Um País em Decadência

Desde 2008 que não havia tão poucas vagas disponíveis no ensino superior

 

É o terceiro ano consecutivo em que há diminuição de oferta, com a fixação 50820 lugares para novos alunos.

 

 

A partir de amanhã, os estudantes que concluíram o ensino secundário têm 50.820 vagas disponíveis nas universidades e institutos politécnicos públicos para poderem tirar um curso do ensino superior. O total de novos lugares definido pelas instituições é o mais pequeno dos últimos seis anos, respondendo à tendência de diminuição da procura que se tem verificado nos últimos anos, bem como às regras impostas pelo governo para a fixação da oferta no próximo ano lectivo, que obrigaram a fechar cursos com menos inscritos.

vagas 10 mais

vagas

Vagas entre 1995/1996 e 2012/2013 fonte DGEEC

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/07/um-pais-em-decadencia/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • sagitário on 16 de Julho de 2014 at 10:26
    • Responder

    Nalguns cursos não faz mal nenhum que assim seja, pelo contrário. As próprias instituições é que deveriam ter o discernimento de fechar por uns anos e/ou de forma alternada certos cursos.
    Agora a Medicina já era mais que tempo de ver as suas vagas aumentadas, contanto que os futuros médicos não tenham de emigrar…

    • intrusa on 16 de Julho de 2014 at 12:02
    • Responder

    Concordo perfeitamente com o sagitário! Espanta-me tantas vagas a enfermagem… ! Pois, continuam a emigrar…! E, infelizmente, também já tenho conhecimento que alguns médicos começam a emigrar, porque os grandes centros não têm vaga… e sem ajudas financeiras acrescidas não estão para ir para zonas do interior…

    • THIS MORTAL COIL on 16 de Julho de 2014 at 14:53
    • Responder

    Estamos perante um País decadente e obsoleto…Todos os cursos deveriam ter vagas para que as pessoas se possam sentir realizadas na sua totalidade.Estamos perante uma grande falha face ás Humanidades que são de extrema importância ,bem como os cursos na vertente Artística…Daí termos um Portugal mal pensante com uma cultura de lixo que se entranhou nos próprios alunos….falta a Ética, a Moral, a Espiritualidade….Eis a verdade.


  1. A redução corresponde apenas a 1,2 % das vagas do ano anterior! Justifica-se tanto estardalhaço?

      • THIS MORTAL COIL on 16 de Julho de 2014 at 16:45
      • Responder

      Tudo se justifica desde que haja argumentos sólidos…..basta essa redução para dizer que o País está decadente.Basta pensar um pouco….o pensamento ainda não tem IVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog