Blogosfera – Arte Por Um Canudo 2

Já tinha conhecimento desta situação, mas por ser caricata a situação transcrevo todo o post do Agostinho Silva.

Irresponsabilidade na BR 26 (DACL)

 

Antes da saída das listas da BR 26 e no grupo 100, Pré-Escolar, a escola é avisada que vai ser colocada uma colega que para espanto de todos, verifica-se que a colega já está aposentada. Foi colocada a situação da respectiva professora/educadora por via telefónica à DGRHE e depois por escrito. Até agora nenhuma resposta. Mesmo assim, saiu a lista BR 26 com a professora incluída.

Pouco depois toca o telefone doutra colega que também está em DACL e é dessa escola onde foi colocada a educadora aposentada. Pergunta o porquê desta situação já que a colega apesar de aposentada tinha o número de ordem de colocação superior ao seu. A escola não sabe e diz-lhe que já expôs o caso mas ainda está à espera da resposta.

A Educadora telefona à DGRHE e também lhe dizem para expor a situação por mail. Por telefone ninguém assume os erros. Não se consegue chegar a quem fez ou programou as colocações. É sempre alguém que não está em linha e para isso dão o mail a quem reclama.

Contatou-se com a escola onde a professora aposentada foi colocada para lhe expor o caso e eles logo disseram que na BR anterior também tinham colocado uma educadora que se ia aposentar e agora com a colocação desta já aposentada significa que os alunos vão continuar a ser prejudicados. Isto é uma situação conhecida pelo próprio que a escreve.

Quantas situações e quantos erros neste processo que ninguém assume. Quantos Professores / Educadores serão prejudicados com situações idênticas que ninguém sabe.

Com a vida dos professores/educadores muita gente brinca ..quando acabará?

 

Nota: Em jeito irónico pode-se afirmar que a oferta de emprego na educação é tanta que são obrigados a chamar os reformados, e esta hein??

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2012/04/blogosfera-arte-por-um-canudo-2/

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Prof110 on 24 de Abril de 2012 at 22:36
    • Responder

    Colegas,

    A mim já nada me admira…
    Estou farta de assistir a injustiças e ilegalidades praticadas pelos diretores de agrupamentos., desde colegas que assumem turmas sem estarem colocadas , a vagas que não são colocadas a concurso Cada agrupamento faz o que lhe apetece e quem se lixa são os professores;
    Não há respeito nenhum pelos professores e o pior é que muitas vezes são os próprios professores a prejudicar os colegas!
    É uma vergonha!

    • Assistente Tecnico on 24 de Abril de 2012 at 22:37
    • Responder

    Esta história é muito interessante para o Marcelo comentar….


  1. Caro colega Prof 110;
    Isto nada tem a ver com o que os Diretores fazem ou deixam de fazer. A responsabilidade é toda do Ministério de Educação ou antes da DGRHE e as escolas envolvidas já tentaram denunciar a situação só que não lhes dão resposta. Por telefone na própria DGRHE não sabem e mandam fazer a exposição por escrito mas a resposta não chega. Os diretores não têm acesso às plataformas do ministério.Só para corrigir.

    • Prof110 on 26 de Abril de 2012 at 18:03
    • Responder

    Colega Agostinho,

    Eu não me refiro a este caso em particular; é claro que nesta situação a responsabilidade é da DGHRE.
    Quanto à sua correção, não faz sentido, pois o colega sabe perfeitamente que são os diretores que, na plataforma, requesitam os professores para um determinado horário e que da mesma forma podem retirar o professor da lista de não colocados, caso subsista componente letiva e também são eles que , quando um professor fica com horário zero, têm que voltar a introduzir os dados desse professor na plataforma. Por isso não diga que os professores não têm acesso à plataforma. Eles têm acesso sim, para fazer aquilo que é da sua competência, ou não sabia?


  2. Caro colega Prof 110;

    Está enganado nalgumas afirmações que faz. É verdade que são os diretores que requsitam o horário na plataforma SIGRHE, mas não tem acesso a quem é colocado. Quando dize cito “requesitam os professores para um determinado horário e que da mesma forma podem retirar o professor da lista de não colocados” . Também não é verdade que os diretores tenham o poder de retirar os colegas da lista dos não colocados, aliás nem têm acesso a ela. Quem tem acesso à lista de colocados e não colocados é o candidato/professor. A escola só tem acesso à lista de colocados.Espero ter esclarecido.

    • Prof110 on 27 de Abril de 2012 at 21:26
    • Responder

    Caro colega,

    Digo retirar o professor do concurso DACl antes da saida da lista de colocações BR1 quando é recuperada componente letiva no agrupamento onde o professor está a aguardar colocação.
    Não diga que não é possivel porque eu própria fui a DACL e fui retirada do concurso por ter sido recuperada componente letiva, ou seja, da lista dos não colocados e é claro que foi o diretor quem o fez.
    Não retiro nada daquilo que disse, pois tenho conhecimento de colegas que assumem uma turma e ao mesmo tempo estão na lista dos não colocados e em vaga que não foi a concurso no inicio do ano. De quem é a responsabilidade? só pode ser do diretor, porquê? porque não pôs a vaga a concurso e se queria entregar a turma àquele professor, podia retirá-lo do concurso em Agosto.
    Eu sei que isto é confuso! Mas o grande responsável por esta ilegalidade foi o diretor.

      • antónia clara on 29 de Abril de 2012 at 23:14
      • Responder

      Caro Colega Prof 110
      Recomenda-se vivamente que leia as instruções que os diretores devem cunprir! Concordemos ou não com elas!


  3. Caro colega;
    Só estamos a esclarecer pontos de situação que pelos vistos fogem à regra. A 1º situação que relata é possivel, visto que foi indicado para DACL mas antes do concurso foi-lhe dito que já havia componente letiva e foi retirado do DACL (escola). Isto é, não chegou a concorrer ou seja, não chegou a entrar em DACL. Continuo a dizer que o Diretor ou a Escola só tem conhecimento da lista dos professores colocados, mas não pode interferir numa lista que lhe é enviada. Quantos aos outros casos que diz que tem conhecimento custa-me a acreditar mas…num país de desenrascanços o chico esperto leva sempre a melhor. Regra geral os diretores são professores e nisto de concursos não têm qualquer poder.


  4. “Contatou-se com a escola onde a professora aposentada foi colocada…”. Não será contactou-se, já que a palavra contacto não perde o c, uma vez que esta letra é pronunciada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog