Um Agradecimento Na Despedida

… ao Luís Sottomaior Braga, Diretor do Agrupamento de Escolas de Darque, ao Fernando Oliveira, Diretor do meu agrupamento, e à Anabela Silva, amiga e Diretora do Agrupamento de Escolas Júlio Saúl Dias, pelo serviço que têm prestado como dirigentes escolares e que por força de necessidades megalómanas de se juntarem injustificadamente paletes de alunos num mesmo agrupamento acabaram por ser cartas fora do baralho dos decisores políticos.

A escola pública perderá sem eles.

 

 

Como alguns que estão a receber esta comunicação sabem, cesso em breve, ao fim de 6 anos, funções como director de agrupamento de Escolas de Darque, por opção e no fim do mandato, tendo, desde sempre dito, que não aceitaria integrar a CAP do agrupamento agregado que inclui Darque, anúncio que fiz atempadamente (há mais de um ano) para evitar que esse “assunto” contaminasse outros mais importantes.

Decidi assim por razões pessoais, de disponibilidade e pela opção de não aceitar ser nomeado para cargos que já desempenhei por eleição. Aliás, tendo desempenhado vários cargos dirigentes e de gestão em várias instituições e no Estado, só num, as funções não resultaram de eleição.
E quem me nomeou tinha uma categoria de carácter, conhecimento e valor ético que fez aceitar a subordinação a essa discricionariedade e que encontro pouco.

Mas, afastado da discussão de como vai ser o novo agrupamento agregado, mantenho o que em 6 anos defendi no que agora desaparece e continuo a não aceitar em silêncio comportamentos indignos e a desconsideração da população que servi estes 6 anos.

Hoje, no final do processo que faz com que nas listas oficiais do Ministério da Educação deixe de constar o Agrupamento de Escolas de Darque escrevi o texto anexo que divulgo como carta aberta e explica o problema e o rumo que parece ter levado.

Fica para memória futura e para que cada qual assuma perante a população a sua parte de responsabilidades, sendo que da minha parte assumo responder a todos os que queiram debater este assunto na sua vertente concreta e geral (o problema da concepção das agregações).

Peço desculpa aos que não queiram receber esta comunicação e tenham sido incluídos na listagem que elaborei.
Se me reportarem mesmo só podendo desculpar-me tratarei de evitar a repetição de outros envios.

Com os melhores cumprimentos,

Luis Sottomaior Braga

 

Para conhecimento remete-se solicitando divulgação a comunicação hoje remetida aos órgãos autárquicos de Viana do Castelo e Darque (e serviços regionais do ministério da educação) relativa à definição da sede do agrupamento que inclui em agregação as escolas de Darque.

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2013/04/um-agradecimento-na-despedida/

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • josé on 24 de Abril de 2013 at 19:29
    • Responder

    Luís
    Não agradeça! Espere um pouco mais…apenas uns meses!

    • trill on 24 de Abril de 2013 at 19:57
    • Responder

    Sinistra Coreografia
    .
    http://psicanalises.blogspot.pt/2013/04/uma-coreograa-sinistra-santana-castilho.html

    • trill on 24 de Abril de 2013 at 20:01
    • Responder

    lá irão os candidatos a boys e gorls ocupar os postos e servirem de testas de ferro.

    • Vítor Agostinho on 24 de Abril de 2013 at 21:10
    • Responder

    É com pena que tomo conhecimento desta notícia. Nunca trabalhei em Darque, nem conheço o colega Luis. Contudo, sigo atentamente as suas tomadas de posição e chegam-me relatos da sua conduta. Só posso enviar-lhe um abraço e enaltecer a sua ética pessoal e profissional! A pouco e pouco vamos perdendo referências! Aos outros colegas citados no post do Arlindo, os meus cumprimentos!

    • Shue on 24 de Abril de 2013 at 21:22
    • Responder

    Não acredito que o Luís consiga ficar muito tempo a ser “somente” docente. 😉

    • Helena on 24 de Abril de 2013 at 22:10
    • Responder

    Com o devido respeito por todos os nomes referidos,

    Deixo um enorme abraço ao meu amigo Luís Sottomaior Braga, lamentando que o sistema continue a afastar da gestão das escolas os mais capazes, os mais sérios e os mais preparados.
    O texto do Luís, que acabei de ler, espelha bem a grandeza moral e cívica do seu autor, que também eu posso confirmar.
    A educação fica seguramente mais pobre, mesmo reganhando um excelente professor.

    • Dina Maria Soares on 24 de Abril de 2013 at 22:12
    • Responder

    Faço minhas as palavras do Vítor. Começam a faltar as referências e a ética!!!
    Tudo de bom para todos!
    Dina

    • Maria on 25 de Abril de 2013 at 1:20
    • Responder

    Luis Sottomaior Braga
    Não o conehço mas tenho a vaga sensação que é uma grande perda a sua saída. Concordo com as suas ideias e gosto das suas intervenções. Parabéns pela iniciativa, pela coragem. Nós precisamos de gente como o Luís.


  1. Parabéns a esta PESSOA.
    Não o conheço, mas certamente que os seus alunos serão uns sortudos em ter um professor/educador com valores em vias de extinção.
    Muitas felicidades.

    • caloira910 on 25 de Abril de 2013 at 21:42
    • Responder

    É de lamentar toda esta situação e que se vejam pessoas competentes “empurradas” para fora de cargos/funções que desempenhavam com brio, rigor e qualidade.
    É isso que de uma forma geral está a acontecer ao nosso país: está a “empurrar” a sua gente para fora.

    • lopes on 6 de Agosto de 2014 at 11:22
    • Responder

    O tempo tomara conta da verdade! Pena é que quando quiseram souberam se apoiar, era a melhor a amiga a compreensivel a competente, agora que as coisas estão como estão poucos são os que se lembram. è pena que por falta de prencipios as pessoas se vendam por insignificancias, desde colegas “amigos” até organismos publicos, enfim é a verdade…..

    • Carvalho on 14 de Outubro de 2015 at 17:22
    • Responder

    só vi agora, pena é que não vão as escolas agora passado 2 anos e vejam o que lá se passa, autênticos hospícios sem calor humano para os docentes não docentes e alunos e assim vai o ensino em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog