Ainda a Carlos Teixeira, em Fafe

Peço, desde já, desculpa pela nova intromissão.

Uma vez que tenho ouvido tanta asneira, em entrevistas televisivas, acerca da questão dos alunos NEE, em turmas numerosas, ouso focar novamente o assunto. Penso que dever-se-á questionar se, realmente, se está a respeitar o acordo internacional – a Declaração de Salamanca, assinado por Portugal, nas escolas portuguesas.

Neste caso em específico, que já foi noticiado, parece que ninguém questiona a INCLUSÃO, parece que ninguém entende nada, nem o ministro da educação, nem o diretor da escola em questão (os dois argumentaram com a exclusão dos alunos das salas). Com tantas turmas “ilegais”, atrever-me-ei a questionar se os professores de educação especial, destes alunos, sabem elaborar o relatório circunstanciado e o PEI? (Deveriam ter referido, nas medidas a implementar no ano seguinte, a redução de turma, tal como prevê a lei).

Deixo, então, um quadro que traduz a triste realidade acima referida: 30 turmas que não obedecem à constituição das turmas.

Nota: Há uma turma, sem alunos NEE, com 20 alunos (caricato!)

 

relação alunos-turma

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KpI8BjsAejw&]

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/ainda-a-carlos-teixeira-em-fafe/

14 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • tita on 14 de Setembro de 2013 at 20:39
    • Responder

    Não podem incluir mais de 2 alunos, mas na prática isso não está a acontecer há muito tempo e agora então é um escândalo , conheço uma turma de 1ºano que tem 4 NEEs , três dos quais autistas. Dizem que não têm alternativa, pois só há uma turma de 1ºano 🙁

      • Jorge Pereira on 15 de Setembro de 2013 at 1:38
      • Responder

      Subscrevo… na escola onde estive estes últimos 4 anos as turmas foram sempre de 29 a 31 alunos… e com alunos NEE. Exemplo de uma turma de 10º ano onde uma aluna (que foi passando…) não sabia atar os atacadores, gostava de brincar com bonecas,… A inclusão acabou em exclusão, infelizmente não consegui integrar-se.

    • MARIA JOTA on 14 de Setembro de 2013 at 21:34
    • Responder

    Olá
    Por acaso a escola EB 2 3 de Silvares pertence a que concelho?

    • MARIA JOTA on 14 de Setembro de 2013 at 21:45
    • Responder

    Desculpem quando vi Silvares pensava que era outra escola com o mesmo nome.

    • Maria Pereira on 14 de Setembro de 2013 at 22:21
    • Responder

    Atrevo-me a adivinhar que os docentes de Educação Especial são aconselhados a não colocar a “cruzinha” da indicação de redução de turma, em algumas escolas, senão a maioria. A educação continua em plano inclinado.

    • maria on 14 de Setembro de 2013 at 23:35
    • Responder

    Ao que chegou o ensino!!! … Devemos denunciar estes casos vergonhosos. Pedir intervenção aos sindicatos, comunicar com o Ministérios.

    • João Adelino Santos on 14 de Setembro de 2013 at 23:36
    • Responder

    Existe a tendência para as generalizações. Estas só contribuem para a descredibilização de todos os processos e envolvem todos os docentes, neste caso, de educação especial. É preciso ter cuidado com isso!! Pelo contrário, devem identificar-se os casos onde não se cumpre a legislação e, em função disso, pedir a intervenção das entidades competentes, designadamente a inspeção-geral da educação e ciência.
    A constituição de turmas é um entre outros problemas que afetam a educação especial. Outro muito premente é a falta de professores de educação especial. Neste processo, o ministério da educação e ciência omite-se da aplicação do princípio constitucional da confiança nas informações prestadas pelos agrupamentos! Tem havido algum eco desta situação, mas talvez não seja suficiente para inverter a tendência de desrespeito pelas convenções e declarações internacionais assumidas pelo Estado português.

    • Maria Amorim on 14 de Setembro de 2013 at 23:40
    • Responder

    Na minha escola, Sec. da Póvoa de Lanhoso – Braga, eu tenho uma turma´de 10º ano, ensino profissional, composta por alunos de 4 turmas diferentes, num total de 25 alunos, dos quais 4 (quatro) são NEEs… Nada tenho contra a inclusão, absolutamente nada mas dói-me a consciência de saber que não vou ter como me dedicar a estes meninos, tal como merecem…é que já não lhes bastava terem que se integrar na respectiva turma, ainda têm que se adaptar a outras, duas vezes por semana…

      • PF on 15 de Setembro de 2013 at 9:44
      • Responder

      Os alunos virem de várias turmas no ensino profissional não me parece errado, até muitas vezes vêm de várias escolas, seria difícil que todos viessem da mesma turma, o que está completamente errado e não cumpre a legislação são os 4 NEEs na turma pois a legislação diz que uma turma só pode ter 2, em relação à redução da turma, se o PEI desses alunos ou até só de um deles, indicar que a turma deve ser reduzida ela não pode ter mais de 20 alunos.Tudo isto tem que ser cumprido, denunciado. julgo que o trabalho do ensino especial e a constituição das turmas falharam e em ultima instância a Direção da escola.

    • Pois on 15 de Setembro de 2013 at 0:45
    • Responder

    A turma com 20 alunos contêm os filhos dos professores 😉

    • csousa on 15 de Setembro de 2013 at 9:23
    • Responder

    O ensino especial é uma balbúrdia. Desde o MEC até aos professores ditos especializados numa privada qualquer com uma nota« pseudo-excelente«.

    • Filipa Nunes on 15 de Setembro de 2013 at 9:55
    • Responder

    Caros colegas, sou professora de educação especial e o que está na base desta constituição de turmas em que não há respeito pelo limite máximo de alunos por turma, em turmas com alunos com NEE, cujos PEI têm idicação para tal, deve-se exclusivamente ao MEC, que este ano letivo deu essas indicações às escolas. O ano letivo passado foram enviadas para as escolas umas grelhas para serem preenchidas pelos coordenadores dos departamentos de educação especial, em que todos os alunos teriam de ser indicados com o seu grau de dependência/dificuldades a vários níveis (visual, auditiva, comportamental, cognitiva, …). Perante os dados destas grelhas, se o aluno não for classificado de “grave” nos parâmetros, mesmo que no seu PEI esteja referido pelo prof. de educação especial e prof. de turma (que são os profissionais que melhor conhecem o aluno) que o aluno deve beneficiar de redução de turma, o MEC deu indicação às escolas que não devem ter essa informação em consideração, e portanto devem fazer a constituição de turmas sem respeitar o que está no PEI do aluno.

    • susie on 15 de Setembro de 2013 at 10:28
    • Responder

    A minha turma (1.º ciclo) este ano tem 4 NEE, 1 deles autista. Todas as turmas têm, em média, este n.º de NEE. São no total 22 alunos. Quanto à redução de turma por haver NEE, os professores de ensino especial, que preenchem os devidos documentos e o professor de turma que depois também os assina, são incitados a não colocar a tal alínea que exige redução de turma, por haver muitos NEE no agrupamento e as turmas estarem cheias (de referir que o ministério forçou que se reduzissem duas turmas este ano)… Para ajudar à festa, quando antes havia uma professora de ensino especial para a escola em questão (quem tem entre 20 a 30 alunos NEE), este ano essa professora vai ter de fazer duas escolas, também com muitos alunos NEE. Ou seja, se antes o apoio a estes alunos era praticamente insignificante, pois não são 90 minutos/semana que dão frutos com estas crianças, agora é pior. É só mesmo para “inglês ver”, dizer que têm, para o aldrabão do ministro vir dizer que está tudo a correr normalmente, os alunos têm o merecido apoio, blá, blá, blá… TRETAS. Depois os professores é que são doidos – melhor, – vocação psicanalítica (não foi assim?)

    • MP on 15 de Setembro de 2013 at 12:56
    • Responder

    Penso que não é justo apontar-se o dedo aos profs de Ed especial…. Não conheço nenhum que não tenha indicado a medida turma reduzida, nos casos que devem beneficiar da mesma. Sei sim da existência de turmas em que, apesar de estar bem explícita a necessidade de aplicação dessa medida para alguns alunos, isso não foi tido em conta pelo ME…


  1. […] Caros colegas, sou professora de educação especial e o que está na base desta constituição de turmas em que não há respeito pelo limite máximo de alunos por turma, em turmas com alunos com NEE, cujos PEI têm idicação para tal, deve-se…  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: