O Comunicado Oficial das Provas do 9º Ano

… que foi mais uma vez publicado no site do Portal do Governo com uma hora não correspondente à da sua publicação.

PROVAS FINAIS DO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014

 

Na 1.ª chamada das provas finais do 3.º ciclo de 2014, a qual é obrigatória para todos os alunos, foram realizadas 195 596 provas, referentes às disciplinas de Português (91), de Matemática (92) e de Português Língua Não Materna (93 e 94).  Salienta-se uma diminuição significativa da taxa de reprovação das disciplinas de Português e de Matemática em, respetivamente, 3 e 4 pontos percentuais, relativamente ao ano transacto.

A média das classificações da 1.ª chamada das provas finais de ciclo dos alunos internos é, na disciplina de Português, de 56% (desvio padrão de 16) e, na disciplina de Matemática, de 53% (desvio padrão de 23), sendo ambos os resultados superiores ao ponto de corte de aprovação dos 50%.

Em termos gerais, estas classificações evidenciam uma subida significativa em comparação com os resultados do ano anterior, observando-se uma variação de 7 e 9 pontos percentuais, respetivamente, nas provas de Português (91) e de Matemática (92).

Na prova de Português (91), observou-se que 69% dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50%, sendo que 53% dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50% na prova de Matemática (92).

No processo de classificação das provas finais do 3.º ciclo estiveram envolvidos 5154 professores classificadores do 3.º ciclo do ensino básico, cujo trabalho contribuiu para o cumprimento dos prazos previstos para a afixação das pautas.

Na totalidade das provas finais do 3.º ciclo do ensino básico estiveram ainda envolvidos cerca de 10 000 docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas, cujo papel e desempenho foi fundamental para que a 1.ª chamada tenha decorrido sem problemas de maior e um baixo número de ocorrências graves.

As provas finais do 3.º ciclo foram realizadas em 1259 escolas localizadas em Portugal continental, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Provas finais do 3.º ciclo do ensino básico 2014

Download do documento (PDF, 115KB)

Provas finais do 3.º ciclo do ensino básico 2014 – Gráfico

Download do documento (PDF, 129KB)

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/07/o-comunicado-oficial-das-provas-do-9o-ano/

1 comentário

    • Zaratrusta on 15 de Julho de 2014 at 10:24
    • Responder

    Na prova final de matemática mais fácil desde que existem estas provas, a média foi apenas de 53%.

    Se o grau de dificuldade aumenta, a média desce; se o grau de dificuldade diminui, a média sobe. O que significa que os alunos sabem sempre o mesmo. Então para que serviram as alterações curriculares e o aumento da carga horária semanal nesta disciplina?

    Crato – o pior ministro da educação de sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog