Onde Este Concurso Pode Dar Barraca

Há uma questão que a DGAE coloca as escolas para cada docente dos quadros que concorre ao concurso interno.

A questão é a número 12 e tem a ver com a recuperação de vaga no caso do docente ser colocado e é esta.

 

12. Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado? :

 

Só existem duas hipóteses com implicações nas vagas : Não (não recupera) e Sim (recupera) e uma terceira Não Relevante para casos de docentes das RA que não tem qualquer implicação com a recuperação de vagas.

 

Ora bem, no caso de um docente ser colocado a aplicação informática vai verificar se existe recuperação da vaga libertada por este candidato.

E agora pergunto para que serviu a portaria de vagas positivas e negativas publicadas recentemente?

 

Como podem as escolas saber para cada candidato se a vaga é recuperada ou não? Imaginemos a seguinte situação. Existe uma vaga negativa em determinado grupo nessa escola e dois docentes desse grupo concorreram. Porque razão a escola terá de dizer se a vaga recupera ou não em cada um dos docentes? Vai dizer que não recupera nos dois ou apenas num docente? Mas se por acaso a escola disser que não recupera vaga no docente que não sai e diz que recupera no docente que sai a vaga negativa da escola transforma-se em vaga positiva?

E se tiver dito Não (não recupera) nos dois a vaga negativa não será recuperada por terem saído dois docentes?

E no caso de um docente QZP? Pelo que tenho conhecimento ALGUMAS escolas estão a colocar Não (não recupera), será que a aplicação informática vai ter em conta a resposta dada pela escola, quando essa vaga, no caso do docente ser colocado, é de recuperação automática? Lembro que apenas os docentes QZP dos CEE de 2013 e 2014 é que não poderão ter a sua vaga recuperada, mas nos restantes QZP essas vagas são obrigatoriamente recuperadas.

Aconselho a todos os QZP “à antiga” que verifiquem na questão 12 se a vaga será recuperada ou não, no caso da escola ter dito Não (não recupera) que liguem para a vossa escola a dizer o erro que cometeram.

 

Será que por erro das escolas as vagas serão reduzidas a quase nada, ou poderão ser duplicadas por factores que lhe são impossíveis de prever?

Se existe uma portaria de vagas esta pergunta é inútil a não ser para o caso dos docentes colocados ao abrigo dos CEE de 2013 e 2014. Porque a escola não sabe que docente pode libertar vaga no caso de obter colocação.

 

Este vai ser mais um enorme erro que pode recair sobre as escolas, mas por incompetência da DGAE.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/03/onde-este-concurso-pode-dar-barraca/

41 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Cristina on 30 de Março de 2015 at 11:46
    • Responder

    Eu tenho a certeza absoluta que vai dar barracada e grande, a pior de todas… vamos aguardar!

    • Edite Bartissol on 30 de Março de 2015 at 11:59
    • Responder

    Olá, eu sou QZP “antiga” e no meu recibo, refere Sim (recupera).


    1. Conheço casos de alguns QZP à “antiga” que têm Não (Não recupera).

        • sluiz on 30 de Março de 2015 at 17:13
        • Responder

        Sou QZP “antigo”, o meu também diz recupera.

        • Aralc on 31 de Março de 2015 at 23:27
        • Responder

        É o meu caso… Agradeço o alerta!

    • Pois on 30 de Março de 2015 at 12:04
    • Responder

    O melhor artigo do mês! Investigação e informação misturadas… Pode parecer que não, mas é uma questão de extrema importância e pode revelar que no passado muitos erros se cometeram…

    Estou numa situação que encaixa neste caso! Há vaga positiva na escola, sou QZP há vários anos e há alguém dos quadros que concorre!

    Se dão a minha saída e/ou a do(a) colega como não recuperada, lá vai a vaga positiva para o teto… Se dão a minha e a do(a) colega como recuperada, poderão aparecer mais positivas que as esperadas… Vamos ter de esperar para ver.

    Para já, seria melhor enviar esta questão para o MEC.

      • Pois on 30 de Março de 2015 at 12:07
      • Responder

      Depois de ler a resposta da Edite fui confirmar o meu recibo.

      Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado? : Sim (recupera)

      • Isa on 30 de Março de 2015 at 13:56
      • Responder

      Eu já coloquei essa questão à DGAE e disseram para colocar sempre Não Recupera.

    • CPires on 30 de Março de 2015 at 12:49
    • Responder

    Há pelo menos mais uma hipótese, para além das duas que aponta: Não relevante. Esta hipótese está a ser colocada nos quadros das RA.


    1. Sim, mas esses caso não têm implicação com a portaria de vagas.

    • Ana on 30 de Março de 2015 at 12:54
    • Responder

    Eu também sou QZP “antiga” e no meu recibo refere que Sim (recupera). Aproveito para agradecer ao colega Arlindo. Sempre que tenho dúvidas consulto o seu blogue e fico esclarecida. Bem haja.

    • Maria Antonieta on 30 de Março de 2015 at 12:54
    • Responder

    No meu caso, aparece “não recupera”. Sou QZP dos “antigos” e estou numa escola nova, com 4 vagas positivas para QA (este ano), porque desde que abriu há um par de anos, nunca apareceram a concurso. Quer dizer que, porque aparece “não recupera”, essas vagas desaparecem? Que grande confusão… 🙁


    1. Se a aplicação informática se cingir às respostas das escolas no caso de obteres colocação em QA/QE ou noutro QZP essa vaga não será recuperada para QZP.

        • jose on 30 de Março de 2015 at 16:30
        • Responder

        Não concordo com a sua interpretação… As escolas têm que ter em consideração os lugares que foram lançados na altura da informação das vagas… Numa fase posterior, quando ocorrer a mobilidade interna, nessa altura as escolas vão colocar os horários que têm disponíveis… e os QZp e os docentes do quadro que não tiverem seis horas de componente letiva. da 1ª prioridade irão ocupá-los e assim sucessivamente…Se me disser que a aplicação está mal elaborada nesse campo, admito… apenas deveria permitir a recuperação de vaga nos docentes do quadro, nos outros casos apenas a menção “não relevante”…


        1. Estamos a falar de recuperação de vagas e não de horários disponíveis. Se tiveres uma vaga negativa e dois QA concorrerem colocas sim nos dois, não num e sim no outro ou não nos dois?
          Não faz sentido esta pergunta existir porque quem tem de saber se a vaga recupera é a DGAE e não as escolas.

          • jose on 30 de Março de 2015 at 16:44

          Se tiver uma vaga negativa e dois QA a concorrer, de acordo com a sua graduação, coloco um recupera e outro não…

          Dou-te um exemplo que aconteceu numa escola: tem 3 docentes do quadro de determinado grupo (0 horas); na fase de lançamento das vagas, a escola colocou – 3; a dgae publicou na portaria das vagas 0; nesta fase a escola e ainda bem, colocou não recupera em todos os 3. Porque se assim não fosse poderiam ser colocados 3, que teriam necessariamente horário 0.


        2. Agora imagina que o que colocaste Sim (recupera) sai da escola e o outro mantêm-se na escola por não ter obtido colocação. O teu sim passou a ser mentira. Eu desconheço se vai haver cruzamento de dados entre as vagas da portaria e as declarações feitas pelas escolas. Seria mais simples que essa pergunta não existisse para não dar azo a confusões e que a responsabilidade da recuperação de vagas fosse exclusiva da DGAE.

          • jose on 30 de Março de 2015 at 17:26

          Se existia -1 e sai o problema está resolvido… não entra ninguém …no outro, que foi mencionado como recupera, se não sai, evidentemente que o problema não se coloca.. na prática se não sai também não entra ninguém… Repara que estou a partir do principio que a aplicação vai funcionar… O que, como deves calcular tenho muitas dúvidas…


        3. Pois também eu. Tudo dependerá de como será feita a ordem de leitura desse ponto. Porque se ele sai e dizes que recupera pode entrar alguém para o seu lugar.

          Mas de acordo com novo artigo que coloquei parece que a questão 12 apenas terá fins estatísticos. 😉

          • A on 30 de Março de 2015 at 17:06

          Por que motivo é que a DGAE coloca 0 vagas a concurso quando há 3 profs em horário zero a concorrer?

          • jose on 30 de Março de 2015 at 17:21

          Uma boa pergunta que podes dirigir à Dgae… A escola colocou – 3, mandou mail a seguir à publicação das vagas a indicar o erro, mas não ligaram… e parece-me que existem mais casos desses…

          • A on 30 de Março de 2015 at 18:41

          Só se o MEC tiver algumas medidas eleitoralistas na manga e que vão abrir mais vagas nas escolas… caso contrário, porque estaria a criar a ilusão de vagas não existentes neste momento/ no final do ano?…

          • jose on 30 de Março de 2015 at 19:23

          O caso que referi é verídico… e há outros que sei que existem… o que vai acontecer é que esses docentes chegam à escola e não tem horário… logo vão à mobilidade interna… em 2017 volta tudo de novo…

          • A on 30 de Março de 2015 at 20:03

          Se houver muitos mais casos assim, em que 0 vagas ou até uma vaga positiva correspondam, na verdade, a vagas negativas… e se não houver nenhuma medida para ajudar a criar/compor horários… vamos ter muita MI e mais hipóteses de ME…

    • Monica Brandao on 30 de Março de 2015 at 13:10
    • Responder

    na minha escola somos 2 a concorrer e há 1 vaga negativa; no recibo diz não recupera. Se sairmos as duas….. o ministério no seu pior como sempre


  1. A portaria das vagas faz um ponto de situação provisório: é mais do que útil embora “pessimista”! Quanto às vagas não recuperáveis, elas fazem sentido quando há negativas… a escola não sabe quem sai mas sabe que uma ou mais das vagas libertas em caso de saída é para fechar. Dada a gravidade da situação dos horários zero, é natural que as escolas sejam conservadoras nas previsões… O que já não é “natural” é que a comunidade educativa aceite aumentos brutais de alunos por turma, aumento de horário semanal, etc. E aí, há logo muitas vagas absolutamente NÃO recuperáveis nunca.

    • Jorge on 30 de Março de 2015 at 14:21
    • Responder

    Boa tarde. Pelo que sei, a DGAE enviou na sexta para as escolas, a informação para não considerarem esta questão, na validação. O problema é que as escolas antes, por indicação da mesma DGAE, já tinham colocado não recupera vaga, nas condições em que existiam vagas negativas, independentemente do número de professores a concurso. Agora, o que vai acontecer, não sei. Boa sorte a todos.


    1. Espero então que a resposta seja anulada para efeitos da boa recuperação de vagas.

        • Antonio on 30 de Março de 2015 at 14:36
        • Responder

        Arlindo,
        Sou QZP da Madeira no meu caso na pergunta 12 está escrito: NÃO RELEVANTE?
        Devo preocupar-me e ir à Dgae e/ou falar com a Escola que me validou a minha candidatura.
        Estou há 15 anos para saír da ILHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!1


        1. A tua situação é não relevante para a recuperação de vagas. Já editei o artigo.

          • antonio on 30 de Março de 2015 at 15:31

          obrigado pela resposta

    • Maria Nunes on 30 de Março de 2015 at 16:06
    • Responder

    No meu caso diz que não recupera; será o meu caso específico, porque foi uma colocação de Mobilidade por condições específicas?

    • Vanda Cachapa on 30 de Março de 2015 at 16:34
    • Responder

    Já verifiquei o meu ponto 12. Sou QZP antiga e refere no recibo que a minha vaga não recuperável. Devo ir à escola questionar a razão. Será porque a escola tem 4 vagas positivas em QA e por isso extingue 4 QZP?

    • Vanda Cachapa on 30 de Março de 2015 at 16:38
    • Responder

    Verifiquei o recibo de uma colega na mesma situação que eu e a vaga dela é recuperável.

    • João on 30 de Março de 2015 at 19:13
    • Responder

    Eu coloquei a questão à DGAE e a resposta foi peremtória. Se num determinado grupo na portaria das vagas, aparece um número negativo, teremos que colocar NÃO RECUPERA a todos os colegas desse grupo que concorrerem. Na 2ª fase de validação, no meu caso, vou ter que alterar alguns campos de colegas, porque também segundo a DGAE foi um erro que muitas escolas cometeram e esse campo vai ser aberto. Afirmaram também que a gestão depois é da responsabilidade deles.

    • Sofia on 30 de Março de 2015 at 19:19
    • Responder

    Sou QZP “antigo” do 110 e diz “Não recupera”.

    • João on 30 de Março de 2015 at 19:20
    • Responder

    onde se lê peremtória deverá ler-se perentória. Desculpem a “gralha”

    • Maria on 30 de Março de 2015 at 21:28
    • Responder

    Sou qzp antiga. A escola colocou “não recupera”.

    • Inácia on 30 de Março de 2015 at 23:48
    • Responder

    No meu caso aparece “Recupera”, sou de QA, no entanto há -2 vagas. Estou a concorrer com receio da mobilidade, como é possível “recupera”. Esperar para ver…


    1. Eefectivamente, estranho! Sou QE/QA (-3) e a minha Não Recupera, como é normal.

    • André on 31 de Março de 2015 at 0:02
    • Responder

    Sou QZP antigo do 110 e na questão 12 aparece “Não (não recupera)”.

    Reparei também na questão 11 (O candidato encontra-se na situação de permuta, nos termos do n.o 3 do art.o 46.o do DL n.o 132/2012, de 27/06, na redação conferida pelo DL n.o 83-A/2014, de 23/05? : Não relevante (valida))

    Em que situação é que a resposta deveria ser relevante? Pergunto porque a minha colocação foi resultado de permuta no ano 2013/2014…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: