Conselho de Escolas – Formação Cívica

Depois de os Diretores já terem dado indicações a Nuno Crato da necessidade de se manter a disciplina de Formação Cívica no currículo dos alunos do ensino básico e secundário o Conselho de Escolas vem reforçar essa exigência.
Este Conselho alerta também para a necessidade de o apoio ao estudo ser considerado como componente letiva. Até aqui tudo bem não fossem as 5 horas semanais representarem um acréscimo de cerca de 15% de despesa nas matrizes curriculares apresentadas em 12 de Dezembro.
Gostava de ter acesso a este parecer já que na notícia nada refere em relação às disciplinas artísticas (EVT e ET) prevendo apenas um reforço nas TIC que seriam dadas até ao 8º ano e um reforço na disciplina de Educação Física.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/01/conselho-de-escolas-formacao-civica/

2 comentários

1 ping

    • Cristina Santos on 29 de Janeiro de 2012 at 16:29
    • Responder

    Num mundo altamente tecnológico, os alunos não poderão ter somente acesso às TIC no 5º e 6ºano…

    Deverão saber usar corretamente as tecnologias ao seu dispor (lembro o grande investimento que foi feito no passado ao nível do plano tecnológico por anteriores governos) e conciliar o ensino com as restantes disciplinas. Veja-se o que acontece noutros países.

    Julgo que a Formação Cívica também não deverá acabar, aliás os nossos alunos precisam de muito civismo no seu dia a dia! E maior autoridade para os professores.

    • Sofia Ribeiro on 29 de Janeiro de 2012 at 21:08
    • Responder

    As TIC, para além de ensinarem as novas tecnologias, devem (e ensinam no meu caso) como usá-las de forma segura! Pelo que tenho assistido, é muito importante expôr todas as possibilidades do uso de redes sociais, o que os meninos mais gostam… eles vão usar e vão, mais vale explicar como devem fazer.


  1. […] documento sob alguma reserva pois o que foi noticiado na comunicação social é que este Conselho pedia um reforço da Educação Física e por muito que o leia não encontro qualquer referência neste […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog