Não Conheço a Escola

E o número de horários pedidos até se podem justificar. No entanto não me deixa de surpreender que existam necessidades para 16 horários completos para Terapia da Fala, Formadores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Se alguém souber qual a razão e como funcionam estas escolas de referência agradeço que digam na caixa de comentários.

Porque quem olha para os horários em concurso no dia de hoje e vê 16 horários de Técnicos Especializados para o Agrupamento de Escolas de D. Maria II, em Braga, até pode imaginar outras coisas. 😉

 

D. Maria II

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/nao-conheco-a-escola/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • sofia on 25 de Setembro de 2013 at 21:23
    • Responder

    Os alunos surdos têm aulas de LGP, têm necessidade de ter Intérprete de LGP em todas as aulas e, na maioria dos casos, têm Terapia da Fala. Nenhum destes técnicos é contratado a nível central pelo MEC, todos dependem da contratação a nível de escola. As escolas de referência recebem todos os alunos surdos do concelho ou, às vezes, do distrito. Daí o facto de haver todos esses horários a concurso.

    • Nortenho on 25 de Setembro de 2013 at 21:25
    • Responder

    Não tenho a certeza se o Agr de D. Maria II em Braga se juntou a Lamaçães em Braga. Se isso aconteceu até entendo o pq de tantos horários já que se trata de uma Escola de referência “da surdez”.

    • João Silva on 25 de Setembro de 2013 at 21:41
    • Responder

    Olá Boa Noite.
    Sou professor, não na Escola mas sim no MEGA Agrupamento de Escolas D.Maria II em Braga, e repito MEGA, porque tem cerca de 3200 alunos…. A Escola Secundária D.Maria II em Braga agrupou no início deste ano ao Agrupamento de Escolas de Lamaçães (neste momento estão agregadas 10 escolas com distâncias entre elas consideráveis).Há alguns anos que o agrupamento tem sido referência no ensino de alunos surdos desde o 1º ciclo até ao final o 3º ciclo. Sei por exemplo que tem alunos surdos provenientes dos distritos de Viana do Castelo e de Braga e que o orçamento anual só para o transporte ronda os 150 mil euros.

    • H.M on 25 de Setembro de 2013 at 21:42
    • Responder

    No grupo 500, o candidato com o número 6644065945 aceitou dois horários para o qual foi selecionado no Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, Olhão 10 horas e no Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, Loulé 15 horas é possível ?

    • Daniela Gonçalves on 25 de Setembro de 2013 at 21:57
    • Responder

    Não conheço essa escola mas conheço e lecionei numa escola em Lisboa, que também pediu o mesmo número de horários para esse fim. Sendo uma escola de referência para alunos surdos e pelo factos das turmas às quais pertencem estes alunos terem, de um modo geral, cinco alunos, têm uma intérprete de lingua gestual em todas as aulas (uma por turma), todos têm terapia da fala (de forma individualizada), têm a disciplina de LGP (Língua Gestual Portuguesa) e têm direito a todo o tipo de apoio… Não esquecendo, que na escola a que me refiro, os alunos são alunos que frequentam do primeiro ao nono ano.

    • MAE on 25 de Setembro de 2013 at 22:29
    • Responder

    Caro Arlindo,

    Caros Ar lindinos,

    Sou professor da EB 2.3 de Lamaçães-Braga pertença do mega recém – nascido de nome Agrupamento D. Maria II. Este unidade educativa – EB 2,3, Lamaçães- é uma escola de referência de alunos surdos provenientes de vários distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real (Mondim de Bastos)… que diariamente para lá concorrem!
    É por isso que existem 16 horários completos para Terapia da Fala, Formadores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa a contratar a nível de escola.
    No tempo do corte e da degradação dos serviços educativos, o MEC ainda não se enxergou dos custos destas escolas de referência, como refere JSilva!

    • Maria on 26 de Setembro de 2013 at 10:50
    • Responder

    Caros Colegas:

    Fossem o postador deste texto mãe ou pai de uma criança surdo, logo iria perceber se eram muitos ou poucos os técnicos a contratar. Todos os anos há alunos surdos que em algumas aulas ficam sem intérprete de Língua Gestual. Agora vá assistir a uma aula, por exemplo de geografia ou química etc., de orelhas tapadas e veja se percebe alguma coisa da matéria.

    • Isabel do Rosário Parra Rodrigues Cerqueira on 26 de Setembro de 2013 at 18:35
    • Responder

    A escola/agrupamento é só mesmo de referência, os técnicos percorrem vários concelhos/escolas que não pertencem ao agrupamento de referência, ficando muitas vezes apenas 4h semanais por escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: