“Animação, hoje é sexta!” (em memória de António Gaio | 1925 – 2015)

Viva! Boa noite!

Quase a chegar ao fim o mês de agosto, entraremos em breve em novo ano letivo, que desejo seja repleto de sucessos pessoais e profissionais.

A marcar este reinicio da rubrica “Animação, hoje é sexta!”, uma HOMENAGEM. Muitos devem recordar-se de um nome incontornável da animação de há algumas décadas, pelo menos da televisão: Vasco Granja. Mas existe outro nome incontornável que dedicou as últimas quatro décadas da sua vida ao CINEMA DE ANIMAÇÃO e ao CINANIMA (entre outros projetos). Chama-se ANTÓNIO GAIO.

ANTÓNIO GAIO deixou-nos na passada semana, com 90 anos de idade e deixou o Cinema de Animação Português mais pobre. António Gaio (1925 – 2015) foi durante os últimos 35 anos diretor do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho que completa este ano a sua 39.ª edição. Ficará também para a história o seu livro, única referência portuguesa, publicado no âmbito da Porto 2001: História do Cinema Português de Animação – Contributos”.

Para hoje, e em homenagem e memória de D. António (como carinhosamente o tratávamos no CINANIMA), um filme de animação que tem a sua chancela. Através da sua investigação, chega-se aquele que será, provavelmente, o primeiro filme de animação português: “O pesadelo de António Maria”, realizado por Joaquim Guerreiro. A reconstituição deste filme foi conseguida a partir de 159 desenhos originais e 8 legendas manuscritas. A existência deste filme de 1923 era conhecida através de referências em jornais da época e a relação entre essas referências e os desenhos foi estabelecida em 2001, precisamente por António Gaio.

“O mais antigo filme português de animação que se conhece, estreado a 25 de Janeiro de 1923 como “sketch” da revista Tiro ao Alvo em cena no Eden-Teatro, em Lisboa. Realizado pelo caricaturista Joaquim Guerreiro. Do filme original não sobreviveu qualquer metragem. Em 2001 foi feita uma primeira reconstituição digital a partir de fotocópias dos desenhos originais” [ apresentada oficialmente no CINANIMA 2001, aquando da comemoração dos 25 anos do festival ]. “Em 2006 foi executada uma nova versão, desta vez a partir de fotografias dos desenhos originais. Os desenhos pertencem à Coleção Ricon Peres e estão depositados no Museu da Presidência da República.”

É esta versão de 2006 que vos damos a conhecer, com realização e produção da reconstituição por Paulo Cambraia © 2003 e desenhos originais fotografados pela produtora Boa Memória (Carlos Manuel / Fátima Marques).

Espero que gostem da animação, com desejo de excelente ano letivo 2015/2016. Para a semana que bem, estaremos de volta. Sempre às sextas, pelas 21 horas!

Para hoje, a memória e o legado que nos deixa ANTÓNIO GAIO, com o agradecimento por tanto que nos deu e pelo que pudemos aprender consigo.

Até sempre, D. António…

967552 11870847_10153658644808469_3518106396825180477_n

(Crédito da imagem da esquerda, © Nelson Garrido, Jornal Público)

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/08/animacao-hoje-e-sexta-em-memoria-de-antonio-gaio-1925-2015/

1 comentário

    • Filipe Gomes on 29 de Agosto de 2015 at 9:45
    • Responder

    Colegas onde é que se encontram as listas de Destacamento por Doença (ou Condições Específicas) e as listas horário-zero (DACL Destacamento por ausência da componente letiva) e as listas DAR (Destacamento por Aproximação à Residência) e aqueles colegas que não podem pedir destacamento para um concelo limítrofe? É que as listas descriminadas como em anos anteriores não aparecem. Porquê? Ou melhor Para quê? Para favorecerem alguém ou alguns? Chega de tanto processo sigiloso como se pode ler nas Listas agora enviadas. Há sempre algo na gaveta para os compadres. Jobs for the boys and the girls …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: