1.409 Docentes Aposentados em 2019

Com a publicação do dia de ontem da listagem mensal de aposentações da Caixa Geral de Aposentações já consigo fechar o número de docentes da rede do MEC que se aposentaram em 2019 por este sistema de aposentações.

Continuo a partir ainda do princípio que a quase totalidade dos docentes são aposentados pela CGA, mas existe outro sistema de aposentações que ao longo dos próximos tempos vai continuar a crescer e que não consigo saber os dados, falo dos aposentados pela Segurança Social.

O Número de aposentados em 2019 supera largamente os dados desde 2014 a 2018 e fica muito acima da previsão do Ministério das Finanças que apontava existir 995 docentes aposentados em 2019.

Como o Diário da república continua a separar o género do trabalhador, o quadro mostra que desde 2012 só se aposentaram Educadores de Infância do género feminino e em todos os anos “As professoras” estão em larga maioria no número de aposentados. Curiosamente em 2019 foi a primeira vez que a taxa de aposentações do género masculino não foi inferior a 50% (456 contra 902). Nos anos anteriores a taxa de aposentados do género masculino situava-se na ordem do 1/3.

Tendo em conta as previsões para os próximos anos em que vai existir um aumento sempre crescente do número de aposentados, urge pensar numa solução que atraía os jovens para a formação inicial de professores.

Caso não se promova o respeito pela classe docente, em todos os níveis, podemos entrar a curto prazo num colapso do sistema de ensino com uma enorme falta de professores qualificados para a profissão.

E se isto já se sente, imaginem dentro de alguns anos.

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2019/11/1-409-docentes-aposentados-em-2019/

3 comentários

    • JoaoKostaOministro on 13 de Novembro de 2019 at 23:12
    • Responder

    Alguém me explica isto nas pensões da CGA no Ministério da Educação?
    LUÍS MANUEL FLORES CARVALHO
    ÓRGÃO SOCIAL
    PARQUE ESCOLAR
    € 4 365,94

    • Mariana on 14 de Novembro de 2019 at 11:39
    • Responder

    E esse número peca por defeito. Fiz o meu pedido de aposentação no dia 6 de Junho e ainda estou à espera. Já lá vão cinco meses ! Estou farta da escola, daqui a pouco tenho 67 anos e nunca mais me livro deste inferno!

    • Petter on 14 de Novembro de 2019 at 14:36
    • Responder

    Sr. Arlindo, é possível saber o número de aposentação por grupo de recrutamento?
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog