A proposta de Rio para a recuperação

Um misto de tempo para progressão e para a aposentação…

 

Rio admite contagem faseada do tempo congelado aos professores em conjunto com acesso à reforma

O presidente do PSD não especificou a forma como a sua bancada vai querer que as condições fiquem previstas na letra da lei — e isso faz toda a diferença — mas pelo menos já admitiu, com alguma assertividade, que é a favor de uma solução como a adoptada nos Açores e na Madeira para a contagem do tempo de serviço congelado aos professores.

Embora admita que o PSD possa estar a alimentar falsas expectativas aos professores por também ter pedido a apreciação parlamentar do decreto do Governo, como fizeram Bloco e PCP, Rui Rio defende que se deve contar todo o tempo de serviço e que os sete anos em falta na proposta do Executivo sejam contabilizados num “misto de dinheiro no eixo do tempo e de antecipação do tempo de reforma”. Esta solução permitiria que não se onerasse o orçamento do Estado: há menos crianças e por isso são necessários menos docentes; os professores deixariam de ser pagos pelo Ministério da Educação e passariam a ser pagos pela Segurança Social, descreveu. “Nem todos os professores que se reformam têm necessariamente que ser substituídos”, acrescentou o líder do PSD.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2019/03/a-proposta-de-rio-para-a-recuperacao/

11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Mondego on 26 de Março de 2019 at 9:54
    • Responder

    Essa seria uma boa ideia se o tempo contasse no escalão em que se está e não no seguinte

    • Ave Rara on 26 de Março de 2019 at 12:51
    • Responder


    Esta proposta do PSD faz todo o sentido na medida em que o Corpo Docente está envelhecido.

    Conceder e/ou converter tempo de serviço para efeitos da aposentação é uma medida assertiva pois constitui-se como uma poupança para o erário público e, simultâneamente, é bom para os docentes mais velhos (que são bastantes) que neste momento se arrastam pelas salas de aula.

    Julgo que o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista deviam votar favoravelmente esta proposta que é criativa e multifacetada satisfazendo a generalidade dos professores e poupando dinheiro aos Cofres Públicos.


  1. Atenção que este palerma do Rio quer é ganhar votos com promessas que sabe que não vai cumprir. Não gosto de políticos, nem alinho por nenhum partido, apenas já conheço muito bem esta corja.
    Na essência, este sacaninha do Rui Rio, não concorda com os professores e as suas reivindicações. Apenas quer o voto, mais nada:

      • Maria on 26 de Março de 2019 at 14:39
      • Responder

      Deixe se de cenas!!! O mais importante neste caso é a proposta é não as pessoas. Quer o quê!!! Parece lq está a falar sem perspectiva e sem convicções, não pende para lado nenhum!!! Esquisita a apreciação q faz da proposta do PSD !!! Venha está e outras similares e q se aprove a melhor sem olhar a quem!!!!

    • Cátia on 26 de Março de 2019 at 16:49
    • Responder

    O que interessa uma proposta de reforma para quem está no 4º escalão?

    ZERO

    • Nuno Costa on 27 de Março de 2019 at 9:06
    • Responder

    Cuidado com a hipocrisia de Rui Rio. Rui Rio pensa exatamente como Costa. Aliás está deserto para lhe dar a mão numa solução de bloco central. Rui Rio é sínico, fingido e dissimulado. Apenas quer os votos dos professores. Quando se apanhar no poleiro diz que o país não tem dinheiro. Tal e qual como fez o Costa. Tudo farinha do mesmo saco.

    • Pedro on 27 de Março de 2019 at 11:27
    • Responder

    Exatamente.


  2. Esta discussão na Assembleia da República é apenas fogo de artifício. Se os partidos tivessem interesse em legislar sobre o assunto já o teriam feito. O PCP e BE nunca o fizeram, para que o PS não ficasse aborrecido e o PSD e PS não o fizeram porque são contra.
    Na Assembleia da República o PSD jamais votará as propostas do BE e do PCP, e o PSD terá artes de fazer uma proposta com um conteúdo que o BE e o PCP jamais votarão favoravelmente.
    Tudo o mais é conversa para encher chouriços.


  3. Concordo!…Mas alguém tem dúvidas de que é tudo conversa do PSD? Eles querem é ver se caçam o voto, agora que as sondagens para a Europa lhes dão algum alento! Essa corja nada fará pelos professores, que eles, todos, odeiam e maltrataram sempre! Não tenham ilusões e votem como em consonância com o tratamento que nos dão!….

    • Pedro on 28 de Março de 2019 at 12:38
    • Responder

    Presumo que seja docente. A minha opinião baseia-se numa coisa chamada “experiência com os políticos”. Vê quem quer. Lembra-se das opiniões de muitos colegas, muitos mesmo, pelo país fora, do ex ministro Nuno Crato, quando fazia comentário na SIC? “Este tipo é que sabe!” “Devia estar no ministério!” “Concordo com o que ele diz, se fosse ministro, faria um bom trabalho!”
    Depois, foi o que se viu, e os comentários das mesmíssimas pessoas passaram a ser “Este f…da p… enganou-me bem, só nos lixa!” “Filho da mãe do ministro, não percebe nada disto, é um palerma!”.
    A minha posição pende para um lado, sim. O lado dos professores que são ROUBADOS pelos políticos (incluíndo sindicatos, com os tachos quase vitalícios), que fazem promessas ao sabor do voto. O idiota do David Justino, quando foi ministro fez o mesmo que os outros, nada de jeito. E agora aparece como um mente brilhante??? Por favor! Tenham memória gente!
    Somos todos portugueses, por isso temos direito às mesmas soluções, e não mais nada para além disto.
    O que me deixa triste, é haver professores que votaram neste filho da mãe que está no governo, e concordam com ele, outros que vão votar nele, e outros que tentam convencer outros colegas que o Rui Rio pode não ser tão mau como o Costa. O mal é que os sindicatos trabalham à vista, mudam de alianças partidárias conforme os interesses. Se houvesse honestidade e assertividade nas decisões, defendiam SEMPRE os interesses e direitos dos professores.
    Lembra-se do pacóvio do Sócrates? Eu lembro-me bem, dizia muita gente “Vamos votar no Passos Coelho, não será, de certeza, tão mau como este sacana do Sócrates”.
    O resto é história…

    • Maria Elizabeth Costa on 28 de Março de 2019 at 22:15
    • Responder

    Então e o Bloco de esquerda e o PCP o que é que querem, Poder … se assim não fosse tinham votado na moção de censura … cinismo e hipocrisia não lhes falta, Nós professores não passamos de cordeirinhos atrás do Sr Mário Nogueira , para servir os seus verdadeiros propósitos ….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: