Decidam Então o Que Melhora as Aprendizagens

Dizem que o tamanho das turmas não conta, agora o tempo também não.
Alguma coisa contará, não?

Dar paz e sossego às escolas, sem mudanças constantes, será que não vai ajudar a melhorar as aprendizagens dos alunos?

E valorizar o vencimento e as condições de trabalho de quem todos os dias é o motor dessas aprendizagens também não iria ajudar?

 

 

Mais tempo de ensino não significa necessariamente melhores aprendizagens

 

 

Ao contrário dos países da OCDE, Portugal continua a apostar em aulas de 90 minutos. Investigação demonstra que horários deviam ter em conta as diferenças de ritmo biológico entre alunos de idades diversas.

 

Na maioria dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o dia de escola é dividido em aulas que duram 45 a 50 minutos, permitindo fazer breves intervalos em si, mas em Portugal continua a ser generalizado o recurso a blocos de dois tempos lectivos, perfazendo 90 ou 100 minutos de aulas, constata o Conselho Nacional de Educação (CNE) no seu estudo sobre o tempo escolar, divulgado na terça-feira.

Para o presidente do CNE, David Justino, esta forma de organizar o tempo em Portugal “pode representar, por um lado, uma oportunidade para o desenvolvimento das aprendizagens, mas por outro, um risco de dificuldades acrescidas na gestão dos comportamentos em sala de aula”.

Mais tempo de ensino não significa então melhores aprendizagens? Entre os investigadores na área da Educação há quem diga que sim, mas têm sido crescentes as vozes que o negam, segundo se pode constatar da resenha elaborada a este respeito pelo CNE na sua análise, que aponta, por exemplo, para o relatório do PISA de 2015 onde se afirma o seguinte, tendo em conta os resultados obtidos pelos alunos nestes testes da OCDE que visam avaliar a literacia dos jovens aos 15 anos: “Quando toca ao tempo de ensino, mais não é necessariamente melhor.”

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/03/decidam-entao-o-que-melhora-as-aprendizagens/

1 comentário

    • Vale a pena pensar nisto... on 29 de Março de 2017 at 17:30
    • Responder

    Este Justino já dá vómitos. Sabe tudo, desde há 50 anos, sem nunca ter entrado numa sala de aula, obviamente como professor. São os “especialistas de tudo” a tentarem justificar os chorudos salários que auferem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: