O Dinheiro Compra Quase Tudo… Até a Inteligência! E a Aptidão…

Mas não me admira que tal aconteça, pois está mais que provado que as famílias que investem ($$$$$$) na educação dos seus filhos a maioria das vezes obtém bons resultados.

 

Muitas notas de 19 e 20 levam inspeção a externato de topo do Porto

 

Denúncia de notas de Educação Física, onde apenas doze alunos do secundário tiveram menos de 19 valores, leva Inspeção-Geral ao Externato Ribadouro. Ministério admite agir “intransigentemente” caso se confirmem ilegalidades

ntre 248 alunos inscritos no 10.º ano no Externato Ribadouro, do Porto, 128 tiveram a nota máxima – 20 valores – na disciplina de Educação Física no 2.º período, e apenas 12 não chegaram pelo menos aos 19 valores…ficando-se pelo 18. Foram estes desempenhos, denunciados pelo blogue de educação Com Regras, que levaram o Ministério da Educação a ordenar a abertura imediata de um inquérito ao prestigiado externato, com o ministro Tiago Brandão Rodrigues a avisar que não terá contemplações caso se confirme a existência de algum abuso.

“A Inspeção Geral de Educação e Ciência irá, através de processo de inquérito, investigar a situação descrita, bem como identificar os responsáveis por eventuais ilícitos praticados”, confirmou o gabinete do ministro. “Caso se venha a verificar a prática de atos ilícitos desta gravidade, o Ministério da Educação agirá intransigentemente”.

A denúncia partiu do autor do blogue Com Regras, Alexandre Henriques – ele próprio professor de Educação Física -, que revelou ter tido acesso às pautas de nove das dez turmas através de uma “fonte credível”. O DN tentou contactar o Externato Ribadouro, já ao final da tarde, mas ninguém atendeu o telefone associado a este estabelecimento de ensino.

“Em 17 anos de ensino já atribuí alguns 20 valores, mas nunca no final de um período. Classificações de 18 são poucas e de 19 muito raras, conforme se pode constatar nas pautas por essas escolas fora”, disse Alexandre Henriques, o qual ironizou sugerindo que“os clubes e as seleções nacionais deviam solicitar à direção a presença dos seus olheiros” mas, mais a sério, defendeu o que acabará por acontecer: uma visita da IGEC às instalações desta escola.

O blogue publicou imagens de algumas das pautas em causa, nas quais é possível constatar que muitos alunos – embora não de forma tão expressiva como na Educação Física – chegaram às notas máximas em várias outras disciplinas, incluindo Matemática e Física e Química.

 

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2019/04/o-dinheiro-compra-quase-tudo-ate-a-inteligencia/

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Professor indignado on 26 de Abril de 2019 at 20:48
    • Responder

    Devem ser autênticos Cristianos Ronaldos, deve ser por isso que temos tantos atletas olímpicos, somos uns ases em EF, mas depois vemos os relatórios internacionais e somos os melhores mas é a comer pataniscas de bacalhau e a beber vinho tinto… E em vez de atletas, fazemos as high tech: rolhas de cortiça.
    Este aumento de notas, não de agora, é de há MUITOS anos atrás, e não só neste colégio.

    • Açoriano on 26 de Abril de 2019 at 22:29
    • Responder

    O que tem contra o bacalhau e o vinho?
    Por acaso será V. Ex.ª um intelectualoidezitinho?

      • Professor indignado on 27 de Abril de 2019 at 6:54
      • Responder

      Eu não disse nenhuma mentira, segundo os rankings internacionais, somos os melhores a consumir bacalhau, a beber vinho tinto e a fazer rolhas de cortiça.
      De resto este não é o tema principal, mas sim, os extraordinários atletas que existem naquele colégio, assim, também eu entrava em eng.ª aeroespacial ou medicina…

    • Pintassilgo on 26 de Abril de 2019 at 23:01
    • Responder

    Ensino Privado – Uma história de sucesso

    EXTERNATO RIBADOURO

    O Externato Ribadouro (cujo nome comercial é Alexandrino Oliveira, Silva & CA, Lda., com o número fiscal 500308560) é actualmente propriedade do casal pinheiro, ou seja, de Manuel de Vasconcelos Pinheiro e Maria da Conceição Amaral Vasconcelos Pinheiro.
    O engenheiro Manuel Pinheiro era até há bem pouco tempo professor efectivo na Escola Secundária Infante D. Henrique sita no Porto, tendo estado destacado e a chefiar o Ensino Mediatizado (Telescola), ocupou o cargo de (nomeação política) DIRECTOR REGIONAL ADJUNTO DE EDUCAÇÃO DO NORTE durante o ultimo governo do PSD 2002-2005). Actualmente é Vereador sem pelouro da Câmara Municipal de Cinfães, dado ter perdido as eleições.
    A Dra. Maria da Conceição Amaral Vasconcelos Pinheiro foi professora de História na Escola E.B. 2,3 Dr. Augusto César Pires de Lima sita no Porto, onde pediu licença sem vencimento de longa duração para ocupar o cargo de Directora Pedagógica do referido Externato Ribadouro.
    Este casal deteve até meados de 2007 a propriedade do Externato Ribadouro em conjunto com o casal portugal (Edison A. Moreira Portugal e Maria Isabel S. Céu Moreira Portugal).
    Estes dois casais desentenderam-se e depois de uma espécie de batalha campal, em meados de 2007 o casal pinheiro fez uma oferta irrecusável ao outro casal pela sua quota de 50% (sensivelmente meio milhão de contos, isto é, cerca de 2,5 milhões de Euros) para se irem embora. DE ONDE VEIO O DINHEIRO ???? SERÁ QUE OS IMPOSTOS FORAM PAGOS ???? SERÁ QUE A INSPECÇÃO DE FINANÇAS (DGCI) anda por aí ??????
    O casal pinheiro entretanto (e dado este ser um “negócio da china”) comprou 50% do Externato Camões sito na Praça da Estação de Rio Tinto e 50 % do Externato da Trofa que era propriedade da Diocese do Porto.
    O Externato Ribadouro é o tal que mete muitos alunos em MEDICINA (até meteu a filha do seu proprietário) e que foi alvo de uma investigação precisamente na altura em que Manuel Pinheiro era Director Regional Adjunto de Educação do Norte.
    Mas não foi só a questão da entrada massiva de alunos em medicina devido ás notas, foi também o Ensino Básico Recorrente e o Ensino Secundário Recorrente que, tendo terminado em 2005 naquele estabelecimento (porque já não era rentável), foram alvo de investigação na altura em que o cavalheiro era DIRECTOR REGIONAL ADJUNTO DE EDUCAÇÃO DO NORTE e apenas por parte da IGE.
    Dá vontade de RIR e é caso para perguntar quem terá sido a INSPECTORA da IGE que verificou da existência de ilicitudes!!!!!! O que viu ?????? ou seria invisual !!!!!….(o processo foi arquivado)
    Este é apenas um EXEMPLO do ENSINO PRIVADO que temos. É apenas um EXEMPLO DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS. É um bom EXEMPLO DE EMPRESÁRIOS DE SUCESSO.

    https://psicolaranja.blogs.sapo.pt/729121.html

    NO GOOGLE É POSSÍVEL ENCONTRAR COISAS MUITO INTERESSANTES SOBRE O “RIBADOURO”
    .

    • Pintassilgo on 26 de Abril de 2019 at 23:02
    • Responder

    .
    Não falem daquilo que não sabem ….

    ……porque …..

    O RIBADOURO – É UM CASO DE SUCESSO EMPRESARIAL

    O Externato Ribadouro aquando da suspeita de FRAUDE foi visitado por uma Inspectora da IGE/Porto de nome Madalena. O Resultado desta inspecção sobre suspeitas de fraude no Ensino Recorrente, isto é, sobre as centenas de alunos que, não reunindo as condições legais, transitaram do ensino secundário dito normal para este tipo de Curso (onde não tinham que se submeter à totalidade dos exames nacionais) DEU EM NADA. (i.e., o processo foi arquivado)
    Na altura dessa inspecção era o Eng. Manuel Pinheiro (um dos proprietários do externato)DIRECTOR REGIONAL ADJUNTO DE EDUCAÇÃO DO NORTE.

    Por sua vez, a esposa, Dra. Maria da Conceição Amaral Pinheiro (co-proprietária do Externato) tem excelentes relações com gente da IGE/Porto, vá-se lá saber porquê e como ….

    Portanto …. somando dois mais dois podemos dizer que o resultado é FRAUDE mais TRAFICO DE INFLUENCIAS e …. quem sabe, talvez, FUGA MASSIVA AO FISCO …..

    e por aqui me fico ….

    _____________________________________

    EXTERNATO AMANDA-TE AO DOURO – UM CASO DE INSUCESSO EMPRESARIAL

    SEGUNDO EPISÓDIO – O das noticias no Jornal o Público e da inspecção no externato

    Como ultrapassar rapidamente as ilegalidades? (EIS A QUESTÃO)

    Conceição (proprietária e directora pedagógica) teve uma ideia brilhante.

    Contratou no final do ano 2001/2002 uma pseudo-psicóloga (de nome Adriana – professora reformada com especialização em orientação) para elaborar quilos de relatórios como justificação para cada um dos alunos que passou do ensino normal para o Recorrente e que não tinham idade para isso.

    A Adriana começou então a trabalhar afincadamente para o externato por volta de Março de 2002 com o objectivo de elaborar quilos/resmas de relatórios de alunos que se encontravam ilegalmente matriculados no Ensino Secundário Recorrente. Estes relatórios apensos aos processos individuais dos alunos justificavam com motivos do foro psicológico a transição dos mesmos para o ensino recorrente.

    Brilhante Ideia ….. (cabecinha pensadora)

    O marido e co-proprietário era à data Director Regional Adjunto de Educação do Norte ….

    Portanto, só faltava mesmo um jeitinho da inspecção … talvez óculos escuros, de preferência fumados …..

    resultado final – processo arquivado

    Ver aqui:

    https://educar.wordpress.com/2008/06/20/deu-muitos-nas-vistas-2/
    .

    • Açoriano on 26 de Abril de 2019 at 23:18
    • Responder

    Ó Arlindo, chama já a Judite e a Maria Preciosa (MP).
    (O professor de ginástica já chamou alguém).

    P.S. – Parece que não usas óculos (nem escuros).

      • Mondego on 27 de Abril de 2019 at 0:08
      • Responder

      Estás a ser pago para dares essas respostas ou és lacaio dos donos do colégio. Lambe botas

      • Carla Noronha on 29 de Abril de 2019 at 13:21
      • Responder

      Até a filha da Conceição Pinheiro, a Ana Teresa Amaral Vasconcelos Pinheiro é gerente da Alexandrino Oliveira, Silva & CA, Lda. (EXTERNATO RIBADOURO).

      A Ana Teresa Amaral Vasconcelos Pinheiro, isto é a filha da Conceição Pinheiro também estudou no RIBADOURO e como é obvio, entrou em MEDICINA à custa de um cambalacho. Na altura os exames finais ficavam no Cofre do externato de um dia para o outro e foi facil alterar a prova.

      Esta menina acabou o curso de medicina em 2012 na especialidade de pediatria.


  1. Na escola de Foz Côa tambem assisti a este escândalo.


  2. A “confirmação “, da injustificada, inflação está aqui…
    O “algodão” não engana!
    https://www.jn.pt/nacional/interior/alunos-que-saem-do-privado-reprovam-mais-na-universidade-9383892.html

    • john doe on 28 de Abril de 2019 at 20:14
    • Responder

    “Em 17 anos de ensino já atribuí alguns 20 valores, mas nunca no final de um período. Classificações de 18 são poucas e de 19 muito raras”…que se lance novamente o debate…se na escola pública é possível o 19 a biologia, a matemática e a físico-química e, com alguma frequência, o vinte em alguma destas disciplinas (que depois se repetem nos exames nacionais)…terá de ser prejudicado um aluno de excelência nessas áreas, por não ter grandes capacidades físicas e as classificações de 18 serem muito poucas e as de 19 muito raras?????

    • Sergio Braga on 30 de Abril de 2019 at 9:56
    • Responder

    Dizem para aí que “a educação é um ato de amor”!…. No caso do “Externato Ribadouro” só se for amor aos $$$$$$$$$$$$$$$$$

    O Externato Ribadouro tem cerca de 1700 alunos, se cada um pagar em média por ano 5000 euros, isto resulta em receitas da ordem dos 8.500.000 Euros.
    Além desta faturação a familia Pinheiro (Conceição Pinheiro – que foi professora de História – e o Eng. Manuel Pinheiro) ainda possuem 50% do Colégio da Trofa e do Externato Camões (sito em Rio Tinto). Some os lucros destes dois estabelecimentos.

    Muitos dos professores que lecionam no Externato Ribadouro também dão aulas no Colégio da Trofa e no Externato Camões (em Rio Tinto). Todos estes docentes estão sujeitos a pressões por parte da Diretora Pedagógica (e dona) do Ribadouro. Aliás esta senhora está presente em vários conselhos de turma como forma de intimidar os profesores.

    Conclusão: Isto é melhor que uma Mina de Ouro, é um negócio que mexe com Milhões de Euros.

    Quem tentar estragar este Negócio de Milhões como é o caso deste Blog COMREGRAS está metido em sarilhos.

    Fotografaram as pautas do Ribadouro, Deviam fotografar também as pautas do Externato Camões (em Rio Tinto) e do Colégio da Trofa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog