Acredito que Sim

… mas com uma duração média de horário inferior aos outros anos e com menos horas também. E também porque alguns grupos esgotaram os docentes dos quadros sem componente letiva em determinadas zonas do País.

 

Ainda serão colocados “milhares” de professores contratados

 

 

Nuno Crato disse hoje que ainda serão colocados “alguns milhares” de docentes contratados, até 16 de Setembro.

O Ministro da Educação disse hoje que ainda serão colocados “alguns milhares” de docentes contratados, uma vez que o processo de colocação ainda está no início.

“O processo de contratação de professores que não são do quadro está a iniciar-se agora”, disse Nuno Crato, lembrando, porém, que “ainda há docentes do quadro que não estão afectados”.

Segundo dados divulgados na passada sexta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), dos 13.011 professores dos quadros que concorreram ao concurso interno obtiveram colocação pouco mais de dez mil (83% do total).

O ministro explicou hoje que ainda irão ser reafectados docentes do quadro para as vagas existentes e, só depois, serão ocupadas as vagas sobrantes por professores contratados.

No concurso ficaram sem turma (com horário zero) 2.185 docentes do quadro e mais de seis mil horários para preencher, segundo as necessidades identificadas anteriormente pelas escolas.

“Há algumas vagas por preencher e há professores do quadro” ainda sem colocação, disse o governante em declarações aos jornalistas à entrada da sessão de abertura do XXXI Encontro Juvenil de Ciência, que está a decorrer em Lisboa.

Questionado pelos jornalistas sobre o número de professores que ainda poderão ser contratados , Nuno Crato disse que “não há essa percepção”, garantindo, no entanto, que “serão alguns milhares”, mas menos que no ano anterior.

“O sistema está a precisar de menos professores”, o que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos, e este ano “vai haver menos professores contratados do que aqueles que se candidatam a contrato, naturalmente um pouco menos que no ano passado”, referiu o ministro.
Nuno Crato recordou que este ano houve uma reorganização geral do sistema, e foi feito o concurso de professores, realizado de quatro em quatro anos. No fim desta reafectação, “verifica-se que há algumas vagas por preencher e alguns dos professores do quadro que não estão ainda afectos a lugares lectivos e o processo recomeça no princípio de Setembro”.

“Naturalmente vão ser feitas novas contratações”, frisou. Segundo o governante, “a primeira preocupação vai para os alunos das escolas e que os recursos sejam afectados da forma mais racional possível, ou seja afectados aos locais onde há necessidade de professores”.

Até ao dia 16 de Setembro, quando se iniciam efectivamente as aulas, decorrerão ainda procedimentos concursais para preenchimento de horários.

 

Fica também neste post o número de colocações de contratados que ocorreram desde 2010/2011 nas colocações de final de Agosto.

Se a tendência de redução for a mesma dos últimos 2 anos, então os milhares de colocados anunciados por Nuno Crato devem chegar apenas ao número par, mas também não me acredito numa redução comparável aos últimos dois anos e é muito provável que existam entre 4 e 6 mil colocações na RR1 para contratados. O que é manifestamente pouco.
diferença

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2013/09/acredito-que-sim/

18 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Eumesma on 2 de Setembro de 2013 at 18:34
    • Responder

    Acredito que haverá várias contratações. Arlindo, até tu ficaste surpreendido, pela positiva, com o nº de colocações no dia 30. 6º feira será igual!! Boa sorte para todos!

      • Ricardo on 2 de Setembro de 2013 at 19:01
      • Responder

      Esta 6ªF?????

    • carla on 2 de Setembro de 2013 at 18:46
    • Responder

    Eu só não entendo uma coisa e custa-me a digerir isto: no concurso nacional em junho, a lista de vagas a concurso eram nulas e algumas até negativas… na passada sexta-feira apareceram imensas vagas em todos os agrupamentos. Alguém me consegue explicar o sucedido??? É que eu não consigo entender mesmo…

    • Diamantina Caeiro on 2 de Setembro de 2013 at 19:10
    • Responder

    Simples: Não irão abrir vagas para QA
    porque para eles é melhor ter qzps que podem preencher toda uma zona (ou 2) do que ter QA afectos a um agrupamento. Dá-lhes mais jeito!


  1. Boa tarde! O ministério diz que ainda existem mais de 6000 horários. Que horários são esses? Substituições? Reduções de horários? Obrigada.


    1. Boa tarde! O ministério diz que ainda existem mais de 6000 horários. Que horários são esses? Substituições? Reduções de horários? Obrigada.

    • Ana Silva on 2 de Setembro de 2013 at 19:39
    • Responder

    Estas declarações do ministro sobre a “afectação” dos professores do quadro em vagas existentes deveriam contemplar vagas de outros grupos para os quais os docentes sem componente letiva tivessem habilitação adequada.Sou professora de QZP, tenho 19 anos de serviço, tenho uma especialização em Ed. Especial e estou com horário 0 pela primeira vez, só pq o ministério teima em não deixar concorrer os docentes do quadro a dois grupos de recrutamento. Sei que já várias vezes este assunto foi abordado aqui, mas fica mais uma vez uma voz de descontentamento de alguém que já fez a sua própria requalificação e é impedido pela sua entidade patronal de trabalhar noutro setor. Numa empresa esta situação era capaz de ser contra a lei…
    Boa sorte a todos.

      • Mafalda Luna on 3 de Setembro de 2013 at 15:17
      • Responder

      Olá colega! Também sou QZP, tenho habilitações para dois grupos e, nesta fase, não me foi possível concorrer aos dois. Pior…no agrupamento onde estou temporariamente à espera de colocação, surgirão muito brevemente horários do outro grupo para o qual tenho habilitações e serão contratados a ocupar esse lugar, ficando eu nesta situação. enfim…é o país que temos…Tedo em consideração que, muito provavelmente não obterei colocação tão cedo (atendendo ao meu grupo de provimento)…não me parece muito justo…mas os sábios o dirão.

    • Ana Maio on 2 de Setembro de 2013 at 20:31
    • Responder

    Em relação ao concurso para educação especial, qual o tempo de serviço que conta, o total ou apenas o tempo após a especialização? É que já ouvi as duas respostas e não sei a que está correta. Obrigada

    • Daniel on 2 de Setembro de 2013 at 20:40
    • Responder

    Este concurso está inquinado desde o inicio, quando não deixaram abrir vagas para os quadros. Aqui pelo Porto temos escolas onde os professores efetivos, no caso do pré-escolar e 1.º ciclo não chegam a metade do total e nos 2.º e 3.º ciclos não passam dos 60%.

    • jota on 2 de Setembro de 2013 at 20:49
    • Responder

    E quantos horários não ficaram guardados nas gavetas, para tentarem que sejam apanhados pelos amigos????

    • Eunice Maria Godinho on 2 de Setembro de 2013 at 20:50
    • Responder

    Em relação à possibilidade de concorrer a horarios TEIP, no caso dos contratados, há alguma previsão de data? E onde irão aparecer – no SIGHRE nas outras colocações, junto com as AEC?
    Maria

    • Castle on 2 de Setembro de 2013 at 22:12
    • Responder

    Ana Silva:
    Tem toda a razão. Tb já referi isso. Não é assim que aaproveitam os recursos humanos existentes e evitam horários zero.
    🙁

    • maria on 2 de Setembro de 2013 at 23:20
    • Responder

    nas teips vão colocar prmeiro aqueles que têm andado a acumular tempo de serviço e a subir a valorizaçao;depois dos amigos e dos sortudos ultrapassarem novamente alguns da lista,haverá lugar ás ofertas de escola.
    agora é só justiça..
    comer e calar.

    • Paulo Reis on 2 de Setembro de 2013 at 23:30
    • Responder

    Arlindo, por favor pára com o “não me acredito”. Eu “acredito-me” que seja brincadeira tua, mas nos últimos dias já vais no terceiro se não me engano. A piada está a ficar estafada.
    Continuação de bom trabalho em nome de todos nós.

    • Eu on 2 de Setembro de 2013 at 23:39
    • Responder

    Arlindo? Renovações zero ? Então e as renovações nas TEIP? Porque será que está tudo calado? Os sindicatos nem se pronunciam sobre isso… Que estranho… Ou não será assim tão estranho? Já não sei de mais nada.

    • Eu on 2 de Setembro de 2013 at 23:41
    • Responder

    Parece que é uma assunto tabu…

    • Patrícia on 3 de Setembro de 2013 at 15:19
    • Responder

    Informações dos concursos de 2-9-2013 http://pt.scribd.com/doc/164949333/AbrirDoINFORMACOES-CONCURSO-2-9-2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog