431

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/regressa-a-teoria-do-quadro-estavel/

Abr 24 2015

A Liberdade Chega Amanhã

… com 51 milhões nos bolsos.

 

euromilhoes 24 abril

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/a-liberdade-chega-amanha/

Abr 24 2015

Blogosfera – Assistente Técnico

Estatística – Concurso Docentes – Lista Provisória de Ordenação Concurso Externo – número de candidatos, Idade dos Candidatos, Tempo de Serviço em Anos e Habilitações”

 

 

Mapa onde se consegue ver o número de candidatos, tendo por base a ” Idade dos Candidatos Vs Tempo de Serviço em Anos

Curiosidades ; um professor com 69 anos, em fevereiro tem 70, termina funções forçosamente, com 22 anos de tempo de serviço

 

 Mapa onde se consegue ver o número de candidatos, tendo por base a ” Idade dos Candidatos Vs Grupo de Recrutamento “

 

Habilitações

 

Explorando um pouco, Arlindo, como sei que és um ohm que gosta de números, repara neste quadro – no da esquerda temos, IDADE Vs Habilitações ; no quadro da Direita temos, TEMPO DE SERVIÇO Vs Habilitações
Ainda existe muita gente enganadinha ou é impressão minha ?
Como é que as Universidades conseguem ?

 

 

Ficou por explorar o Grupo 120 e 910, com muitas curiosidades…

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/blogosfera-assistente-tecnico-12/

Abr 24 2015

Mobilidade Estatutária

Mobilidade Estatutária 2015/2016 – Formulação de pedido pela Entidade Proponente, Aceitação do pedido pelo Docente e Validação dos pedidos pela Escola

 

 

Mobilidade Estatutária 2015/2016 – Aplicação Eletrónica para FORMULAÇÃO DE PEDIDOS

Aplicação disponível até às 23:59h do dia 4 de maio

 

Mobilidade Estatutária 2015/2016 – Aplicação Eletrónica para ACEITAÇÃO DO PEDIDO

Aplicação disponível até às 23:59h do dia 5 de maio

 

Mobilidade Estatutária 2015/2016 – Aplicação Eletrónica para VALIDAÇÃO DE PEDIDOS

Aplicação disponível até às 23:59h do dia 6 de maio

 

 

Deixo neste artigo os seguintes manuais que se encontram dispersos pelo site da DGAE

 

Manual da Formulação do pedido de mobilidade pela entidade proponente

Manual da Aceitação do pedido por parte do docente

Mobilidade Estatutária 2015-2016 – Manual da Validação dos pedidos pelas unidades orgânicas

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/mobilidade-estatutaria/

Abr 23 2015

A Música do Blog (Para Acalmar um Pouco)

Em estreia absoluta, de uns amigos de Brigthon.

 

Hollowmoon – While They Were Sleeping/Covered In Dust

 

 

Facebook dos Hollowmoon

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/a-musica-do-blog-para-acalmar-um-pouco/

Abr 23 2015

Carta Totalmente Aberta

aos augustos deputados daquilo do BES: o google, e não só, tem um aborrecimento chamado cache. É só para saberem, só ensino uma vez.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/carta-totalmente-aberta/

Abr 23 2015

Considero

que, desde que os jornalistas consigam reduzir os “então”, não vejo motivos para pagarem multas, sabe-se lá a quem…

 

Publique-se!

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/considero/

Abr 23 2015

E vem mais uma…

images[8]Já se fala, hoje, que o Mandarim pode vir a ser uma disciplina de opção…. isto vais ser só chinesices… se o Limpópo sabe…

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/e-vem-mais-uma/

Abr 23 2015

600…

imagesAGRB7EZJ

O Projeto de Iniciação à Programação no 1º ciclo do ensino básico teve uma adesão fenomenal…

600 Escolas aderiram ao projeto, um sucesso…

Não vamos ensinar as crianças a utilizar um processador de texto ou uma folha de cálculo, isso é irrelevante. Vamos ensiná-los a programar… qual escola lá do norte da Europa!!!

Em junho começa a formação express de 1800 professores… em apenas um mês vamos formar este pseudogrupo de docência…

Isto é uma Escola de Excelência… rigor…

Sempre quero ver onde as escolas vão arranjar os computadores necessários, vai ser um computador para cada 3 alunos… com alguns Pentium 386 e 486 à mistura e quem sabe, um ou outro Spectrum…

Quem estiver interessado em completar horário, tem agora uma boa oportunidade…

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/600/

Abr 23 2015

Só Podes Reclamar

contra ti.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/so-podes-reclamar/

Abr 23 2015

Post Para as Reclamações do Artigo 103

Abro este artigo a pedido de vários colegas por causa do tempo de serviço ao abrigo do artigo 103º

Deixo este mail que me chegou para lançar este debate e peço a quem tenha mais informações para as deixar na caixa de comentários.

 

Peço desculpa por incomodar e insistir neste assunto, mas será possível abrir um tópico para trocar impressões sobre as reclamações por causa do tempo de serviço descontado por doença (e a malfadada saga de circulares e informações discrepantes)?

Deixo o meu testemunho e as minhas dúvidas. Gostaria de saber como estão a agir outros colegas em situação semelhante. Estou confusa e, sinceramente, já não sei se estou a ver bem as coisas…

A propósito do tempo de serviço de faltas por doença, que não vi contado na candidatura e que tive de “aperfeiçoar” (verbo ridículo e totalmente paradoxal, no contexto) de acordo com as indicações da escola (daquelas mais papistas que o Papa na interpretação do artigo 103…), decidi, seguindo as instruções do sindicato, fazer uma reclamação.
Avanço no formulário e percebo que apenas posso alterar campos, sem explicar o que quer que seja. Como fazer isso implica que a escola valide novamente os dados (incluindo os que anteriormente invalidou e que fizeram com que tivesse de alterar o tempo, para permanecer no concurso) fico na dúvida. Se tiver campos inválidos na reclamação, esta será indeferida (sendo eu notificada), mas esse indeferimento terá consequências? Ou seja, poderei ser excluída do concurso ainda nesta fase ou simplesmente, como seria lógico, não me é dada razão mas permaneço nas listas, com o tempo de serviço que foi validado na fase de candidatura?

Não encontrando respostas claras nos documentos oficiais, o que já é habitual nas questões mais complexas, liguei para o CAT. Após (apenas) vinte e muitos minutos de espera, fui atendida por alguém que se disse minha “colega” e que, de imediato, assumiu que tinha dúvidas quanto à questão… Deixou-me à espera e fez a sua pesquisa, para me informar de que seria excluída caso a reclamação fosse indeferida. Ou seja, para poder concorrer, tive de introduzir o tempo que a escola entendeu ser o correto e agora não posso reclamar, porque isso seria entendido como um novo concurso? Então qual é a utilidade da reclamação? A lógica seria, a ver indeferida a reclamação, continuar a concurso com os dados que foram validados anteriormente e não sofrer qualquer penalização por isso. Ou a intenção será dissuadir-nos de reclamar, pois não o fazendo, como afirma a DGAE, isso significa que concordamos com todos os dados e essa posição vincula-nos ao tempo de serviço que nos dizem que temos (e que não é o real, de acordo com o artigo 103 do ECD) e prejudica-nos em futuras ações de protesto? Parece que nos tentam vencer não pelo cansaço mas pela incoerência… Ficamos sem saber bem o que fazer, pois qualquer das opções nos prejudica…

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/post-para-as-reclamacoes-do-artigo-103/

Artigos mais antigos «

Ir buscar mais items

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Gosta do Blog