Os 12 Parâmetros da BCE

São no máximo 8 parâmetros de avaliação por grupo de recrutamento que as escolas podem usar para cada um dos 3 critérios de avaliação nas bolsas de contratação de escola, num total de 12.

Nota-se assim uma enorme melhoria em relação ao que existiu o ano passado e dos 149 subcritérios que existiam passaram a haver 12 e que em alguns grupos de recrutamento serão inferiores a esse número por não se aplicarem essas questões.

 

 

Os 3 critérios são:

  • Avaliação de desempenho;
  • Experiência Profissional;
  • Habilitação/Formação Complementar.

 

Relativamente à avaliação de desempenho o único parâmetro a ser avaliado é este:

 

AD

 

Na Experiência Profissional existem os seguintes critérios:

EP1 EP2 EP3 EP4 EP5 EP6jpg EP7 EP8

E nas Habilitações/Formação Complementar os seguintes:

 

h1 h2 h3

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/05/os-12-parametros-da-bce/

9 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marmelo on 23 de Maio de 2015 at 0:40
    • Responder

    Espero que este ano o critério 10 (Outras formações relevantes para o GR a que se candidata) seja efetivamente cumprido pois no ano passado acho que foi o que foi menos respeitado nas BCEs.

    O critério está bem explícito que é para não referir a formação que conferiu a HP para a docência. Ou seja, um docente que tenha apenas a Licenciatura Pré-Bolonha ou Mestrado Pós-Bolonha (que lhe confere a HP) deveria colocar a opção “não apresenta outras formações relevantes”, mas em 2014-2015 muita gente voltou a colocar a “Licenciatura” ou “Mestrado”, respetivamente.

    Já agora, as escolas que fazem as Ofertas de Escola que “abram os olhos” neste critério da DGAE: Licenciatura Pré-Bolonha tem a mesma ponderação do Mestrado Pós-Bolonha!

      • Cavaleiroandante on 23 de Maio de 2015 at 1:33
      • Responder

      Doce inteligência que tão bem falais, as licenciaturas pré Bolonha tem de ter o mesmo valor que os sábios mestres de Bolonha.Se lé a criatura que manda no agrupamento fingiu que não percebe é porque pode precisar de óculos ou por conveniência para dar umas horinhas aos amiguetes.

      • Limão on 26 de Maio de 2015 at 16:55
      • Responder

      Se for o mestrado que confere HA é isso que deve acontecer, como diz, mas se for o mestrado académico de bolonha deve ser equiparado ao clássico (pré-bolonha).

    • Marmelo on 23 de Maio de 2015 at 0:53
    • Responder

    Já agora, isto são muito mais que 12 critérios. Por exemplo os critérios 2, 6, 8, 9 e 11 desagregam-se em vários sub-critérios, que podem ser cumulativamente escolhidos pelas escolas. São uns 40 critérios…

    • Marmelo on 23 de Maio de 2015 at 1:27
    • Responder

    A DGAE vai corrigindo o que pode com as lacunas dos concursos anteriores, quem dá o que tem a mais não é obrigado.Agora os pobres gajos ou gajas que mandam lá nos agrupamentosd que muitas vezes não é o diretor (a) marioneta) é que estão muito tristinhos.O compadrio (ideologia,religiaão, clube fe futebol) pode ser um critério limitado pelas novas regras.O critério prenda(pratas, tapetes de shiraz, móveis de cerejeira e outros possíveis) já não vai render tanto.E a velhinha cambalhota pode não ser com tanta frequência.Anda um ser humano a enrolar-se por onde a imaginação não corre(sim :dinheiro emprestado, filiações a engolir sapos, sermões de religiões esquisitas, vales de lençóis….) para depois ser ultrapassado por um ser humano honesto…isto é que vai uma marmelada

    • revoltadaaaaaaaa on 24 de Maio de 2015 at 15:44
    • Responder

    Ainda existem subcritérios?! Ainda não acabaram com isso?! Continuam a bater no ceguinho?! Mas que cegueira pela cunha…

    • Limão on 25 de Maio de 2015 at 10:30
    • Responder

    Então e o mestrado clássico pós-bolonha que nada tem a ver com o mestrado integrado??

    • Elsa Fernandes on 16 de Junho de 2015 at 15:32
    • Responder

    Arlindo, onde obteve a informação relativa aos subcritérios?

    • Ana margarida videira on 28 de Setembro de 2015 at 16:37
    • Responder

    Boa tarde Arlindo gostaria de fazer uma pergunta. Fui colocada em bce numa escola, aceitei na plataforma, apresentei me ao serviço, levei toda a documentação (diplomas certificados, documentos certificados pelo ministério do meu tempo de serviço no privado, avaliações, minutas do público …tudo e mais alguma coisa). Puseram tudo em causa, passei o dia entre a escola que me tinha aceite e o meu agrupamento…. Desde porem em causa o meu diploma da profissionalização, porque não tinha o diário da república, ou até a minha avaliação do privado…..por último fui excluída por não ter mais de 75 horas de formação acreditada. Aqui reside a minha dúvida, tenho inúmeras formacoes (embora tenha feito os últimos trabalhos sempre com base no meu grupo 600). A ação de formacao no curso não era específico do meu grupo de recrutamento, compreendo isso, mas acrescentei um curso de estudos graduados de investigação pela arte, onde entreguei o certificado de cadeiras feitas. Ora se o parâmetro 11 refere que são horas relativas a área de docência ou áreas de conhecimento que constituem matérias currulares,moderei ser excluída? A diretora não considerou por não ser formação (ações ou cursos de formação) .


  1. […] No mínimo as escolas tem de escolher 3 parâmetros de avaliação, um por cada critério de avaliação, e no máximo poderão escolher 8 parâmetros de avaliação de um total de 12. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: