«

»

Ago 10 2017

Imprimir Artigo

230 Testamenteiros

… ainda desconhecidos.

 

230 escolas vão testar a flexibilidade curricular

 

 

O projecto-piloto prevê duas novas disciplinas: Cidadania e Tecnologias de Informação.

 

A partir de Setembro, mais de 20% dos estabelecimentos de ensino vão poder escolher como ensinar os alunos, segundo o Ministério da Educação.

O jornal “Público” avança que 230 vão testar a flexibilidade curricular: 171 são escolas públicas, 61 privadas e quatro das sete escolas portuguesas no estrangeiro.

A medida corresponde a 21,1% da rede de oferta existente, que é constituída por 713 agrupamentos e 95 escolas não agrupadas.

O novo modelo só vai ser aplicado no primeiro ano de cada ciclo de escolaridade (1.º, 5.º, 7.º e 10.º). Às escolas foi deixada a decisão de fixar quantas turmas destes anos irão participar na experiência.

Escreve o jornal que estas escolas vão ter de integrar na matriz curricular duas novas disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Segundo o ministério, a lista com os nomes dos estabelecimentos de ensino envolvidos deverá “ser publicada nos próximos dias” no site da Direcção-Geral de Educação.

Seguir:
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/08/230-testamenteiros/

  • AC

    Pelo menos uma será testamenteira à força. Haverá mais??
    • Pois

      Será que estão com medo? Tipo, não sabem trabalhar doutra maneira ou têm medo de perder horas no seu grupo?
    • anonimo idem

      Tem bom remédio, dedique-se a outra arte. Ser professor não é ser repetidor.
  • Pois

    Parece-me uma medida excelente! Tanto se fala de projetos inovadores (projeto fenix, escola da ponte, etc…) e dos bons resultados que obtêm. Como sabemos que o tipo de ensino que temos está obsoleto, muitos querem estas medidas já.

    Além disso, há imensos exemplos de projetos destes lá fora, pesquisem e estudem (se não conseguem, desapareçam)!

    Agora os velhos do restelo, amedrontados com a mudança, irão esbracejar porque terão de sair fora da sua zona de conforto.

    • J.F.

      Já que é tão bom a pesquisar lá fora, pesquise cá dentro. Pode experimentar e começar por conhecer os variados diplomas legais e publicações que, pelo menos, desde os inícios dos anos 90 do sėc. XX se foram sucedendo. Quanto a mudanças…deve ser muito novinho (e… se é que é professor), que aqueles que já cá andam há uns bons anos estão mais que habituados a constantes mudanças. Quanto à utilização de expressões como “zonas de conforto” e similares … revela alguma falta de criatividade e cheira a obsoleto.
  • anonimo idem

  • 感受学习的力量!
  • Asilva

    TIC é uma nova disciplina???
    • TIC

      No 1º e 2º ciclos é.
  • Nuno Pinto

    Escolas ou agrupamentos de escolas?
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog