Mestrados e Doutoramentos a contar para progressões na carreira congelada…

 

Ainda hoje me pediram para atualizar a informação constante no meu processo individual no que diz respeito a habilitações profissionais, a pedido da Direção Geral da Administração Escolar, para efeitos de apreciação das questões de eventual progressão na carreira em 2018. Aos Diretores foi requerido o constante no email seguinte:

Exmo.(a) Sr.(a). Diretor(a)

Para efeitos de reconhecimento do curso de Mestrado/Doutoramento, ao abrigo da portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, solicitamos a V.ª Ex.ª o nome dos docentes que concluíram um Mestrado/Doutoramento descritos no anexo junto (Anexo 2) e também daqueles que pensam vir a optar pela frequência dos mesmos, indicando-nos o escalão de vencimento e data da última progressão.

Para o efeito, enviamos uma tabela onde deverão ser transcritos os elementos pedidos, que nos deverá ser devolvida até ao dia 09 de junho de 2017, para o endereço eletrónico dsgrhf@dgae.mec.pt.

 

Com os melhores cumprimentos,

A Diretora-Geral da Administração Escolar

Maria Luísa Oliveira

Acontece que o Art.º 9.º, “Reconhecimento automático”, da Portaria em questão, refere no ponto 1 que, “A aquisição dos graus académicos de mestre e doutor em Ciências da Educação produz os efeitos previstos no artigo 54.º do ECD, sem necessidade do reconhecimento previsto na presente portaria.” E no ponto 2 que, “Nas situações em que a carta de curso do grau de mestre ou a carta doutoral não refiram expressamente que o grau académico obtido é em Ciências da Educação, ou se suscitem dúvidas ao presidente do conselho executivo ou ao diretor, cabe à comissão de análise e reconhecimento decidir a questão, tendo em conta a estrutura curricular e o plano do ciclo de estudos.” Logo, ou a lista do Anexo 2 está muito incompleta ou o reconhecimento automático funcionará na maior parte dos casos. No anexo 2 podem, também, só constar os últimos cursos reconhecidos, sendo que os restantes mestrados e doutoramentos reconhecidos constem já da base de dados dos docentes da DGAE.   Se assim não for, vai abrir nova fase de Reclamações.

Não se brinca com o “dinheiro” de ninguém. Ou uma coisa não tem nada a ver com outra?

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/05/mestrados-e-doutoramentos-a-contar-para-progressoes-na-carreira-congelada/

3 comentários

    • Ricardo on 31 de Maio de 2017 at 21:26
    • Responder

    O Diretor da minha escola disse que não tinha mais orientações a dar. Simplesmente, deu seguimento a um pedido da DGAE. E agora? O que fazemos?

    • Cristina on 11 de Fevereiro de 2019 at 19:17
    • Responder

    Onde posso consultar lista completa e atualizada de mestrados e doutoramentos reconhecidos pelo ME para progressão? (numa busca no google só consigo listas parciais)

      • Alice on 28 de Fevereiro de 2020 at 14:48
      • Responder

      Eu também estou nas mesma s condiçoes. Não consigo aceder aos doutoramentos reconhecidos em 2019. ALGUEM me poderá ajudar? Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: