Comunicado do SPES

… sobre reunião realizada ontem, com o Secretário de Estado do Ensino Superior.

 

Download do documento (PDF, Unknown)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/comunicado-do-spes/

1 comentário

    • Isabel on 27 de Novembro de 2013 at 11:58
    • Responder

    Ora bem……aí está a confirmação do porquê de tanto silêncio por parte de quem chefia/coordena/dirige/rege o ensino superior.

    “Nós calamo-nos e os Excmº Sr. Ministro da Educação dá-nos incentivos! E, já agora, um cheque-ensino também!”

    Se bem me lembro, alguns dos professores do ensino superior foram meus colegas de curso (Línguas e Literaturas modernas, variante de Inglês e Alemão, Ramo Educacional; Fac. de Letras da Univ. do Porto). Outros, para além de colegas de curso, não têm mestrado ou douturamento diretamente na área que lecionam. No entanto, eu, que tenho uma licenciatura em ensino, tenho que provar que tenho as capacidades e competências necessárias para ensinar a área em que me profissionalizei, ao 3º ciclo e ensino secundário, e eles, que:
    1- lecionam sem saberem exatamente o que isso é (nas áreas de Línguas, as cadeiras de Língua estrangeira são de nível inferior ao de 12º ano, apenas integram alguma linguagem específica, que não é da área do docente, ou então ele tem múltiplas habilitações: uma na área da Língua estrangeira em questão e as outras nas áreas específicas dos cursos a que leciona, o que, na prática, daria uma acumulação pouco plausível de habilitações……………)

    2 – muitos deles foram meus colegas de curso; ou seja, todas as cadeiras do tronco principal do curso são comuns às 3 variantes (ensino, tradução, científico) divergindo, apenas nas específicas de cada ramo,

    não têm que provar rigortosamente nada.
    Ora, desde quando, um mestrado em linguística, tradução, literatura comparada, ….. concede competências e capacidades inerentes ao ENSINO de uma língua estrangeira? É que se assim fôr, então, não entendo a divisão do curso em variantes!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: