Comunicado SINAPE – 9a 4m 2d / Tempo de serviço dos Professores

9a 4m 2d / Tempo de serviço dos Professores

O SINAPE, sindicato com 80 anos de existência, reflectindo nos “acontecimentos” dos últimos dias, sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores retira as seguintes conclusões:
. mais uma vez os Professores são usados como carne para canhão.
Relembramos, que todos, mas todos, os partidos políticos, recomendaram e recomendam a recuperação do tempo de serviço – 9a 4m 2d.
Os partidos na Comissão de Educação, voltaram reafirmar que o tempo integral é para contar. O PS votou contra o que já tinha recomendado.
Este assunto foi e é discutido com base de um decreto lei do Governo, que atribuía 2a 9m 18d aos docentes. Os restantes partidos políticos votaram que o documento descesse à Comissão de Educação para reanálise.
. o Governo utiliza os Professores para “chantagem” e “birra”
Lembramos, que se não tivesse havido “troika” as carreiras seguiam a sua normalidade. Logo, o Governo não conseguiria pagar? Não pagava? O que faria? – Não governava ?
. o Governo confunde problemas laborais com problemas políticos.
Falamos de uma questão laboral, trabalho e a sua contagem para efeitos remuneratórios e não de uma situação disfuncional que provoque a queda de um governo em fim de ciclo.
. e qual a actual posição dos partidos políticos ?
PSD e CDS reafirmam que o tempo é para contar. O tempo “dado” pelo Governo – 2a 9m 18d conta a 01 de Janeiro de 2019 e a ser pago a 1 de Janeiro de 2020. E acrescentam, o restante tempo está condicionado às condições económicas do país.
O BE, PCP e PEV reafirmam que o tempo é para contar. O tempo “dado” pelo Governo – 2a 9m 18d conta a 01 de Janeiro de 2019 e a ser pago a 1 de Janeiro de 2020.

E qual a posição do SINAPE
Reconhecendo o que foi votado em Comissão de Educação da AR e dada a importância na vida profissional dos Professores, e atendendo às condições existentes, solicitamos aos partidos políticos PSD, BE, PCP, CDS e PEV que encontram uma redacção que minimize os prejuízos temporais e remuneratório dos Professores. O Trabalho é uma das bases da dignidade de uma profissão.
A Escola Publica não pode, nem deve ter “escravos” funcionais mal pagos e maltratados, mas sim Professores reconhecidos.
Assim, concluindo, vemos que seria possível que os partidos políticos reconhecessem o tempo integral de serviço – 9a 4m 2d, atribuindo o tempo proposto pelo governo 2a 9m 18d a Janeiro de 2019 com pagamento a Janeiro de 2020. Deixando o restante tempo para negociações futuras e de acordo com as condições económicas do país.
NÃO DESISTIMOS RESISTIMOS – 9a 4m 2d =SOMOS FUTURO=
A Direção SINAPE

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2019/06/comunicado-sinape-9a-4m-2d-tempo-de-servico-dos-professores/