Horários em Contratação de Escola (distribuição por concelho)

Davide Martins

Latest posts by Davide Martins (see all)

O mapa abaixo apresenta todas as ofertas de escola lançadas pelas escolas acima das 8 horas. Significa que foram recusadas 2 vezes nas Reservas de recrutamento. A figura ilustra aquilo que tem vindo a lume na Comunicação Social: os Concelhos da grande Lisboa, Setúbal e Algarve apresentam maiores dificuldades no preenchimento de horários, enquanto no interior essa dificuldade não se faz sentir.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2019/10/horarios-em-contratacao-de-escola-distribuicao-por-concelho/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • paulo Anjo Santos on 14 de Outubro de 2019 at 13:07
    • Responder

    Era interessante conseguir colocar este mesmo mapa dos anos anteriores… em 2013, nesta altura do ano, o mapa devia estar todo branco, nos anos seguintes começariam a aparecer algumas cores, e desde o ano passado para cá algumas cores mais próximas do vermelho, sendo que este ano a situação piorou muito e a tendência é claramente para piorar. Como estamos em início de legislatura não deverá haver grande problema, até porque não estou a ver os pais muito preocupados com o facto dos filhos não terem esta ou aquela disciplina… por estranho que pareça!

      • maria cunha on 15 de Outubro de 2019 at 13:42
      • Responder

      Sou mãe de um aluno que ainda não tem professor/a de Português e HGP e estou muito preocupada, eu e os outros pais, penso que o senhor não conhece os pais todos… Já fui três vezes falar com a direção, não há solução a vista.
      Mas se tiver uma formula para conseguir professor/a para a turma do meu filho, agradeço a partilha…
      O mais caricato sou professora de historia e não consigo colocação…
      Tenha um bom dia.

        • paulo Anjo Santos on 15 de Outubro de 2019 at 14:10
        • Responder

        Eu não tenho formula mágica, mas certamente já teria organizado uma manifestação ou algo do género para alertar para a situação. A escola não pode resolver com as regras que tem, mas o Mininistério da Educação e o governo têm obrigação de resolver os problemas, já que a Lei não está a ser cumprida. Já vi muitas vezes pais fazerem manifestações ou outras iniciativas porque não há funcionários suficientes, ou porque a escola está degradada ou outra coisa qualquer, nunca vi fazerem nada porque os filhos não têm professores de algumas disciplinas.
        Uma das minhas curiosidades será a de perceber quando é que haverá a primeira grande manifestação de pais a reclamar a falta de aulas que os filhos têm. O Governo e o Ministério é que têm de garantir uma educação de qualidade para todos.

    • nv on 14 de Outubro de 2019 at 15:02
    • Responder

    Serão não só as zonas mais caras para morar e de crescimento populacional, mas também onde haverá alternativas de emprego melhor remuneradas, menos desgastantes e com mais perspectivas de futuro do que dar aulas.

    • xuxu on 15 de Outubro de 2019 at 10:27
    • Responder

    2013 foi dos piores anos! Muitos ficaram sem emprego, muitos ficaram com horários miseráveis. E estou a falar de colegas que habitualmente estavam colocados em horários anuais e completos.

    Foi nessa altura que muitos professores abandonaram a profissão.

    Ano de BCE, entrevistas manhosas, critérios manhosos, tempos intermináveis na colocação de professores, cunhas, cortes abismais nos cursos profissionais, fórmulas de calculo erradas … a memória é muito curta!

      • paulo Anjo Santos on 15 de Outubro de 2019 at 14:16
      • Responder

      Ora nem mais, eu passei de uma situação de ter sempre colocação a 1 de setembro no meu concelho de residência (ou no do lado) para não conseguir colocação em nenhuma zona do país, no ano letivo todo… Nessa altura acabei por fazer outras coisas, hoje já não dependo tanto disto, e tenho sérias dúvidas que me vá manter até aos 67 anos… muitos outros acabaram por sair e não voltar, outros seguiram um processo idêntico ao meu e saíram depois ou estão a sair agora, já não é difícil encontrar algo que nos dê um rendimento idêntico ou superior, com menos stress…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog