O reconhecimento da falta de professores por parte da…

…subdiretora-geral da Educação!!!

“Parece que vamos deixar de ter professores”, diz subdiretora-geral da Educação

“Não tem havido investimento, nem qualquer trabalho nesta área para inverter a falta de professores” que “já faltam no sistema”, revelou Maria João Horta, numa conferência promovida pelo Conselho Nacional de Educação.

A subdiretora-geral da Educação, Maria João Horta, garante que já há falta de professores no sistema e denuncia a falta de investimento na área para inverter a situação.

“Parece que vamos deixar de ter professores em Portugal”, disse Maria João Horta, com tristeza, numa conferência promovida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre “O digital numa pedagogia ativa e autonomizadora”.

A denúncia surge numa altura em que, em muitas escolas, três semanas depois do arranque do ano letivo ainda faltam, por um lado, professores que não chegaram a ser colocados e, por outro, docentes que já apresentaram atestados médicos.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/10/o-reconhecimento-da-falta-de-professores-por-parte-da/

15 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Atento on 8 de Outubro de 2020 at 18:48
    • Responder

    —————–
    ——————————–

    A ocultação dos múltiplos casos de COVID 19 que estão a ocorrer nas escolas é VERGONHOSA. É um comportamento CRIMINOSO.

    Apelo á DENUNCIA PÚBLICA do que está a ocorrer nas ESCOLAS.

    Tenham VERGONHA!…..

    —————-
    ———————————-

    • maria on 8 de Outubro de 2020 at 18:54
    • Responder

    Porra! Parem de dizer que há falta de professores em Portugal !
    Sabendo-se que , no concurso nacional para contratados , todos os anos ficam 30.000 docentes por colocar !!!
    Gostariam que esse excedente fosse aumentado para quantos milhares mais?
    A “falta de professores” deve-se a outros factores – que me dispenso de enumerar.

    • Atento on 8 de Outubro de 2020 at 19:02
    • Responder

    —————
    ———————————————

    Tem toda a razão maria!…. dá-se um pontapé numa pedra e sai um professor. nomeadamente educadoras das infancias, professores primários e professores de educação fisica (antigos professores de ginastica).

    _________________________

    A ocultação dos múltiplos casos de COVID 19 que estão a ocorrer nas escolas é VERGONHOSA. É um comportamento CRIMINOSO.

    Apelo á DENUNCIA PÚBLICA do que está a ocorrer nas ESCOLAS.

    Tenham VERGONHA!…..

    ————————
    ———————————————

    • Paulo Anjo Santos on 8 de Outubro de 2020 at 20:15
    • Responder

    Vocês estão muito desatualizados… 30 e poucos mil são a totalidade dos contratados, no final de setembro já nem metade disso estarão nas listas. E não são excedente, a grande maioria deles já devia estar nos quadros, mas como isto é uma república das bananas, vale tudo! Digam o que disserem, em cada vez mais zonas do país, em cada vez mais grupos de recrutamento e cada vez mais cedo, há horários nas bolsas que não encontram candidato. Pior que isto, há horários que vão para oferta de escola que também não têm qualquer candidato e os alunos ficam sem aulas, muitas vezes durante o ano inteiro! Que há grupos de recrutamento e zonas do país onde há durante todo o ano candidatos já sabemos, isso é o que deveria acontecer em todos os grupos de recrutamento, em todas as zonas do país…. a sociedade portuguesa iludiu-se, acho que o trabalho de professor estava bem pago de mais, que podiam cortar a torto e a direito que manteriam a atratividade da profissão… o resultado está à vista! O que me preocupa sobretudo é o futuro do país, sem educação não há milagres. Lembram-se de há cerca de 20 anos António Guterres falar na paixão que tinha pela educação? Eu lembro-me de nessa altura ele dar o exemplo da China, que 20 anos antes tinha começado a investir muito na educação… agora vejam o que se tem passado na China, o que têm crescido, como se estão a tornar na maior economia do mundo!

    • Maria on 8 de Outubro de 2020 at 21:16
    • Responder

    Tenho uma sugestão:

    Contratem “pardalecos”. Fazem logo o serviço por muitas centenas de professores!!! São de uma eficiência…
    É ve-los cantar, cantar… só nos dão música

    • Falcão on 8 de Outubro de 2020 at 21:19
    • Responder

    A Maria tem toda a razão! Não há falta de professores, o que há é falta de professores escravos! Eu sei que o governo adoraria ter licenciados a pagarem para trabalhar (que é o que resulta se algum desses desgraçados tiver de alugar um quarto – um apartamento só para si é uma miragem – pagar alimentação e vestuário, etc., para ocupar um horário incompleto que não compensa as despesas. Obviamente esses colegas não estão para isso e fazem muito bem! Não há falta de professores, há é uma enorme falta de respeito pelos professores! E tenho dito!

    • Falcão on 8 de Outubro de 2020 at 21:20
    • Responder

    Esse azémola do Pardal devia ser obrigado a trabalhar como trabalham milhares de contratados e a passar pelas dificuldades que estes sentem ano após ano. Talvez assim deixasse de descarregar as suas diarreias mentais neste blog.

    • Manuel on 8 de Outubro de 2020 at 21:32
    • Responder

    Lembram-se do comentário do sr 1º ministro António Costa?. “Temos pena… são precisos dois para dançar o tango.” pois sózinho dançará!

    • Santos on 8 de Outubro de 2020 at 22:26
    • Responder

    “A falta de investimento na área” começará a ser combatida com a integração nos quadros dos contratados que há vinte anos mantém a funcionar um sistema escorado na exploração dos cujos ditos e montado durante um enquadramento passado de excesso de contratados e de falta de visão de futuro. Quem é que quer continuar a passar vinte anos (cerca de metade do total de uma vida profissional) à espera de um mínimo de estabilidade pessoal e profissional? Ainda se o salário fosse bom…

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 9 de Outubro de 2020 at 1:35
    • Responder

    Não houve “falta de investimento na área”. Não me insultem, basta os políticos fazerem-no quase diariamente.

    Houve desinvestimento na área.

    Durante a Troika foi o sector em que mais cortes ocorreram % em relação a orçamentações transactas.

    Lembro-me de estar num agrupamento e de um ano para os outro o nº de alunos aumentou umas boas dezenas. E tínhamos cerca de menos 2 dezenas de profs. Não eram precisos mais.

    Mas as turmas estavam maiores, muito do que era lectivo passou a não lectivo, a fusão dos agrupamentos pôs professores do quadro a correr de escola em escola para dar umas horas nesta, outras naquela, mais umas nas AEC ao final do dia e por aí fora.

    Os horários nos agrupamentos são o que sabemos, 2 horas de manhã com um furo legal a meio. Depois 3 no fim da tarde, noutra escola, com o carro a rolar, e o cansaço a acumular. Chegamos ao final do dia mas trabalhámos apenas 5 horas, oficialmente, mas estamos 10horas fora de casa, desde que saímos até que finamente voltamos, sem espaços nem equipamentos para trabalhar durante estes “não furos”. Chegamos a casa ainda com muito trabalho para fazer para a escola, e completamente exaustos, e isto quando não temos mais umas “imprescindíveis” reuniões no final do dia, que nos coloca 12 horas ou mais sem estar em casa, quando oficialmente só trabalhámos 5 horas.

    A maioria dos profs do quadro levam para casa cerca de 1,2k-1,3K limpos por mês, incluindo o subsídio de refeição. Desconta-se umas boas centenas de euros por mês para as deslocações, combustível, manutenção do carro, pneus que fazem centenas de km por semana e portagens, e sobra-nos 1k na melhor das hipóteses para, renda, comida, eletricidade, gás, água e tudo o mais. Somos considerados ricos, e não temos ajudas nenhumas, nada de abonos de família, habitação social, filhos com bolsas para estudar no ensino superior nem a possibilidade de acederem a residências universitárias.

    Fui contratada vários anos, ganhava menos, mas sobrava-me mais dinheiro e energias, pois ficava perto de casa.

    Paguei para conseguir efetivar (ie, o que ganhava onde efectivei, não chegava para as despesas), mas achei que era um investimento no futuro. Esperava que em poucos anos a situação iria ser mais favorável.

    Mas não, as normas travão com as sucessivas mudanças de regras nos concursos puseram-me a saltar de QZP (obrigada) para QE, depois outra vez (por opção) para QZP. Volvidos 25 anos de docência, continuo a cheirar o alcatrão 3 horas por dia para ir trabalhar. .

    Houve injeção de dinheiro sim, no parque escolar, nos magalhães e afins, para encher os bolsos dos mesmos do costume, e nalguns casos com materiais com qualidade muito inferior à dos materiais originais.

    Não chamem a isto investimento.

    • Manuel on 9 de Outubro de 2020 at 7:09
    • Responder

    Solução possível – reinvestimento na Educação:
    – acabar com contratos de associação – só aqui poupam-se milhões, basta lembrar o que se tem passado há décadas principalmente num certo grupo…;
    – efectivar no quadro os contratados que há décadas preenchem as “necessidades temporárias” , temporárias só de nome.
    – com os milhões poupados nos contratos de associação supracitados haveria margem de manobra para algumas melhorias, como diminuição de alunos por turma.

    • Manuel on 10 de Outubro de 2020 at 10:00
    • Responder

    A sra lamenta??!! E está lá a fazer o quê??!! Outra a sacudir a água do capote . Não percebeu que enquanto sub diretora da educação é co-responsável??!! Se não percebeu, é caso para dizer que é burra.

    • Sónia M. on 24 de Outubro de 2020 at 2:22
    • Responder

    Somos professores? Ou somos técnicos de ensino formatados, cumpridores, quadrados e com ausência de autenticidade e criatividade? Se juntarmos a esta frustração, o péssimo ambiente, os colegas que não vivem sem o complicómetro ligado, a burocracia grelhada e administrativamente conformada… ah, e ter tempo para limpar a casa, cozinhar, tomar banho, dormir, ir às compras e tratar de assuntos que avida exige (incluindo assuntos de saúde e familiares) está a tornar-se cada vez mais difícil. Cuidado com a saúde mental e física. Isto é mais sério do que parece!

    • Victoria johnson on 1 de Fevereiro de 2021 at 10:41
    • Responder

    Você está procurando uma empresa de crédito financeiro real para obter um empréstimo de 10.000 euros a 10.000.000 euros (para empréstimos comerciais ou empresariais, empréstimos pessoais, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para automóveis, empréstimos de consolidação de dívidas, empréstimos de capital de risco, empréstimos de saúde, etc. )
    Ou foi negado um empréstimo de um banco ou instituição financeira por qualquer motivo?
    Inscreva-se agora e obtenha um empréstimo financeiro de verdade. Processado e aprovado em 3 dias.
    PACIFIC FINANCIAL LOAN FIRM Somos um credor internacional de empréstimos que fornece dados financeiros reais a indivíduos e empresas a uma taxa de juros baixa de 2% com uma carteira de identidade válida ou passaporte internacional de seu país para verificação. Reembolsos de empréstimos começam em 1 (um) ano após o empréstimo é recebido e o período de reembolso é de 3 a 35 anos.

    Para uma resposta imediata e processar sua solicitação para a fronteira dentro de 2 dias úteis
    Contate-nos diretamente através deste e-mail: pacificfinancialloanfirm@gmail.com

    Entre em contato com as seguintes informações:

    Nome completo: ____________________________
    A quantidade de dinheiro necessária como um empréstimo: ________________
    Termo de credito: _________________________
    O objetivo do empréstimo: ______________________
    Aniversário: ___________________________
    Gênero: _______________________________
    Estado civil: __________________________
    Endereço de contato: _______________________
    Código postal da cidade: __________________________
    País: _______________________________
    Profissão: ____________________________
    Celular: __________________________

    Envie o seu pedido de resposta imediata para: pacificfinancialloanfirm@gmail.com

    Diretora Executiva Srta. Victoria johnson

    • Franklin Finance Firm on 11 de Maio de 2021 at 19:37
    • Responder

    Ótima oferta para todos, você está em crise financeira, você está procurando uma fonte financeira sem nenhuma taxa inicial para seu novo apartamento, construção, refinanciamento, consolidação de dívidas, fins pessoais ou comerciais? Em pequena ou grande escala? Aí vem uma oportunidade aberta.

    Estamos oferecendo oportunidades de investimento e para toda (s) pessoa (s) qualificada (s).

    * Peça emprestado de euro $ 2.000 a $ 20.000.000 euros
    * Taxa de juros de 2%

    Responda com as seguintes informações.

    Nome:
    Quantidade necessária:
    Duração do empréstimo:
    Objetivo:
    Localização:

    Atenciosamente,

    Sra. Jacky Trowbridge,
    EMPRESA DE EMPRÉSTIMOS FRANKLY.
    E-mail: franklinloanfirm01@gmail.com


  1. […] Ora, haverá a tentação de pensar que este número é elevado e que afinal a falta de professores que tem sido noticiada é um exagero sem sentido… NADA MAIS ERRADO e a própria subdiretora-geral da educação já o admitiu. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: