Divulgação – Manifestação a Favor das AEC

 

Manifestação a favor das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), contra as propostas do governo

Quinta-feira, 16 de Maio de 2013

19h00

Praça General Humberto Delgado (junto à Câmara Municipal do Porto)

“AEC a 5 tempos, vidas a 200 euros”

 

Os profissionais das AEC vão manifestar-se de forma pacífica na próxima quinta-feira, junto à Câmara Municipal do Porto, em defesa das atividades que desenvolvem, no seguimento da proposta do governo de alteração ao funcionamento das Atividades de Enriquecimento Curricular.

 

A principal modificação sugerida pelo executivo governamental e aprovada pela CONFAP (Confederação das Associações de Pais) prende-se com a atribuição de apenas cinco tempos semanais às atividades extracurriculares, por oposição aos 25 tempos por semana (no máximo) atuais.

 

O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, apresentou a proposta à CONFAP, que a aprovou. Os organizadores da manifestação, todos eles com ligação ao ensino destas atividades, consideram urgente uma tomada de posição face àquilo que classificam como uma séria ameaça à pedagogia e ao desenvolvimento social e humano das crianças que frequentam o Ensino Básico.

 

As Atividades de Enriquecimento Curricular providenciam o ensino de disciplinas que vão do Inglês à Atividade Física, passando pela Música, pela Informática e pela Cidadania, à totalidade dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Esse apoio é promovido desde 2007 pelos municípios e nalguns casos por outras entidades. As AEC dão trabalho a mais de 5.000 professores.

 

Com esta proposta, apesar da aparente garantia de continuidade do projeto, as reduções de horários colocam em risco o trabalho desenvolvido e consequentemente o sucesso dos pequenos cidadãos, num atentado à boa pedagogia.

 

Por outro lado, deve ser tido em conta que muitos dos professores envolvidos nas AEC fazem-no a tempo inteiro. Os cinco tempos semanais correspondem a aproximadamente 200 euros mensais. Em muitos casos, falamos de pais e mães de família que terão de sobreviver com esse valor.

 

Para além de professores, alunos e famílias, é do interesse das autarquias que as AEC se mantenham de forma eficiente e sustentada.

 

A manifestação da próxima quinta-feira é completamente apartidária, pacífica e aberta a todos aqueles que, tal como os organizadores, se preocupam com o futuro de aproximadamente meio milhão de crianças. Como gesto simbólico, pede-se a todos que compareçam vestidos de branco.

 

Para mais informações pede-se o favor de entrar em contacto com os responsáveis pela iniciativa, através do endereço de correio eletrónico todospelasaec@gmail.com ou através do facebook: https://www.facebook.com/aec.portugal

 

Agradece-se a divulgação da iniciativa, em prol de um Ensino de qualidade.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/05/divulgacao-manifestacao-a-favor-das-aec/

14 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Carlos on 14 de Maio de 2013 at 15:48
    • Responder

    Eu concordo que a haver cortes na educação deva-se começar pelas AEC´s
    Isto é ridiculo, cortar-se no ensino normal e deixar actividades extra curriculares
    O ideal era não haver cortes em nenhuma àrea da educação, mas a haver tera que se começar por ai… E já agora aproveitem e coloquem a selecção de Professores das AEC´s baseando-se na listagem nacional, porque é inadmissivel que sejam uns beneficiados em deterimento de outros, já para não falar que essas mesmas aulas contam tempo de serviço, e consequentemente aumentam a graduação

    • Patraeus on 14 de Maio de 2013 at 16:43
    • Responder

    “Eu concordo que a haver cortes na educação deva-se começar pelas AEC´s
    Isto é ridiculo, cortar-se no ensino normal e deixar actividades extra curriculares”

    • Ana Martins on 14 de Maio de 2013 at 18:02
    • Responder

    O caso das AEC’s é mais complicado do que parece. No caso da Atividade Física, da Música ou da Expressão Plástica ainda é mais complicado, pois estas áreas fazem parte do currículo obrigatório do 1º ciclo tendo “obrigatoriamente” que ser lecionadas e avaliadas, e aí deixa de fazer sentido existirem estas atividades como extra-curricular e facultativas. No caso do inglês ou da informática já me parece mais lógico, pois não existem no currículo dos alunos, e aí poderiam aparecer como algo optativo extra curricular.

      • Elisabete Aguiar on 14 de Maio de 2013 at 22:33
      • Responder

      Ana Martins, estás enganada, pois as únicas atividades de enriquecimento curricular cuja oferta é de caráter obrigatório é o Inglês e o Apoio ao Estudo, assegurada, esta última, na sua grande maioria, pelos professores titulares.

    • Miguel Lourenço on 15 de Maio de 2013 at 1:56
    • Responder

    É a ignorância de tanta gente em relação ao que se faz nas aec que as levou a este rumo. Dá pena ver o que a ignorância faz. Mas é essa mesma ignorância que vai roubar o lugar às aec. Palmas para os professores de primeira que dos outros não guardam nem respeito nem conhecimento de causa. Parabéns.


  1. eu até concordo que se siga a lista de candidatos, mas acham que os professores da lista vão aceitar ganhar 400 ou 500 euros? Nunca quiseram até agora (aiás parece que agora vão ser 200 euros)


  2. Todos aqueles que falam da AECs sem conhecimento de causa deviam calar a bocarra, pois até agora como alguém bem disse, o papel desses Srs Profs das AECs era um papel considerado menor por alguns. Pode ser que agora vejam e sinta na pele o que, de facto, é esse trabalho e o desempenhem tão bem como muitos mas a ganhar o que eles ganham. É uma tristeza, alguns só olham para o seu umbigo. Uns podem ser dispensados e que ganham umas migalhitas, em favor daqueles que até agora tiveram uma vida ao sol


    1. Só gostaria que me explicasse como é possível haver professores de ed física que nem o são a dar AECs falo com conhecimento de causa, colegas que fizeram a especialização em reabilitação motora e não em ensino, passarão à frente de mim e muitos outros – Veja CMviseu.
      O funcionamento das AECs devia ser como nos Açores, onde os docentes são colocados pela lista graduada e depois a escola indica quais os que vão lecionar AECs. Assim seria muito mais transparente do que apenas ter conhecimentos aqui ou além para alcançar um lugar que dá muito jeito. A dita cuja CUNHA não deveria funcionar… mas estamos em Portugal…


      1. Denúncia para cima!!!!eu fiz em relação a um caso aqui perto e simplesmente saltou fora!!!


  3. A continuação das AECs a cargo dos municipios ou outras entidades que não o Ministério é que é um absurdo… conheço inumeras pessoas sem qualquer formação pedagógica a dar AECs isto sim é muito grave pois são os favorecimentos cedidos (as cunhas) que colocam pessoas que nunca lidaram com crianças…


    1. denúncia para cima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! esse pessoal está a tirar o lugar a dezenas de pessoas com a formação adequada

    • Maria on 15 de Maio de 2013 at 16:34
    • Responder

    Porque? O Patraeus precisa de comer e os outros não?! Então veja se consegue governar-se com 7€ e picos à hora e andar de uma escola para a outra. Que eu saiba os carros não andam a água!!!! E normalmente são contratos que vão de fins de setembro a junho mais nadinha!!!

    • Fernando on 17 de Maio de 2013 at 1:10
    • Responder

    Só fala de forma depreciativa deste projecto que, pura e simplesmente, é ignorante em relação ao que se vive aqui.

    Logo em termos de nomenclatura surge o maior travão: são Actividades e não Disciplinas, pelo que ninguém as vai levar a sério, nem pais, nem alunos, nem professores.

    1) Os pais vêem estas actividades como passatempo, ou como forma de manter os miúdos entretidos até chegarem à escola e “levantá-los” (como se a escola fosse um depósito);

    2) Uma boa parte dos alunos, influenciados pelos seus pais, vêem-nas de igual forma, uma actividade onde não é absolutamente necessário seguir as regras básicas de uma sala de aulas;

    3) As entidades (sejam Câmaras, sejam outras) muito pouca ajuda fornecem. Gostaria de ver os excelsos professores que falam sem conhecimento de causa a ter de pagar do próprio bolso TODO o material (material básico para uso da escola, como marcadores de quadro ou giz, formações “sugeridas” pelas entidades, fotocópias, e mais…). Além disso, os valores irrisórios já falados acima. Entre 5 a 10€ por hora… Mais, precisar, como eu, de leccionar em 4 escolas, localizadas em dois concelhos diferentes para ter um horário de 16 horas e (sobre)viver com esse rendimento! Qual dos críticos se sujeita a isto?;

    4) O MEC, como passa a responsabilidade para outras entidades, deveria fazer o currículo AEC a nível nacional, o que permitia uma uniformização dos programas das diferentes disciplinas e fazia com que os alunos fossem mais bem preparados para o 2º ciclo. E a propósito do 2º ciclo…

    5) Os professores do 2º ciclo não querem ter nada haver com estas actividades, e falo por experiência própria! A opinião é mais ou menos generalizada. “Isso das AEC não servem para nada!” ouvi eu em formações, vindas da boca de muitos professores de 5º e 6º anos! Obrigado por fazerem do meu trabalho lixo… Se nos levassem a sério haveria reuniões de articulação vertical! Nos 5 anos que trabalhei em AECs tive 1(!) reunião com os professores do 2º ciclo das diferentes disciplinas e a pedido nosso!

    É esta a nossa vida! Foi por isso que fui à manifestação e é por melhores condições que lutamos. Mesmo que, no futuro, seja colocado no meu lugar alguém que critica ou criticou este projecto, luto para que, pelo menos, não tenham de passar pelo que passo eu hoje! É esse o meu desejo.

    Um abraço e bom trabalho a todos os colegas!

    • Anabela on 17 de Maio de 2013 at 11:28
    • Responder

    Vergonha! professores contra professores?!!! Se há casos em que o concurso das AEC não funciona bem deve-se a não serem as autarquias mas empresas exteriores a contratar, mas creio que em muitas autarquias há concursos justos em que os critério são mais justos até que o concurso nacional, senão vejamos, no concurso nacional interessa apenas o tempo de serviço, ou seja bons professores são só os que leccionam há muito tempo ou que tiveram oportunidade de leccionar há muito tempo.Mas em muitos concursos AEC além do tempo de serviço , há outros critérios: as formações feitas, a avaliação, entre outras coisas.Ou seja é dada importância também ao interesse do professor em melhorar sua performance e também ao trabalho desenvolvido por este. Quanto a cortes porque não cortar nos professores que não fazem nenhum, que se queixam quando têm de fazer uma mísera formação por ano, que não têm aulas assistidas a menos que as peçam. Eu só este ano já fiz mais de 6 formações, pagas do meu bolso e fiz porque quero sempre melhorar , e já tive duas aulas assistidas este ano também e não tenho nenhum problema em mostrar o meu trabalho.Quantos professores com horário zero ou não podem dizer o mesmo???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: