Abr 01 2015

O MEC Irá Anunciar Hoje a Eliminação do Concurso de Professores

Tenho informações que durante o dia de hoje Nuno Crato prepara-se para anunciar a anulação do concurso Interno/externo de professores para o ano lectivo 2015/2016.

Esta decisão terá sido tomada pela impossibilidade de se conseguir saber o tempo de serviço de todos os docentes após o dia 20 de Janeiro de 2007 devido aos problemas surgidos com a circular de sexta-feira e também porque ainda não percebeu como vai implementar o Inglês no 3º ano do ensino básico e como pode dar uma qualificação profissional até ao dia 29 de Maio a quem ainda não a tem se tem de publicar as listas definitivas por essa altura.

Também detectou um enorme erro no pedido de recuperação de vagas pedidas pelas escola que poderá dar uma enorme barraca no concurso.

Outras das razões para esta anulação e pelo que sei terá sido a razão fundamental, tem a ver com a impossibilidade da DGAE saber quem reúne os requisitos para vincular na norma travão e consta que as escolas terão validado mais de uma dezena de milhar de candidaturas nessas condições.

Apesar dos cofres estarem cheios, a Ministra das Finanças não autorizará a vinculação dos 10 mil professores que as escolas consideraram estar na 1ª prioridade e por essa razão Nuno Crato durante a tarde de hoje, em conferência de imprensa, irá anunciar a suspensão deste concurso.

Mais desenvolvimentos ao longo do dia.

 

nc

 

PS: Apesar desta divulgação prévia devem continuar a aperfeiçoar a candidatura até às 18 horas de hoje, pois Nuno Crato pode ainda voltar atrás com a decisão de anular o concurso.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/04/o-mec-ira-anunciar-hoje-a-eliminacao-do-concurso-de-professores/

Mar 31 2015

Acreditem

… que sabe muito bem ver o reconhecimento ao reconhecimento no “boletim” da freguesia de 2 páginas que é entregue de porta a porta na pequena freguesia onde vivo.

Apesar de ser uma freguesia muito pequena são desta terra várias personalidades importantes ligadas à educação e à área social, em especial o actual presidente do Conselho de Escolas, José Eduardo Lemos e o actual presidente da CNIS, o Padre Lino Maia.

E a história também diz que nasceu aqui Gonçalo Mendes da Maia, “O Lidador”, que junto com D. Afonso Henriques partiu à conquista de Portugal. Apesar de Guilhabreu pertencer actualmente ao Concelho de Vila do Conde em tempos pertenceu ao Concelho da Maia.

Por isso, apesar de pequena no tamanho é grande na história e nas pessoas.

Página do Facebook do “Guilhabreu é Notícia

guilhabreu

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/acreditem/

Mar 31 2015

Retomando o Que Escrevi em 24 de Setembro de 2014

Quando foi dado a conhecer internamente às escolas o parecer de concordância do Diretor-Geral da Administração Escolar.

 

 

E foi este parecer que Mário Agostinho Pereira assinou e enviou (ou alguém por ele) hoje às escolas de forma invertida e com erros ortográficos.

Obviamente que não publico o ficheiro invertido porque me dei ao trabalho de o colocar direito (demorou meio minuto apenas).

É caso para dizer que se o Diretor-Geral tivesse ido embora mais cedo, mais cedo tinha sido publicado este documento que vai alterar muitas contas feitas até ao dia de ontem.

E muitos registos biográficos tinham de ser mudados por altura do Concurso Externo Extraordinário, da Contratação Inicial e da Mobilidade Interna, muitas contas teriam de ser refeitas às minutas da rescisão amigável e muitas pedidos de aposentação da Caixa Geral de Aposentações teriam de ser revistos.

Já para não falar em muitas progressões que não foram feitas por este tempo de serviço não contar.

Parece que não, mas este documento altera a vida de muita gente e terá enormes repercussões na carreira dos professores.

 

retroativos

Correio da Manhã (28-03-2015)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/retomando-o-que-escrevi-em-24-de-setembro-de-2014/

Mar 31 2015

Que a Páscoa nos Abençoe

Para ficarmos um poucochinho mais riquinhos.

 

 

euromilhoes 31 marco

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/que-a-pascoa-nos-abencoe/

Mar 31 2015

A Interpretação Correta da Recuperação de Vagas

Que foi enviada à direção de uma escola a seu pedido.

Porque sei que não foi isto que muitas escolas fizeram só espero que o erro cometido por algumas direções não tenha qualquer implicação com a correta recuperação de vagas.

Porque se tiver, garanto que haverá muito menos colocações do que aquelas que deveriam ocorrer.

E nesse caso a culpa não será do MEC, mas sim de quem interpretou mal a questão da recuperação de vagas da questão 12.

E depois não adianta andar a fazer-se formações de líderes inovadores quando os mesmos continuam presos aos mesmos erros do passado.

 

 

Exmo(a). Sr(a). Diretor(a)

Tendo em conta o teor do e-mail infra, cumpre-nos clarificar o pretendido na resposta à questão 12 “Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado?”:

a)    Se docente QA/QE e QZP das Regiões Autónomas, LSVLD (QA/QE e/ou QZP) ou Externo – deve selecionar “Não relevante”;

b)    Se docente QZP colocado por Concurso Externo Extraordinário de 2013 (DL n.º 7/2013 de 17/01) ou 2014 (DL n.º 60/2014 de 22/04)– deve selecionar “Não (não recupera)”;

c)     Para os restantes candidatos  QA/QE  ou QZP  (não enquadrados nas situações atrás referidas)  – deve selecionar “Sim (recupera)” , exceto se, o provimento na carreira, resultou de execução de recurso hierárquico ou  de outra forma de integração excecional, como por exemplo ao abrigo  DL nº 41/97, de 06/02,  DL n.º66/2000, de 26/04, DL n.º109/2002, de 16/04.

Com os melhores cumprimentos,

DGAE/DSCI

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/a-interpretacao-correta-da-recuperacao-de-vagas/

Mar 31 2015

Projeto «Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico»

Projeto «Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico»

 

 

A Direção-Geral da Educação irá lançar o projeto-piloto «Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico», desafiando os estabelecimentos de ensino público de Portugal Continental a nele participar, no próximo ano letivo (2015/16), com os seus alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

 

Até ao dia 15 de abril de 2015, cada Direção de Agrupamento de Escolas deverá, através do preenchimento de um formulário disponível em http://area.dge.mec.pt/dspeprogramacao, identificar as escolas que pretende inscrever neste projeto-piloto. Esta iniciativa poderá ser dinamizada quer na Oferta Complementar quer nas Atividades de Enriquecimento Curricular, ficando esta opção a decidir pelos órgãos internos do Agrupamento, nos termos do estabelecido nos respetivos diplomas legais.

 

Os Agrupamentos participantes poderão indicar até três professores para participar na formação, a promover pela DGE, que decorrerá em sistema de e-learning, durante os próximos meses de junho e julho. As escolas terão, ainda, acesso a um sistema de acompanhamento e apoio online, através de uma comunidade de prática alojada no sítio web da iniciativa http://programacao1ceb.dge.mec.pt/

 

Para outros esclarecimentos, poderá ser enviada mensagem de correio eletrónico para programacao1ceb@dge.mec.pt.

 

inic_program.jpg

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/projeto-iniciacao-a-programacao-no-1-o-ciclo-do-ensino-basico/

Mar 31 2015

O Fim do Umbigo no Diário de Notícias

"Não há vaga de fundo que ressuscite o "Umbigo" enquanto tal"

Calou-se uma das vozes mais críticas e mais populares da educação na blogosfera. Paulo Guinote admite fim do ‘blog’ por cansaço e não por pressões, embora elas tenham existido ao longo dos últimos 10 anos.

Criou o blogue “A Educação do Meu Umbigo” em 2006, o que o motivou na altura?

A criação original, em novembro de 2005, destinava-se a funcionar como um arquivo de materiais que eu não usaria na minha tese de doutoramento em História da Educação. Por isso, as publicações iniciais são muito irregulares. Em finais de maio de 2006, com a discussão em torno da revisão do Estatuto da Carreira Docente, comecei a publicar de forma diária e com um sentido de maior intervenção sobre a atualidade.

Esperava o impacto que teve?

Não, de forma alguma e ainda hoje me interrogo sobre a dimensão desse impacto.

Está orgulhoso do sucesso que a página teve e agora com as dezenas de mensagens de incentivo para que continue?

Sim, orgulho tenho, porque foi uma “obra” de muitos anos, de muitos milhares de páginas, algumas delas melhores, muitas outras piores, mas todas nascidas de um imperativo para escrever algo, nem que fosse um título, ao fim de um dia de trabalho. As mensagens para que continue são agradáveis, mas não há “vaga de fundo” que ressuscite o Umbigo enquanto tal.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/o-fim-do-umbigo-no-diario-de-noticias/

Mar 31 2015

O Recurso aos Tribunais na Imprensa Escrita

Sobre a circular publicada pela DGAE na passada sexta-feira.

0001

Público (31-03-2015)

0001
Correio da Manhã (31-03-2015)
i
Jornal i (31-03-2015)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/o-recurso-aos-tribunais-na-imprensa-escrita/

Mar 31 2015

Sobre as Permutas e a Invalidação da Candidatura

Já perdi a conta a quantas vezes disse que só estão impedidos de concorrer neste concurso os docentes que fizeram a permuta ao abrigo do nº 3 do artigo 46º do DL 83-A/2014.

Essa permuta é a que decorreu das listas de colocações do último concurso interno e foi pedida entre final de Julho e início de Agosto de 2013.

Quem pediu permuta sobre as listas de mobilidade interna de 2013 e 2014 pode estar no concurso.

É assim tão difícil as escolas perceberem isso?

 

Deixo apenas este link que remete para os artigos anteriores sobre este assunto.

 

permuta 3

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/sobre-as-permutas-e-a-invalidacao-da-candidatura/

Mar 30 2015

Onde Verificam se a Candidatura Está Válida

Entram no menu aperfeiçoamento da candidatura, depois clicam na vossa candidatura (tem um lápis amarelo, mas podem clicar também na linha porque o link é o mesmo) e depois verificam o estado da candidatura.

 

Se diz válida após a 1ª validação, imprimem o recibo e vão até à praia.

 

Na pior das hipóteses e se são do norte não tem como ir à praia devido ao frio que se faz sentir.

 

Se tiverem que alterar o tempo de serviço já validado pela escola fica à vossa responsabilidade e risco fazerem-no. No caso de terem de mudar o tempo de serviço por indicação da escola e não o fizerem terão a candidatura invalidada e poderão depois na fase de reclamações fazer essa rectificação. Se o fizerem já depois podem reclamar também na fase de reclamações do tempo que vos foi retirado.

É uma opção vossa.

 

 

aperfeicoamento

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/onde-verificam-se-a-candidatura-esta-valida/

Mar 30 2015

Para Perceberem o Alcance da Recuperação de Vagas do Ponto 12

Fica aqui um mail que recebi agora mesmo para perceberem melhor a confusão que se criou com a questão 12.
Como disse, espero que a questão 12 não tenha qualquer impacto na recuperação de vagas e que não seja lida pela aplicação informática, caso contrário teríamos grandes falhas nessa recuperação de vagas.

 

Boa tarde novamente Arlindo,
 

Escrevo-lhe agora porque eu própria contactei a DGAE, e obtive uma resposta diferente da que a minha escola obteve!

Tal como lhe disse há pouco, da DGAE informaram a minha escola que todos os “antigos” QZP deveriam ser “Não recupera“. Disseram ainda que os novos QZP eram “Não relevante“. A justificação dada pela drª  XXXXX da DGAE, segundo a funcionária do meu agrupamento com quem falei, é que só para os QE é que colocam “Recupera“.
 
Resolvi ligar eu própria para a DGAE, e eis o que me é dito: caso haja vaga(s) positiva(s) para o grupo de recrutamento, então a escola de validação deverá colocar “Recupera“. E é exatamente essa a situação: há uma vaga positiva no meu grupo de recrutamento, mas devido às instruções prestadas previamente, a secretaria colocou a todos os QZP “não recupera”, independentemente do número de vagas. A senhora que me atendeu disse ainda que esta era uma questão que não iria condicionar o concurso, tendo eu perguntado logo então qual a razão da sua existência na validação – falou-me em estatística.
 

Fui depois aconselhada a ligar para a escola (!!), para transmitir esta informação; respondi que não compreendia de que forma eu poderia fazer a secretaria alterar o que quer que fosse quando a própria DGAE diz uma coisa à escola, e a mim me diz outra! Lá me deram o endereço para pedir esclarecimento por escrito (dsci@dgae.mec.pt), e a funcionária que me estava a atender ficou com o contacto do meu agrupamento, pois voluntariou-se para, no final do seu dia de trabalho, contactar a escola e esclarecer esta situação. Não sei como é possível esclarecer algo que, pelos vistos, a própria DGAE não consegue esclarecer de igual forma aos que a contactam! (E resta saber se o contacto será mesmo efetuado…) De qualquer forma, voltei a falar com a secretaria, pelo que lá já estão informados…

 

Agradeço mais uma vez a atenção, achei que deveria saber destas informações!

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/para-perceberem-o-alcance-da-recuperacao-de-vagas-do-ponto-12/

Mar 30 2015

Sobre a Circular de Sexta-Feira

Federações dos professores ameaçam recorrer a tribunais

 

 

Circular sobre o tempo de serviço enviada às escolas põe, lado a lado, Fenprof e FNE.

 

 
 

Os dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e o da Federação Nacional de Educação (FNE), Mário Nogueira e João Dias da Silva, respectivamente, estão contra a nova circular relativa ao tempo de serviço dos professores e admitem que, depois de a analisar, podem avançar para os tribunais.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/sobre-a-circular-de-sexta-feira/

Mar 30 2015

Parece Estranho a Minha Posição ir ao Encontro ao MEC

… e ser contrária às organizações sindicais.

Mas o que é verdade é que as faltas por doença não influenciarão em nada a questão dos 5 contratos consecutivos.

Ainda não li a notícia de ontem do Correio da Manhã mas presumo quem terá dito que serão milhares os docentes prejudicados e que poderiam ver em causa o ingresso na carreira pela “norma travão” com a não contabilização desse tempo de serviço.

Os do costume.

 

DN tempo de servico

Diário de Notícias (30-03-2015)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/parece-estranho-a-minha-posicao-ir-de-encontro-ao-mec/

Mar 30 2015

Tanta Coisa Com a 1ª Prioridade

E o MEC nem possibilidade deu às escolas de dizer se os docentes reúnem as condições para se encontrar nessa prioridade.

É sinal que o MEC tem a sua base de dados preparada para confirmar quem reúne ou não essas condições.

Já previa que tal fosse acontecer e por isso nem dei relevo a imensas queixas que me chegaram dizendo que alguns directores estariam preparados para validar situações de 1ª prioridade a docentes que não reuniam os requisitos.

Tal como disse, apenas quando saírem as listas provisórias é que confrontarei as listas do MEC com a minha base de dados.

VALIDACAO

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/tanta-coisa-com-a-1a-prioridade/

Mar 30 2015

Onde Este Concurso Pode Dar Barraca

Há uma questão que a DGAE coloca as escolas para cada docente dos quadros que concorre ao concurso interno.

A questão é a número 12 e tem a ver com a recuperação de vaga no caso do docente ser colocado e é esta.

 

12. Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado? :

 

Só existem duas hipóteses com implicações nas vagas : Não (não recupera) e Sim (recupera) e uma terceira Não Relevante para casos de docentes das RA que não tem qualquer implicação com a recuperação de vagas.

 

Ora bem, no caso de um docente ser colocado a aplicação informática vai verificar se existe recuperação da vaga libertada por este candidato.

E agora pergunto para que serviu a portaria de vagas positivas e negativas publicadas recentemente?

 

Como podem as escolas saber para cada candidato se a vaga é recuperada ou não? Imaginemos a seguinte situação. Existe uma vaga negativa em determinado grupo nessa escola e dois docentes desse grupo concorreram. Porque razão a escola terá de dizer se a vaga recupera ou não em cada um dos docentes? Vai dizer que não recupera nos dois ou apenas num docente? Mas se por acaso a escola disser que não recupera vaga no docente que não sai e diz que recupera no docente que sai a vaga negativa da escola transforma-se em vaga positiva?

E se tiver dito Não (não recupera) nos dois a vaga negativa não será recuperada por terem saído dois docentes?

E no caso de um docente QZP? Pelo que tenho conhecimento ALGUMAS escolas estão a colocar Não (não recupera), será que a aplicação informática vai ter em conta a resposta dada pela escola, quando essa vaga, no caso do docente ser colocado, é de recuperação automática? Lembro que apenas os docentes QZP dos CEE de 2013 e 2014 é que não poderão ter a sua vaga recuperada, mas nos restantes QZP essas vagas são obrigatoriamente recuperadas.

Aconselho a todos os QZP “à antiga” que verifiquem na questão 12 se a vaga será recuperada ou não, no caso da escola ter dito Não (não recupera) que liguem para a vossa escola a dizer o erro que cometeram.

 

Será que por erro das escolas as vagas serão reduzidas a quase nada, ou poderão ser duplicadas por factores que lhe são impossíveis de prever?

Se existe uma portaria de vagas esta pergunta é inútil a não ser para o caso dos docentes colocados ao abrigo dos CEE de 2013 e 2014. Porque a escola não sabe que docente pode libertar vaga no caso de obter colocação.

 

Este vai ser mais um enorme erro que pode recair sobre as escolas, mas por incompetência da DGAE.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/onde-este-concurso-pode-dar-barraca/

Mar 30 2015

Aperfeiçoamento Disponível

Até às 18 horas do dia 1 de Abril.

 

Imagino quais sejam as principais alterações ou motivos de invalidação por parte das escolas: tempo de serviço, habilitações para o grupo 120, exclusões de docentes que efectuaram permuta das Mobilidades Internas e não que deviam ser excluídos. Mas podem na caixa de comentários dizer se a vossa candidatura se encontra validada ou não e quais os motivos de invalidação se tiveram algum campo invalidado.

 

Download do documento (PDF, 740KB)

 

 

Para verificarem o estado da vossa candidatura vão à área concurso nacional 2015/2016 e depois a aperfeiçoamento, depois aperfeiçoamento da candidatura. Cliquem na vossa candidatura (lápis) e verifiquem o estado da candidatura.

Podem imprimir o recibo para ver se se todos os campos foram correctamente validados. Verifiquem se têm os pop-up desactivados para a página da DGAE caso contrário nunca conseguem abrir a impressão do documento.

 

Se não precisarem de mudar nada não precisam de fazer nada, se precisarem de alterar algum campo devem editar a candidatura e ir fazendo gravar dados até chegar ao campo que pretendem alterar, prosseguindo com o gravar dados em todos os campos e o finalizar, só assim conseguem ter acesso à área para colocarem a palavra passe.

Para submeter uma candidatura alterada devem sempre colocar no fim a palavra passe, caso não o façam é porque nada submeteram e a candidatura ficará exactamente igual a como está.

Se por brincadeira foram gravando os campos editáveis e não quiserem fazer nada também não se preocupem porque a candidatura só será revista pela escola se colocarem a vossa palavra passe.

 

Na página inicial do meu recibo aparece o seguinte.

valida

 

 

NOTA: se tiveram a candidatura validada e entrarem no aperfeiçoamento das graduações profissionais vão ver que o grupo de recrutamento se encontra no estado por confirmar. Não liguem a isso se estiver tudo validado.

Desliguem o PC e vão até à praia. ;)

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2015/03/aperfeicoamento-disponivel/

Artigos mais antigos «

Ir buscar mais items

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Gosta do Blog DeAr Lindo no Facebook