Sondagem das Razões que levaram os Docentes QA/QE a Concorrer ao Concurso Interno

Podem ser imensas as razões que levam os docentes dos quadros de escola/agrupamento a concorrer no concurso interno para mudança de escola.
A mais normal será para aproximação à residência, contudo alguns números que tenho colocado em vários artigos levam-me a concluir que não será essa a única razão para o qual os professores dos quadros concorrem.
Não é usual aparecerem nas listas dos concursos internos imensos docentes com mais de 60 anos e 30 de serviço a concorrer. Algo mais se passa.

Acredito que a constituição dos mega-agrupamentos tenha levado à perda de identidade de muitas escolas que forçaram muitos destes docentes a procurar novos ambientes de trabalho.
Muitos pensarão que ao mudar de escola podem mudar para um ambiente melhor, mas como as escolas se têm tornado muitos idênticas nesse aspecto, é provável que no próximo ano lectivo, quem consiga mudar por essa razão, venha a descobrir que a nova escola é em tudo idêntica aquela que saíram.

Já não são muitas as escolas em que os docentes e direcção trabalham em conjunto para um objectivo comum, existe cada vez mais distância entre as lideranças das escolas e os intermediários do conhecimento.

Muito provavelmente o que a pré-proposta do PS quer para esta área é não permitir que os docentes procurem melhorar a sua colocação impedindo de o fazer para locais próximos de onde estão já colocados, não me admirava nada que voltasse a não ser permitido concorrer no âmbito do Concelho de provimento e pior ainda, de uma zona geográfica alargada a esse Concelho.

Para perceber melhor o que leva os docentes QA/QE elaborei esta sondagem que pode ter resposta múltipla (até um máximo de 3 respostas).

Agradeço que sejam o mais sinceros possíveis nas razões que vos levaram a concorrer.
Os dados serão tratados em conjunto quando atingir um nível de respostas considerável.

ATENÇÃO: Só os docentes QA/QE devem preencher esta sondagem. Os docentes QZP terão outros motivos para concorrer que não estão aqui enquadrados.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/05/sondagem-das-razoes-que-levaram-os-docentes-qaqe-a-concorrer-ao-concurso-interno/

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Fernanda Chaves on 6 de Maio de 2015 at 21:09
    • Responder

    Neste momento não me encontro sem componente letiva, mas já estive em horário 0 há 3 anos. Sou a mais nova das «velhas» do meu grupo, daí ter concorrido(às mais perto, que ficam a +-30kms). Estou perto de casa e gostava de continuar na escola, mas com turmas. Os alunos são cada vez menos e daqui a dois, três anos provavelmente voltarei a não ter horário..Só temos um agrupamento no concelho.
    Não respondi na sondagem porque nenhuma situação se adequa.

      • Maria Dias on 6 de Maio de 2015 at 22:27
      • Responder

      Sou educadora de infancia e os meus motivos são os mesmos da Fernanda Chaves.

        • Marmelo on 7 de Maio de 2015 at 10:25
        • Responder

        Mas para quando a rede de creches públicas em sítios onde não há qualquer valência deste tipo? Porque é que os docentes do quadro ficam a Km de casa e os contratados nunca são deslocados, sobretudo nas zonas mais populosas do país?Para quando investir nas zonas de mais fraca densidade populacional.?


    1. Adaptei a pergunta “Por estar sem componente letiva”, para “Por estar sem componente letiva, ou estar em vias de perder a componente letiva”

    • Agnelo Figueiredo on 7 de Maio de 2015 at 1:03
    • Responder

    Arlindo, o último motivo da lista é um portento!

    • direito indignação on 7 de Maio de 2015 at 10:08
    • Responder

    também eu concorri, depois de dar muitos anos a este agrupamento, estou farta…
    Como eu dezenas no mesmo agrupamento já referenciado…
    questão de liderança? Ou falta dela?
    A avaliação externa também deveria questionar estes movimentos ” forçados”

    • Cristóvão Oliveira on 7 de Maio de 2015 at 16:19
    • Responder

    E se houver outra resposta para a sondagem?


    1. Podes indicar aqui essa resposta.

        • Cristóvão Oliveira on 15 de Maio de 2015 at 20:26
        • Responder

        Gosto pelo local de destino (seja a nível geográfico, seja pela escola de destino, etc…), ou seja mudar não porque se foge de onde se está, mas sim porque gostamos do possível novo local, mesmo que o atual fosse bom… Entendes o meu ponto de vista? Mesmo sendo longe da Residência…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: