Reunião FNE/IEFP

FNE propôs ao IEFP a criação de bolsa de recrutamento de professores

 

Uma delegação da FNE, liderada pelo secretário-geral, João Dias Silva, reuniu ontem (13.02.2013) com o presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para tratar uma série de questões relativas ao concurso recentemente lançado por este Instituto para preenchimento de necessidades de formadores.

No encontro, a FNE sugeriu que se substitua o mecanismo de concurso agora adotado pela criação de uma bolsa de recrutamento para docentes, semelhante à que o MEC utiliza para necessidades não permanentes do sistema educativo. Um instrumento que permitiria agilizar o processo, uma vez que os concursos promovidos pelo IEFP não coincidem com o ano letivo.

Nesta reunião houve ainda oportunidade para alertar o IEFP para o curto prazo do concurso de professores e ainda para várias dúvidas que se geraram pela utilização da plataforma dos concursos de MEC. A FNE considera positiva a rentabilização de recursos entre o IEFP e o MEC, mas alertou para a necessidade, no futuro, a informação disponível ser mais clara e mais completa.

A garantia do reconhecimento, para todos os efeitos legais, de todo o tempo de serviço prestado no IEFP, a garantia de que para efeitos de progressão na carreira a avaliação do IEFP seja reconhecida pelo MEC e a necessidade de ver reconhecida a atribuição de subsídio de desemprego aos professores contratados ao abrigo do IEFP foram outras das questões levantadas pela FNE.

Fizemos ainda eco das considerações feitas pelos professores em relação às entrevistas, quer quanto ao modo como as mesmas têm decorrido, quer quanto ao peso que as mesmas têm na classificação final da candidatura.

Foi ainda questionado o procedimento a adotar em relação aos professores que são candidatos a mais do que uma vaga, tendo sido considerado útil que em próximas oportunidades os candidatos possam priorizar as suas preferências. De qualquer modo, em relação à situação atual, em que não houve priorização das preferências, vai haver a preocupação de os consultar previamente à colocação.

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2013/02/reuniao-fneiefp/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Sofia on 14 de Fevereiro de 2013 at 17:59
    • Responder

    Em primeiro lugar, gostaria de informar que, a propósito da actual situação dos formadores do IEFP, a Comissão Instaladora da ANFORMA (futura ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FORMADORES) reuniu ontem com a 10ª Comissão de Segurança Social e do Trabalho (Comissão 10ª – CSST XII), brevemente haverá novidades na página Facebook da ANFORMA.

    Em segundo lugar, essa bolsa de recrutamento já existe e há algum tempo. Chama-se NETFORCE e qualquer profissional habilitado para dar formação se poderá inscrever. O problema é não ser devidamente utilizada. De qualquer forma, parece que a avaliação do CV é irrelevante neste caso, o que me parece injusto pois faz toda a diferença! (Mas, claro está, esta é a minha opinião e não pretende ofender ninguém).


  1. Mas e decisões concretas? O que foi exposto parecem intenções ainda vagas…os contratos são para março!

    • macumba on 14 de Fevereiro de 2013 at 20:34
    • Responder

    ahhhh! ja entendi! Sou mesmo muita parva meu deus. Eu a pensar que finalmente alguem tinha tido coragem de confrontar os senhores do IEFP com as irregularidades detetadas no concurso e afinal as preocupações eram com a mecanica do concurso e com o tempo de serviço! Boaaaa reunião muito proveitosa e com excelentes resultados – estou esclarecida!!
    deixem-me adivinhar- Os representantes da FNE eram provenientes da cidade da GUARDA!!!
    enfim…..só mudam as moscas!!

    • JF on 15 de Fevereiro de 2013 at 19:17
    • Responder

    Os sindicatos… em vez de se unirem, cada um puxa a brasa à sua sardinha. De sugestões andamos nós fartos!…Queremos é resoluções claras, objetivas e eficientes! Um abraço

    • azevedo on 16 de Fevereiro de 2013 at 18:42
    • Responder

    A FEN não se preparou para a reunião e depois dá nisto … um grande vazio.

    • berlusconi on 17 de Fevereiro de 2013 at 23:27
    • Responder

    Reclamam mas houve grupos de recrutamento que para uma vaga tiveram de chegar a candidatos número50 porque não apareciam nas entrevistas…. A e tal não há trabalho… Quando há ah e tal e recibos verdes ou sei lá o que…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog