Mais um Imbróglio do MEC

… porque não será possível pedir um professor para um grupo de recrutamento se existir um docente com ausência da componente letiva desse grupo nesse agrupamento.

Mas entretanto o docente pode ser colocado noutra escola.

E o MEC garantiu que se o docente for colocado noutra escola ainda pode regressar à escola de origem, se nela tiver lugar.
 
Portanto, decorre tudo normalmente.
 
Mas não será este o esquema para muitos poucos conseguirem ter o seu quinto contrato anual, sucessivo e completo?
 
hummmm…
 
 

“Metade do país” não teve oportunidade de salvar professores de horários-zero

 
 

“Estamos a falar da vida de pessoas que correm o risco de mudar de escola, de ficar sem actividades lectivas e de acabarem na mobilidade especial ou, mais propriamente, em processos de requalificação. Não é uma brincadeira e este não é um procedimento que se possa aplicar em apenas metade do país”, frisou Filinto Lima.

“Disseram-nos que era impossível parar o processo de colocações, que já está a decorrer. Garantiram, no entanto, que, se algum professor for afastado compulsivamente da sua escola apesar de nela ter horário, lhe será dada a possibilidade de imediatamente regressar ao estabelecimento de origem”. Uma solução que, diz Vítor Godinho, “resolve o problema do professor, individualmente, mas contribui para aumentar o caos das colocações”. “Vamos ter uma escola em que o professor colocado afinal não o foi; e várias turmas de alunos que não terão aulas a essa disciplina enquanto não houver segunda fase de colocações”, referiu.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/09/mais-um-imbroglio-do-mec/

15 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • miguel on 5 de Setembro de 2014 at 22:35
    • Responder

    Então, podemos ter dois professores colocados no mesmo horário, um contratado e um de carreira. Depois sai o contratado? Palhaçada…


    1. Acho que não, porque a escola se tiver lugar para o docente que enviou a DACL não pode ter pedido horário, seja para um contratado ou para outro docente do quadro.
      O que pode acontecer é um docente do quadro ser colocado numa escola em vez de um contratado, quando teria lugar na escola de origem e depois esse horário será novamente pedido após o dia 15 de Setembro.

    • Ana Luísa de Oliveira on 5 de Setembro de 2014 at 22:49
    • Responder

    Palhaçada é a maneira como o MEC tem dirigido este processo todo. No meu agrupamento há turmas de 1º CEB que ainda aguardam aprovação, ainda não sabem se me vão “repescar” (assim como a outras 3 colegas que ficaram sem componente letiva), enfim, estou mentalmente esgotada com esta m…. toda. Como é possível este ano letivo estar tão atrasado… Parece-me que para pouparem em salários devem ter colocado macacos (com o devido respeito por estes animais que me parecem mais inteligentes do que os funcionários do MEC) a tratarem do funcionamento do MEC…

    • Rui Moutinho on 5 de Setembro de 2014 at 23:00
    • Responder

    Arlindo
    e isto dará lugar a quantas ultrapassagens? Horários que ficam preenchidos por algum DACL que depois regressa à escola de origem porque já há horas. E esse horário, fica para quem?

    E alguém cujo director tenha recebido o tal telefonema e tenha retirado o DACL, …esse colega não será colocado numa escola para a qual não vai e assim fica mais um horário por preencher?

    • Ana on 5 de Setembro de 2014 at 23:06
    • Responder

    Boa Noite Arlindo!
    Concorri na 1º prioridade a 2 grupos, 110 e 910. Na altura da validação o meu agrupamento ligou-me dizendo que havia um erro na conclusão do ano do mestrado. Eles disseram que corrigiam mas para eu corrigir também. Mas o que é que eu vou corrigir se não podia entrar novamente no concurso uma vez que já estava submetido. Será que me invalidaram o concurso?


    1. Não. As escolas podiam corrigir.

        • Ana on 5 de Setembro de 2014 at 23:27
        • Responder

        Obrigado Arlindo! Já estava aqui num desespero que nem sei como ia passar o fim de semana!

    • Pois on 6 de Setembro de 2014 at 0:30
    • Responder

    Mas vocês não percebem?!? EXPLICAÇÃO SIMPLES: Um professor está sinalizado com horário 0, vai para a MI mas depois tem horário na sua escola. Devia sair da MI mas não sai e vai ocupar um outro horário noutra escola. AGORA A MAGIA! Na prática um professor está a ocupar 2 horários e sai um contratado. CONCLUSÃO: Mais um contratado que poderá perder a vinculação automática. O ministério no fim devolve o professor à escola de origem e o lugar vai para um contratado mas (e agora a magia) num lugar que já não é anual… Como os Professores são totós, distraídos com preenchimento de dezenas de critérios em aplicações e lutas entre grupos, categorias e afins, comem e nem reclamam. Revoltem-se e dêem porrada nestes gajos. Chegou a hora de matar!

      • Pois on 6 de Setembro de 2014 at 0:33
      • Responder

      PS- Falta dizer uma coisa… estas confusões, são para mim, na sua maioria, bem planeadas. Não é inocente o envio das mensagens tardias aos directores. O ministério se quisesse verdadeiramente cá fora as listas, estas já cá estariam. O atraso é propositado, para roubar horas e lugares ao máximo. Enquanto houver uma possibilidade de poupar, nada de listas…

    • Mário on 6 de Setembro de 2014 at 0:44
    • Responder

    Quer isto dizer que os professores do quadro que concorrem na segunda prioridade podem estar a perder lugares em escolas onde forem indevidamente colocados colegas da primeira prioridade (que regressem à escola de origem). Depois entra um contratado? Será justo?

      • Clara on 6 de Setembro de 2014 at 16:00
      • Responder

      É por isso que me sinto frustada e presa ao meu agrupamento.

    • António on 6 de Setembro de 2014 at 1:27
    • Responder

    E se os professores que foram ontem retirados do DACL e perderam a 1ª prioridade na MI ainda podem concorrer na 2ª prioridade? Espero bem que sim ou há aqui uma ilegalidade por impossibilidade de alguns professores terem de acesso à mobilidade.

    • sandra on 6 de Setembro de 2014 at 10:24
    • Responder

    Tem toda a razão no cometário que faz como Pois. Este atraso, esta normalidade foi bem planeada.

    • dúvidas on 6 de Setembro de 2014 at 11:16
    • Responder

    E as listas provisórias? Não era suposto saírem antes das listas de colocação? Como é que se sabe o número de ordem? E o verbete provisório? E a confirmação de que a candidatura foi validada ou não? ………………

    • sandra on 6 de Setembro de 2014 at 12:26
    • Responder

    Quem benefia com esta confusão? Alguém? Quem? O MEC, ou melhor, o orçamento do MEC. Além de poupar em salários de forma imediata chama a si o controlo total sobre as colocações e contratações, e adultera dados estisticos sobre as necessidades efetivas das escolas usando numeros que em circunstancias diferentes NORMAIS (no sentido que “normal” tem efetivamente) seriam muito diferentes para em futuras vinculações poder jogar com isso. Como já vi antes uma boa recomendação será ler ou reler Maquiavel com urgencia!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: