Extensão de Efeitos – Termo do Contrato (SPZN)

Mais uma vitória jurídica do SPZN que faz efeitos a todos os seus associados que tenham visto interrompido o seu contrato antes do regresso do titular do horário para contratos celebrados nos anos lectivos 2011/2011, 2011/2012 e 2012/2013.

Recordo que os contratos de trabalho em 2014/2015 já terminaram em 31/08/2015 caso o titular do horário não tivesse regressado.

Assim, todos os associados do SPZN devem enviar até ao 10/08/2015 os contratos de trabalho desses anos e a procuração que consta no link em baixo.

 

Extensão de Efeitos – termo do contrato

 

 

De acordo com o teor de mais de  5 (cinco) sentenças que, nesta data, obtivemos e que já transitaram em julgado, foi unanimemente decidido condenar o Ministério da Educação e Ciência a reconhecer, para os devidos efeitos legais, o mês de Agosto como tempo de serviço dos docentes que celebraram contratos de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para o exercício da atividade letiva, assim como correspondente atividade não letiva, tendo por fundamento a substituição de um colega cuja identificação consta do próprio contrato e que viram o mesmo cessar antes da apresentação do professor substituído.

Isto porque foi reconhecido que se os colegas que os docentes se encontravam a substituir não haviam ainda regressado ao serviço a 31 de Agosto, então os contratos deveriam vigorar até essa data, por ser esse o momento em que termina o ano escolar em causa.

Tivemos conhecimento de que a nota informativa enviada a todos os Agrupamentos de Escolas, em 17 de Julho último, em que o  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA  vem, expressamente, reconhecer tal direito, e isso, o que desde já se lamenta, apenas por via de tanta produção judicial no mesmo sentido:

“Exm.º (a) Senhor (a) Diretor (a)

Cumpre informar V. Ex.ªs de que nos termos do n.º 9 do art. 42º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, com a redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio, «o contrato destinado à substituição temporária de docente vigora pelo tempo necessário à sua substituição ou até ao 3.º dia útil a contar do dia imediato ao da apresentação do docente substituído».

E, no caso do docente substituído se apresentar durante a realização dos trabalhos de avaliação, o contrato mantém-se em vigor até à sua respetiva conclusão (cfr. n.º 10 do art.º 42.º do diploma supra referido).

Por último, e no sentido de uniformizar procedimentos, cumpre ainda informar que os contratos de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto, celebrados com fundamento em substituição temporária do trabalhador ausente, só cessam antes do termo do ano escoar, ou seja, só cessam antes de 31 de agosto, caso o docente substituído regresse ao serviço.

…apenas  se destina aos contratos a terminar no ano escolar de 2015, o que, também desde já, não pode deixar de se considerar igualmente lamentável.

Embora grande parte dos nossos associados nesta situação, não tenham recorrido ao Tribunais, nos termos do n.º 1 e 2 do art. 161.º do CPTA, tem presentemente direito a que, porque já transitadas em julgado, lhe sejam estendidos os efeitos dessas sentenças, vendo assim reconhecido o tempo de serviço do ano escolar de 2011/2012 até 31 de agosto de 2012, do ano escolar 2012/2013 até 31 de agosto de 2013 e do ano escolar de 2013/2014 até 31 de agosto de 2014, sendo que neste último caso (2013/2014)  poderão ainda vir a ter direito aos respectivos créditos (pagamento do respetivo tempo de serviço).

Porém,

Para prevenir a possibilidade de o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA  vir invocar a existência de qualquer prescrição, entendeu este sindicato interpelar o MEC por via de Notificação Judicial Avulsa. Deste modo e impreterivelmente até 10.08.2015 (não poderemos aceitar nenhum caso após esta data) deverão os sócios interessados em obter a extensão de efeitos enviar-nos por e-mail (contencioso@spzn.pt) ou correio azul, os documentos relevantes para tanto, nomeadamente:

–        Contrato(s) de Trabalho;

–        Procuração Forense assinada (minuta anexa).

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/07/extensao-de-efeitos-termo-do-contrato-spzn/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • limux on 31 de Julho de 2015 at 18:48
    • Responder

    É triste no SPZN os contratados ficarem beneficiados e os do SPGL ficam prejudicados no dinheiro e no tempo de serviço. Deveria ser extensível a todos!

    • Faty on 31 de Julho de 2015 at 19:21
    • Responder

    O direito deveria ser para todos os contratados sindicalizados ou não, e independentemente do sindicato. A lei não é igual para todos???


    1. A caducidade também só foi paga a quem seguiu para tribunal de forma individual ou junto dos seus sindicatos.

        • Anti-hermético on 31 de Julho de 2015 at 21:18
        • Responder

        É isso mesmo. E é assim que deve ser. A lei deve ser um código hermético e inacessível à maioria. Só os esclarecidos e informados deverão ter o privilégio de que sejam respeitados os direitos e liberdades previstos nas leis. Aliás talvez fosse interessante, tal como na avaliação de desempenho, promover a existência de quotas, pois seria trágico para o estado ter que pagar os direitos a todos os que a lei contempla.
        Agradecido por este tipo de comunicação social.

    • Farto on 31 de Julho de 2015 at 20:25
    • Responder

    Eu questionei o meu sindicato e o mesmo afirmou que não era possível reaver tempo de serviço e remuneração de anos anteriores. E agora? Vou pedir as minhas cotizações de volta. Farto destes sindicatos da treta.


  1. Olá,
    Em 2011 também vi o meu contrato terminado repentinamente e apresentei a minha reclamação no Agrupamento… pois não sou associada a nenhum sindicato… Para mim bastava que me reconhecerem o tempo de serviço até 31/08, mas claro que não é possível 🙁


  2. Coisa mais estranha, isto é ridículo, como é que isto só é válido para os associados do SPZN?! Não acredito que isso possa ser assim, seria rídiculo… por outro lado vejo que este governo está com muitas cedências à classe dos professores, isto deve ser só este ano, depois das eleições acabou-se… mesmo que não sejam eles que ganhem (espero bem que isso não aconteça), não tenho grandes esperanças de mudanças significativas, seja lá quem for o partido que governe isto.


  3. E o SPN???? É o mesmo????

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: