Agendadas Reuniões Sobre o Calendário Escolar e o DOAL 2014/2015

… para a próxima quinta-feira, dia 8 de Maio.

 

Não se compreende como é preciso a cada ano que passa definir um novo calendário escolar e um novo despacho de organização do ano letivo.

 

Será que vai ser desta vez que se definem estes documentos estruturantes das escolas para um período mais alargado?

 

Tanto quanto sei o ano continua a ter 365 dias, com as devidas excepções dos anos bissextos.

Ainda não se conhece qualquer proposta do MEC, contudo o Conselho das Escolas já produziu este parecer.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/05/agendadas-reunioes-sobre-o-calendario-escolar-e-o-doal-20142015/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • manuela on 6 de Maio de 2014 at 7:56
    • Responder

    Pode me ter escapado…mas penso que ainda não li aqui nenhum artigo acerca das novas «regras» para entrada na carreira docente. Qual é a opinião do Arlindo? Acha justo que docentes com muitos mais anos de profissão, e que já deveriam estar numa outra situação profissional segundo as leis do trabalho, sejam ultrapassados por outros com muito menos tempo de serviço só por uma questão de sorte? Gostava de ver um artigo de opinião acerca deste assunto, tanto do Arlindo como dos sindicatos que, a meu ver, estão muito parados e calados.

    • Nuno Coelho on 6 de Maio de 2014 at 12:26
    • Responder

    Existe um despacho anual para o calendário letivo porque o Despacho Normativo n.º 24/2000, com a redação dada pelo Despacho Normativo n.º 36/2002 assim o obriga. E um dos problemas é mesmo o ae o no ter 365 ou 366 dias e as semanas terem 7 dias. Outro problema é a Páscoa ser um feriado móvel. e os 2ª e 3ª periodos estarem dependentes deste feriado.
    O DOAL é o meio mais fácil de implementar corte, com as pequenas grandes alterações na distribuição de serviço e créditos de horas.

    • Sandra on 6 de Maio de 2014 at 13:52
    • Responder

    Espero que esta DOAL reponha a justiça e que os prodessores do 1º ciclo não levem outra vez com mais meia-hora de tempo letivo por dia. Infelizmente duvido muito que se lembrem disso. É uma injustiça estarem com 25 HORAS letivas mais 150 min de componente de estabelecimento mais as reuniões. Nas negociações as horas de componente de trabalho individual tinham ficado a um mínimo de 13h e depois, nada escrito e cada agrupamento faz o que quer. É bom os sindicatos se lembrarem disso, os professores de 1º ciclo estão fartos de ser pau para toda a obra.

    • Anónimo on 6 de Maio de 2014 at 17:08
    • Responder

    Pode ter escapado à minha leitura rápida…não vejo nada escrito sobre a redução do número máximo de alunos por turma e a proibição expressa de se ultrapassar esse limite. Não vejo nada escrito sobre esse assunto e dar aulas de qualidade a turmas com mais de 30 alunos é simplesmente impossível. Penso que, no máximo 25, já são alunos mais do que suficientes…

    • Nuno Coelho on 6 de Maio de 2014 at 22:15
    • Responder

    Isso não faz parte dos diplomas que vão ser discutidos

    • Anonimo on 6 de Maio de 2014 at 22:40
    • Responder

    Não consigo perceber por que é que ninguém fala no calendário do pré escolar, uma vez que o nosso calendário é superior a todos os outros e todas as nossas obrigações, reuniões, etc são iguais a todos os outros docentes. Afinal os docentes do pré escolar é que é pau para toda a colher, pois até no apoio ao estudo dos alunos do 1 ciclo é dado por nós nas horas de estabelecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: